Você já deve ter visto pelo menos algum filme nacional que tenha sido adaptação de um livro também nacional, né? Bom, pode ter assistido e nem sabia que era adaptação... Tipo eu, quando assistia Divã na época que passava na TV e o filme.

Por motivo de curiosidade, olha só 9 livros que viraram filmes. Muitos fizeram bastante sucesso e outros nem sabia que existia. 

1 - O doce veneno do escorpião, de Bruna Surfistinha: O filme protagonizado por Deborah Secco que encarna a garota de programa, foi filmado em 2010.
Bruna Surfistinha é a principal personalidade da internet brasileira hoje em dia. Seu blog é visitado diariamente por quase 15 mil internautas que se deliciam com os relatos picantes dos programas que ela faz com homens, mulheres e casais em seu flat. Todos os programas (que podem chegar a seis num dia) são descritos e Bruna ainda criou uma cotação para o desempenho do cliente. Bruna conta também em detalhes as festas que participou em clubes de swing. Sem medo de mostrar a cara, a garota de programa foi entrevistada em emissoras de rádio, programas de TV e revistas de circulação nacional. Só que muitas histórias ficaram guardadas e só são reveladas agora em "O Doce Veneno do Escorpião". Você vai conhecer detalhes reveladores da menina de classe média alta que trocou os finais de semana com a família no Guarujá para se prostituir aos 17 anos. Por fim, Bruna também dá pequenas lições para uma mulher de como conquistar o homem - e jamais perdê-lo para uma garota de programa.


2 - O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira: Xuxa filma este grande clássico da literatura infanto-juvenil, que revela ao leitor o que realmente acontece depois do "felizes para sempre" dos contos da fada.
Um pouco mais velha, e esperando o sétimo filho, Branca de Neve, agora Branca Encantado, convocou suas amigas para que descobrissem o paradeiro de Feiurinha, que havia desaparecido com seu príncipe, seu castelo e seu reino sem deixar pistas. Logo, a reunião estava completa. Chegaram Chapeuzinho Vermelho, Cinderela Encantado, Bela Adormecida Encantado, Rapunzel Encantado e Rosa Encantado Della Moura Torta. Juntas, começaram a discutir possibilidades e a pesquisar nos livros. Mas nem sinal da história de Feiurinha. Foram procurar um autor, que também não conseguiu nenhuma pista, e já estavam todos desanimados, quando Jerusa, a empregada, contou a história que ninguém encontrava. Agora, Feiurinha existiria para todos, com sua história escrita pelo autor.


3 - Divã, de Martha Medeiros: O livro de estréia da autora em ficção ganhou uma versão para o cinema, com atuação de Lilia Cabral;
"Divã" conta a história de Mercedes - uma mulher com mais de 40, casada, filhos - que resolve fazer análise. O que começa como uma simples brincadeira acaba por se transformar num ato de libertação; poético, divertido, devastador. Movida pela angústia existencial , que se não é coisa triste tampouco é libertadora, a busca da protagonista de Marta é universal e atemporal: quer descobrir , entre todas aquelas que ela é , quem é a chefe, quem manda dentro dela. Marinheira de primeira viagem em terapia a personagem encara o consultório como se fosse uma espécie de alfândega que vai dar o visto para ela passar para o lado mais oculto de sua personalidade. Na verdade, o mundo inventado por sua protagonista é abertamente inspirado na realidade que ela captura em suas deliciosas crônicas. Mercedes é uma mulher que se parece um pouco com todas nós. Divertida, pragmática, inteligente e - sim, por que não? - superfeminina. É do tipo corajosa, daquelas que não têm medo de nada. Capaz de administrar bem a casa, os filhos, o marido e até mesmo seus ataques de vaidade. Ela nos parece muito segura de si, daquelas que possuem controle sobre tudo. Será? Ao decidir pela análise, nossa protagonista descobre que controle é uma palavra bastante frágil - ´não tenho medo de perder o senso. Eu tenho medo é desta vigilância interior, tenho medo do que impede de falhar´. Ao se deitar naquele divã, Mercedes se dá conta de suas armadilhas cotidianas. Ao entrar neste jogo catártico, Mercedes nos confidencia que a liberdade é atraente quando nos parece uma promessa, mas pode nos enlouquecer quando se cumpre.


4 - A morte e a morte de Quincas Berro d'Água, de Jorge Amado: Considerado uma das mais importante obras da literatura nacional, a obra ganhou a versão cinematográfica. Nomes como Vladmir Brichta, Marieta Severo e Paulo José estão no elenco.
Numa prosa inebriante, que tangencia o fantástico sem perder o olhar aguçado para as particularidades da sociedade baiana, Jorge Amado narra a história das várias mortes de Joaquim Soares, vulgo Quincas Berro D'água, cidadão exemplar que a certa altura da vida decide abandonar a família e a reputação ilibada para juntar-se à malandragem da cidade.


5 - Elite da Tropa, de André Batista e Rodrigo Pimentel: O livro deu nascimento ao filme brasileiro mais visto, mais comentado e mais pirateado de todos os tempos, Tropa de Elite.
Na primeira parte do livro, concentram-se relatos impressionantes sobre o cotidiano dos policiais de elite. Na segunda, um dos nossos personagens seguirá numa trama envolvendo autoridades de segurança, traficantes, políticos e policiais - uma rede que tece alianças improváveis entre os vários atores deste cenário. Depois de cavalgar 100 quilômetros, sem arreio e sem descanso, mortos de fome e sede, eles têm licença para um descanso brevíssimo até que alguém anuncie que a comida está servida - sobre a lona, onde o grupo exaurido vai se debruçar para comer tudo o que conseguir, com as mãos, em dois minutos. Esta é apenas uma das etapas de treinamento da tropa de elite da polícia. Eles obedecem a regras estritas, as leis da guerrilha urbana. Na dúvida, mate. Não corra, não morra. Máquinas de guerra, eles foram treinados para ser a melhor tropa urbana do mundo, um grupo pequeno e fechado de homens atuando com força máxima e devastadora.


6 - O quinze, de Rachel de Queiróz: Outro grande clássico da literatura nacional, ganhou sua versão para as telonas em 2007, com atores como Juan Alba, e Karina Barum. Jurandir de Oliveira interpretou Chico Bento.
O Quinze foi o primeiro e mais popular romance da escritora. A história se dá em dois planos: um enfocando o vaqueiro Chico Bento e sua família; o outro, a relação afetiva entre Vicente, rude proprietário e criador de gado, e Conceição, sua prima culta e professora.


7 - O quatrilho, de José Clemente Pozenato: O livro foi um dos grandes sucessos do cinema brasileiro, sendo indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro de 1995;
Em 1910, em uma comunidaderural no Rio Grande do Su, dois casais muito amigo se unem sob o teto de uma mesma casa. O tempo faz com que a esposa de um amrido se interesse pelo marido da outra.Ambos decidem fugir e recomeçar nova vida, deixando para trás seus parceiros.


8 - O xangô de Baker Street, de Jô Soares: A sátira da visita ao Brasil de Sherlock Holmes foi filmada em 2010 numa produção Luso-brasileira, tendo Joaquim Almeida na pele do mais famoso detetive da literatura mundial;
Um violino Stradivarius desaparecido, algumas orelhas cortadas e seus respectivos cadáveres trazem o famoso Sherlock Holmes ao Brasil, por recomendação de sua não menos famosa amiga Sarah Bernhardt. Porém aquilo que parecia um pequeno e discreto caso imperial transforma-se numa saga cheia de perigos, tais como feijoadas, vatapás, mulatas, intelectuais de botequim, pais-de-santo e cannabis sativa. Sem falar, é claro, dos crimes do primeiro serial killer da história, que executa seu sinistro plano nota a nota, com notável afinação e precisão de corte. O britânico e intrépido detetive e seu fiel e desconfiadíssimo esculápio vivem então no Rio de Janeiro a aventura de Sherlock Holmes que Conan Doyle se excusou de contar - por motivos que ficarão bastante óbvios -, mas que para felicidade do leitor brasileiro Jô Soares resgata neste romance implacável e impagável.


9 - Bellini e a Esfinge, de Tony Bellotto: Foi o próprio escritor e músico dos Titãs que roteirizou a obra homônima que foi para os cinemas, em 2001;
Quando o Dr. Rafidjian , um renomado médico, vai até a agência de detetives de Dora Lobo, ele deseja saber o paradeiro da garota de programa Ana Cíntia Lopes. A incumbência logo vai parar nas mãos de Remo Bellini e de Beatriz, sua nova assistente. Só que o assassinato brutal do cliente muda o rumo das investigações, levando a dupla de investigadores a situações de risco e muita adrenalina. Buscando solucionar o crime, eles irão percorrer o submundo da noite de São Paulo, onde encontrarão Fátima , uma misteriosa prostituta que se envolve com Bellini.



* Essa postagem faz parte do #MêsEspecialLivrosNacionais 
(saiba mais clicando na hashtag)


3 Comentários

  1. Faltou Meu pé de Laranja Lima hehe, nem sabia que tropa de elite era um livro mas é bom pra caramba né rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Zaroia safada colocando Bruna Surfistinha na lista, ashaushuahsuas
    Cada filme antigo que só de pensar zzzzzzzz
    A maioria eu admito não saber nem que eram livros *e nem tinha ideia de que eram filmes, hahaha* O único que me interessou da lista foi Divã, gostei bastante do filme da série na Tv, então acho que o livro deve ter o mesmo nível de qualidade. *Sonhos de um leitor*

    ResponderExcluir
  3. Divã e Tropa de Elite eu vi o filme, mas não sabia que tinham livros. Já O doce veneno do escorpião e O Fantástico Mistério de Feiurinha eu sabia que tinha o livro também e os demais eu não sabia que existiam.

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!