Título original: Caught
Autor: Harlan Coben
Ano: 2010 - Número de páginas: 272
Editora: Sextante - Gênero: Suspense|Policial  Skoob

        Cilada, narrado em terceira pessoa conta a história de dois crimes que para muitos podem ter muita ligação como coisa alguma. Haley tem 17 anos, é uma aluna exemplar, pratica esportes, tem uma vida regrada, sonha entrar numa boa faculdade e tem uma família que muitos chamariam de perfeita. Dan é um assistente social sem família, com poucos amigos e de boa índole. Quando Haley desaparece por três meses e nenhuma notícia surge, todos começam a pensar o pior. Por conta do seu trabalho, Dan ajuda os adolescentes problemáticos e precisa, por vezes ir atrás deles para tira-los de encrencas. Dan recebe um telefonema de uma dessas adolescentes e quando vai ao ponto de encontro ele é surpreendido por um programa de televisão que exibe tudo em rede nacional e, apesar de existir muitas provas contra ele, Dan é inocentado do crime de pedofilia. Mas não dura muito tempo até ele ser assassinado.

        Envolvida em toda essa tramoia está Wendy Tynes, repórter do programa de televisão que flagrou o encontro de Dan com a adolescente desconhecida.

        Wendy não deixa sua intuição atrapalhar seu trabalho e razão, então quase nunca a escuta. Mas esses mistérios em torno do desaparecimento e da morte de Dan faz com que Wendy dê uma chance à sua intuição. Ela sabe que tem algo de muito errado entre tudo isso, e que existe uma ligação. Wendy sente que Dan não tem culpa, e que o assassino dele pode ter haver com o desaparecimento de Haley, mas como provar quando tudo diz o contrário?

        Então é aí que entra seu lado detetive e repórter para desvendar esses mistérios que cercam aquela cidade que um dia foi pacata e feliz.

        Já que muitos diziam super bem sobre os livros de Harlan Coben, resolvi me aventurar nessa primeira leitura e não foi nada decepcionante. Quando você pensa que a pessoa culpada é aquele, Harlan nos faz ir para outro lado, nos deixa com dúvidas e, pior ainda, te deixa tão confuso que você já nem sabe mais quem é quem. E no final, o culpado é aquela pessoa que você nunca imaginaria. Claro que há todo um contexto para mostrar que aquela pessoa é a culpada e tudo mais, só que aparece tudo de uma vez no final que é pra gente não desconfiar dela nem no começo e nem no meio do livro.

        Como primeiro contato com a escrita de Coben, não tive dificuldade em acompanhar, entender, e a leitura fluiu muito bem. Existiam umas palavrinhas desconhecidas para mim, mas nada que um dicionário não resolva.

        E como uma boa protagonista corajosa e fugaz para descobrir os mistérios dos casos, Wendy conseguiu ser uma boa detetive para quem nem tem experiência. Cheia de sarcasmo e ironia, não pude não deixar de me identificar com ela e torcer para desvendar tudo porque, eu, mais do que ninguém, estava totalmente curiosa pra saber porque Dan foi assassinato e Harley desapareceu.

        Tenho mais outros livros de Harlan Coben e espero ler outro dele logo logo, e bem que alguma história dele poderia virar filme, né?!

Citações
"Passamos séculos e séculos jogando fora o trigo e aproveitando o joio. Por isso eu digo: somos produto do lixo, todos nós - o excremento que restou depois de séculos de degradação genética." pág 9

"- Ouvi dizer que você foi enrabada hoje naquele tribunal - disse Vic.
- É por isso que gosto de trabalhar aqui - disse Wendy, - Por causa de todo o suporte que sempre recebo" pág 31

"Tem gente que acha que os gênios compreendem o mundo de um jeito que nós não somos capazes, que eles veem as coisas exatamente como são... e que a realidade é tão horrível que eles acaba perdendo o juízo. É saber a verdade que os enlouquece." pág 181



12 Comentários

  1. Eu ainda não li nada dele.. eu separei esse livro pra ler em janeiro mas até agora nada.. tenho vários amigos que gostam e dizem ser ótimos os livros.. mas eu sempre acabo passando outro na frente.. eu já sou péssima em descobrir quem é o culpado ou culpada.. nunca consigo acertar.. imagina com o autor dificultando.. aii vai ser pior ainda..

    ResponderExcluir
  2. Bem que todas as histórias dele poderiam virar filme! Sou fã do autor e fiquei um bom tempo sem ler nada dele. Este eu não li. Separei alguns dele e este está no bolo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive muita curiosidade em ler um livro de suspense, com toda uma trama policial, mas confesso que meu amor por chick lits sempre falou mais alto e essa curiosidade ia sempre ficando de lado, mas depois dessa resenha ela voltou novamente, já ouvi muitas coisas boas sobre o Harlan, creio que ele mereça ser o primeiro.

    ResponderExcluir
  4. Amo estes livros de suspense, recheados de mistérios e segredos, me prende do começo ao fim. E esta obra do Harlan Coben não aparenta ser diferente. Mais um para a minha lista de leitura de 2015!!! s2 s2 s2

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ananda!
    Eu também estava nesse grupo de pessoas que sempre ouvia falar muito bem de Harlan Coben, mas que nunca tinha lido nada. Comprei dois livros dele em uma promoção e li Confie Em Mim. E, Meu Deus! Eu sou apaixonada por romance policial, sou fã de carteirinha (muito mesmo!) de Tess Gerritsen e estava precisando viciar um novo autor, kkk. Adorei a escrita dele e o jeito como ele faz tudo se encaixar... Eu fiquei no final: "como ele conseguiu pensar nisso tudo?! Alguém me explica??". Por isso Cilada já vai para a minha lista. Tenho certeza que ele conseguiu pensar em um enredo bem complexo pra explicar tudo isso e estou morta de curiosidade.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ananda!
    Esse foi o único livro do Harlan que li, gostei bastante da história, mas não é meu gênero literário preferido e acabei não lendo mais livros do autor... Eu não lembro muito bem do final, mas sei que não consegui descobrir o que tinha acontecido, só ficava imaginando coisas completamente diferentes kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Apenas li um livro do autor que foi Jogada Mortal. Confesso que não gostei muito. Mas já ouvi várias pessoas dizerem que esse livro Cilada é muito bom e que eu deveria começar por ele. Mas...nem criei coragem de ler. Talvez se algum de seus livros virasse filme como vc mesma disse ai sim eu ia assistir os filmes e me animar em ler os livros :) mas gostei bastante da sua resenha.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  8. Nanda nunca li nenhum livro do autor, mas sempre ouvi falarem muito bem, inclusive minhas primas que nem são leitoras assíduas me recomendam ele. Mas não sei, não sou muito fã de Romance Policial e acaba deixando passar. Porém já deu livros do autor de presente para o meu e ele parece ter gostado, bom depois da ler sua resenha acho que deveria dar uma chance, mas sinceramente, não vai ser tão cedo kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Oi Ananda.
    Eu também só li um livro do autor até hoje e adorei! Ele sabe como prender a gente né? É cara chato, não da uma pista concreta até o final kkk Fiquei bem curiosa pra saber sobre o assassinato e desaparecimento nesse livro aí, sinto que eu iria gostar bastante.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Ananda!
    Essa capa me dá muito medo, sério hahahaah.
    Acho que por isso adio tanto a leitura desse livro rs.
    Adoro o autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Esse gênero suspense/investigação confesso que gosto mais nos filmes. Mas pela resenha a estória te prende e vc fica querendo saber os porquês do desaparecimento, do assassinato e as ligações...
    Sem falar nessas citações... ADOREI!!!
    Eu nem li nada do Harlan, mas já gostei!

    Um abração

    ResponderExcluir
  12. A premissa desse livro é muito boa. Além disso, como adoro o gênero voltado para o suspense, acredito que a obra iria me ganhar fácil.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!