Título original: City of Ashes
Série Os Instrumentos Mortais - livro 2
Autora: Cassandra Clare
Ano: 2012 - Número de páginas: 406
Editora: Galera Record - 
Gênero: Fantasia|Ficção|Suspense|Romance Skoob

Atenção, essa resenha contém spoiler do primeiro livro 

Cidade das cinzas é o segundo livro da série Instrumentos Mortais da Cassandra Clare, nesse volume a leitura já me prendeu desde o começo, ao contrário do primeiro, Cidade dos Ossos. A narrativa em terceira pessoa nos faz saber o que se passa com os personagens de maneira bem clara. E óbvio, que adorei entrar, mais uma vez, no mundo imaginário de Cassandra.

Nesse volume Jace entra em um dilema sobre seu pai: se ele é do bem ou do mal. Todos começam a desconfiar do garoto, pensam que ele é espião do seu pai, o temido Valentim, enquanto isso seu pai tenta convencê-lo que tudo o que ele faz é por um bem maior. Não esquecendo que Valentin também é pai de Clary.

Enquanto Clary tem que salvar sua mãe, ela também tem que lidar com os recentes acontecimentos, jovens estão morrendo e talvez Valentim esteja envolvido. O segundo dos instrumentos mortais, a Espada da Alma, é roubada, e as suspeitas acabam sobre Jace. Será que ele é culpado, Rááá...não vou dizer.
As coisas estão mais dramáticas nesse livro, a relação de Jace e Clary está cada vez mais difícil, os personagens estão evoluindo e ficando mais complexos, Valentim está se provando cada vez mais perverso, mas ainda não é um vilão que merece ser tão temido quanto o primeiro livro nos faz acreditar.

De novo Cassandra maltrata nosso pobre coração, são muitas reviravoltas e muita ação, aumentando nossa curiosidade a cada página. Gostei de como o Simon evoluiu, ele não é mais só o amigo de Clary, e que a maioria sempre achou irritante (mas eu sempre gostei dele), nesse volume ele realmente começa a fazer parte da história, ele se encaixa no enredo.

Nem sei dizer o quanto AMEI o destaque que Magnos Bane ganhou nesse volume, na resenha do primeiro livro eu deixo bem claro que sou apaixonada pelo personagem, e estava louca para que ele ganhasse mais espaço na narrativa, e esse é um dos motivos pelo qual eu gostei do livro.

Certo, teve horas que achei a leitura cansativa e me dava vontade de parar, mas eu não sei o que Cassandra faz, pois mesmo quando a leitura começa a ficar chata, ela consegue te manter interessado o suficiente para continuar.

Apesar de tudo não achei esse melhor que o primeiro, mas é tão bom quanto. Eu recomendo a leitura, até agora a série não me decepcionou, se você não leu o primeiro, leia, pois garanto que o segundo atende as expectativas. 

Citações:
“Mas esse é o problema. - Clary disse, Quando você ama alguém, você não tem uma escolha. O amor tira suas escolhas.”

"Crescer acontece quando você olha para trás e percebe que há coisas que gostaria de poder mudar"



17 Comentários

  1. Esse livro realmente parece ser bom, eu não li o primeiro livro, assisti o filme, então estou ciente de alguns acontecimentos.
    Claro que querendo muito ler o livro.
    Vou confessar que fiquei super chateada quando soube que Jace é irmão da Clary, queria os dois juntos.
    E Valentim é do mal, na minha humilde opinião hahaha
    Gostei da resenha, apesar de não saber muitos detalhes do primeiro livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que Cidade das Cinzas superou Cidade dos Ossos. Nos dois eu fiquei bem atenta na leitura, mas no segundo da série eu praticamente não me desgrudava do livro! Sério que você achou esse cansativo? Pra mim o primeiro foi bem mais cansativos que os outros da série...
    Estou mais ansiosa pelos dois últimos livros que eu não li ainda *u*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou com os 3 primeiros livros dessa série aqui, só não li por falta de tempo. Então, não li a sua resenha para não pegar nenhum spoiler, mas li as considerações finais e espero gostar o mesmo tanto que você.

    ResponderExcluir
  4. Essa capa sou apaixonada nela,então essa série eu tenho uma relação de amor e ódio apesar de não gostar da atitude de certos personagens e concordar com você sobre o fato da cassandra conseguir manter você presa no livro eu realmente as penso em desistir porque parece que é muita enrolação para uma úncia série

    ResponderExcluir
  5. Me encantei por essa série desde que foi lançada, mas infelizmente não tive oportunidade de ler nenhum livro.
    Acho o enredo interessante, as dúvidas e mistérios familiares e a escrita do autor que cativa.
    Gostei da sua análise, mesmo com spoillers do livro 1.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Eu tipo assim amoooo com tudo o que eu puder a serie a minha deusa a Cassandra Clare
    Sou tipo super mega hiper fã dela, amo a escrita dela... Tenho vários personagens favoritos é ate difícil de escolher.... Jace <3 Clary Simon <3 Izzy <3 Alec <3 Magnus <3
    Ja li todos os livros lançados da serie... é super louca pelo lançamento que sera em junho o ultimo volume Cidade do Fogo Celestial :O promete...
    Ja li tbm As peças Infernais, o Codex e as Cronicas de Bane...
    E como vc gosta bastante do Magnus leia as Cronicas de Bane são ótimas :D
    #amo_cassie

    ResponderExcluir
  7. Eu só babo por esses livros! rs
    Ainda não tive a chance de ler, mas pelo que acompanho das resenhas, parece ser uma série incrível mesmo.
    Cheia de ação e reviravoltas e com personagens que conquistam o coração e evoluem durante a trama.
    Espero ter a chance de ler um dia.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Só posso dizer uma coisa: Leia logo o terceiro! Você vai amar! Até hoje nenhum livro da série foi mais perfeito para mim que este (aguardando o lançamento de CoHF pra confirma, haha).
    Se você amou o destaque do Simon e do Magnus nesse livro, vai adorar ainda mais no próximo e no quinto, que é quando eles ganham ponto de vista exclusivos para eles!
    E a tia Cassie tem mesmo o dom de maltratar nossos pobres corações. Tenho até medo do que ela está aprontando para o desfecho da trama.

    ResponderExcluir
  9. Mesmo vc falando bem do livro e tals, não consigo me interessar pela a série
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amo essa série! Acho Cidade das Cinzas o melhor, apesar dos golpes baixos de Cassandra Clare. Por mim, poderiam ser de 1000 pags que estaria super feliz... então pega logo Cidade das Cinzas!!!

    ResponderExcluir
  11. Essa série apesar de não fazer meu estilo está na minha lista, já ouvi falarem tão bem, e fazem tanta propaganda favorável a ela que acabei não resistindo e colocando na minha meta de leitura.
    Espero de verdade não me arrepender.
    Ainda não li nenhum dos livros, mas assim que o fizer digo se gostei ou não.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Pra começar, as capas de livros dessa série são linda né?
    Eu até hoje só li Cidade dos ossos e gostei demais, a Cassandra tem uma capacidade enorme de prender a atenção com a leitura e fazer com que a gente só queira mais e mais.
    Adoro o Jace e a Clary, e que bom que nesse livro magnos tem um destaque.
    Quero muito continuar a série. Ótima resenha.

    Bjok

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu adorei a resenha, li o primeiro livro e estou ansiosa para ler Cidade das cinzas e pelo visto as coisas ficam pra lá de boas na continuação não é mesmo? Fico feliz que o Simon tenha ganhado destaque, pois eu achei ele legal, e que isso mais de Magnus Bane, isso é maravilhoso, pois eu achei ele demais.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu morro de vontade de conhecer essa série, mas ao mesmo tempo não tenho vontade, loucura né? kkkk Não li a sua resenha completa, pois não quero ver nenhum spoiler, afinal ainda nem li os livros, espero um dia, acho que a série boa, pelo o que você falou no finzinho, ambos os livros são ótimos *-*

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por colocar o aviso de spoilers!!! Ainda não li o primeiro livro, assim como não assisti ao filme! Infelizmente não conferi sua resenha, me perdoe. Mas voltarei assim que tiver a oportunidade de ler o primeiro!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li nada da série =(
    Muito triste isso... pois é uma das que eu mais quero ler, e parece ser tãooo bom.
    Mas enfim, espero ter a oportunidade de ler em breve. Gostei da resenha =)

    ResponderExcluir
  17. Amei a trilogia da Cassandra. Não quero ler o restante que veio. U.u (sim, sou revoltada)..
    Espero que goste do 3° livro, ele foi excelente!

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!