Autora: Tammy Luciano
Ano: 2013 - Número de páginas: 320
Editora: Novo Conceito - Gênero: Romance  Skoob

O livro é narrado em primeira pessoa por Piera, uma garota de 19 anos, abandonada desde bebê pela mãe e criada pelo pai, começou a namorar cedo André, com 13 anos, com quem teve uma relação por 6 anos, e terminou pelo simples fato dele não querer mais manter esse relacionamento. Apesar dessa vida um pouco desastrosa (o que ela acredita e acha que por isso todos podem ter pena), Piera é uma garota bonita, estudiosa, batalha pelo que quer e caridosa que sempre pensa no bem dos outros mas esquece de si.
Muita coisa muda quando André termina com ela, primeiro Piera descobre que era traída com uma amiguinha de infância e depois de um tempo ele casaria com outra mulher, cujo casamento Piera fez questão de assistir, mesmo escondida. Sua mãe retorna (riquíssima) ao Rio de Janeiro e tenta contato com ela. Só que não é tão simples assim, primeiro que ela a abandonou quando era uma bebezinha, segundo que ela nunca tentou contato antes e terceiro porque ela se encontra agora numa clínica psiquiátrica, ou para repousar. Apesar das mágoas que possam existir dentro de Piera, ela aceita encontrar sua mãe, mesmo que isso a desestruture ainda mais após o término do namoro e noivado de longos 6 anos.

Chegando lá, Piera além de ter o primeiro contato com a mãe fria, distante, que só pensa em dinheiro e um pouco desestruturada mentalmente, ela conhece Marcelo, um jovem e charmoso doutor responsável pela clínica. Ele logo desperta a atenção de Piera, e isso é recíproco, surgindo, assim, um novo sentimento. Marcelo será o responsável pelas mudanças do coração em Piera, a menos que ela permita ser feliz.
Mas para Piera, vidrada no drama, melancolia pessoal e a dificuldade de se fazer feliz, será uma tarefa difícil. Ela quer perdoar a mãe mas não consegue, precisa esquecer de vez por todas André mas também não consegue, e tentar ser feliz com Marcelo, um cara carinhoso, atencioso e que a completa, mas, adivinhem só!, ela não consegue!
Claro que te amo! não tem lá um enredo original, não consegue (assim como a protagonista) escapar dos milhões de clichês de filmes românticos da sessão da tarde, é cheio de drama de novela mexicana e faz da personagem principail uma das garotas mais chatinha, indecisa, medrosa e dramalhona que já tive a oportunidade de ler.
Com diálogos, por vezes, forçados e exagerados, Claro que te amo! não conseguiu ser um livro de leitura fluída, foi arrastada, repetitiva, com alguns personagens caricatos demais, informações desnecessárias e conversa fiada.
O livro poderia perfeitamente ser um pouco mais enxuto e menos teatral, se houvesse cortes em alguns trechos que realmente não acrescentou em nada minha leitura. Gostaria de passar algumas páginas porque a personagem começava a falar e falar e falar a mesma coisa que tinha dito dois ou três capítulos atrás, e se não fosse isso era a comparação incessante entre o ex noivo cafajeste e o perfeito doutor cavalheiro que nada tinha a ver um com o outro, mas por ser um pouco imatura, não conseguia evitar as comparações entre os dois caras de sua vida amorosa.
Mas o livro não foi só decepção, houveram momentos de muito amorzinho, como as cenas dos casamentos (tirando certos diálogos) diferentes e originais, tipo o casamento à fantasia; e os encontros e locais onde Piera e Marcelo passeavam. As cartas da mãe para Piera foram meio confusas, em alguns trechos precisei ler de novo para entender o que ela queria dizer à filha, sempre com borboletas livres e renascentes no meio.

Enfim, é um livro onde, se você quiser ler, não crie expectativas. Tente imaginar ele como um roteiro de teatro, filme ou televisão pronto pra ser produzido. É até legal, mas não foi uma das minhas melhores leituras. Achei digno de uma novela mexicana, e olha que eu assistiria. 


12 Comentários

  1. Pelo que tu dissestes, parece mesmo plot de novela mexicana.
    Não sei tu mas eu me incomodei com esse ponto de exclamação no fim do título... Durante a resenha, eu sempre achava que tu estavas gritando o nome do livro hahhahaha

    Luiza Helena
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Também tive a oportunidade de ler esse livro e faço das suas palavras as minhas. Achei o livro forçado e os personagens chatos.

    Acho que vou ler Garota Replay da mesma autora pra ver se é mais legal que esse, porque ele mesmo não me ganhou.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ananda, nunca tive a oportunidade de ler nenhum livro da Tammy e com sua resenha a vontade passou ainda mais.
    Mas acho que um dia dou uma chance pra leitura.

    E li o nome do livro gritando por causa dessa exclamação kkk

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  4. A cada dia tem mais e mais livros com esse bando de clichê, tem uns que se saem bem mas tem outros que nem tanto.
    Vou esperar resenha tua do outro livro dela pra ver se é a escrita dela ou se foi especificamente esse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Pelo que lemos nesta resenha, dá para perceber que o livro é surpreendentemente incrível. Que conta aquelas histórias bobinhas e melosas que fazem o nosso coração esquentar! Estou louca para ler. Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Ah! Quem não ama romances? Eu adoro *__* Essa história parece ser boa, mas confesso que to com medo de me decepcionar,como por exemplo, não ter um final feliz, já basta o Nicholas para criar maior climão e drama nos romances ne? Mas estou ansiosa para ler !!!

    ResponderExcluir
  7. Ananda, nunca tive a oportunidade de ler nenhum livro da Tammy, mas depois que li sua resenha a vontade que tinha acabou passando o livro parece ser bastante forçado...
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito legal a resenha!! Não conheço a autora, mas estou curiosa a respeito do livro!! Quanto a idade do inicio do primeiro namoro da protagonista não acho nada demais não, afinal hoje em dia as meninas estão "crescendo" cada vez mais rapido!!

    ResponderExcluir
  9. Já li um outro livro da Tammy e gostei, por isso fiquei surpresa em saber que os diálogos foram um tanto forçados e o livro não é tão bom quanto imaginava.
    Se é para entretenimento, vale a pena, porque descontrai.
    E lá vem o final de semana...que seja carregadinho de muita tranqüilidade!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Um livro um tanto confuso, cheio de dramas, bem parece mesmo um dramalhão de novela mexicana. Talvez não comprasse, mas leria se tivesse oportunidade apenas para descontrair. Acho que pularia páginas, uma vez que não tenho muita paciência com repetições e mais repetições no desenrolar do livro.

    ResponderExcluir
  11. Estava querendo muito ler esse livro, mais com sua resenha, fiquei com a pulga atrás da orelha, mais que darei uma chance, vai que gosto? hehe

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é to tipo em que se nao tem mais algum na estante para ler: o leia. Concordo com voce ha momentos em que a narrativa fica arrastada e cansa a mente por de mais!

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!