Título: Garotas de Vidro - A verdade nem sempre é o que enxergamos
Título Original: Wintergirls
Autora: Laurie Halse Anderson 
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012

Lia é uma jovem de 18 anos que sofre de anorexia. Ela já foi internada duas vezes, mas estava se recuperando, até que recebe a notícia de que sua (ex) melhor amiga, Cassie, foi encontrada morta num quarto de motel. Como se não bastasse, há também o fato de que Cassie tinha ligado 33 vezes para Lia pedindo por ajuda e ela não havia atendido às ligações. A notícia da morte da amiga (que sofria de bulimia) mexe ainda mais com o psicológico já perturbado de Lia, fazendo-a ter alucinações e voltar a adotar métodos autodestrutivos para lidar com a dor. Ela se pergunta o que Cassie passou naquele quarto antes de falecer, e encontra Elijah, um funcionário do motel que pode ter as respostas...

Lia é uma personagem difícil de descrever. É como se houvessem duas garotas dentro dela: A que quer ser cada vez mais magra e a que quer ter uma vida normal e saudável. Ela tem uma visão distorcida de si própria e é totalmente paranoica em relação à comida, está pensando em seu peso - ou melhor, como perder peso – praticamente o tempo todo. Mal consigo definir como é angustiante e chocante acompanhar Lia com seus pensamentos perturbados e a definição do que ela sente: fome, frio, solidão... Eu sentia uma vontade imensa de entrar no livro e ajudá-la.

Os pais de Lia são divorciados e ela mora com o pai, a madrasta e a meia-irmã Emma. O relacionamento dos pais entre si e o de Lia com sua mãe não é muito agradável, e isso também contribui para intensificar a doença.

Senti falta dum romance na trama, mas acho que a autora não quis envolver uma história de amor no livro pois isso poderia tirar um pouco o foco do que ela realmente quis transmitir ao leitor: o quanto os distúrbios alimentares são perigosos e devem ser levados a sério.

A escrita da autora é impecável, e é perceptível o conhecimento que ela tomou sobre a doença antes de escrever o livro. Por isso, é totalmente crível imaginar que existam várias garotas pensando exatamente como Lia no mundo, e isso nos deixa ainda mais inquietos durante a leitura, pois temos consciência de que problema apresentado é real, e não apenas uma história fictícia!

A capa é belíssima, e tem tudo a ver com o enredo. A fonte usada é muito boa e os capítulos parecem números de uma balança, bem criativo.

Sendo assim, eu recomendo muitíssimo o livro. Mas deixo avisado que é sim uma história bem impactante e desperta em nós vários pensamentos, que ficam martelando em nossa mente muito tempo depois de terminarmos a leitura.


Nome: Ketelin Natieli Wochner
Blog : Vanille Vie
Twitter: @ketelinnw


Saiba como participar AQUI



*essa postagem NÃO vale para o TCL de Maio



3 Comentários

  1. Sabe que eu gosto de livros sem romance, fiquei bastante curiosa com esse livro, parece ser bom, gostei da capa e do título também.

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro. Já li em outras resenhas que a história é bem impactante, retratando as pessoas que sofrem com distúrbios alimentares, então fiquei bastante curiosa para saber mais sobre o tema.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre gostei da capa desse livro mas, nunca li a sinopse nem nada sobre o mesmo, não fazia ideia do que poderia ser essa história. Imaginava que fosse alguma fantasia, pois a capa me lembra muito a do filme ''A Dama na Água'' (amo!).
    Achei bem interessante o fato de que a personagem e sua (ex) melhor amiga possuem infelizes doenças como a anorexia e bulimia. Acho que nunca vi (que eu me lembre) um livro abordando esses assuntos em suas histórias.
    Nossa! Deve ter sido uma leitura bem sufocante. Ver a personagem ali, sem matando aos poucos, sabendo que não está bem mas, parecendo que não tem o controle de si própria deve dar muita aflição, como você citou, angustiante (agora entendi o título do livro, ótima escolha!). Mesmo sem ter lido, acredito que a autora não quis engatar um romance à personagem por causa do destaque desse sofrimento da Lia.
    Gostei muito da resenha e fiquei bem interessada em ler.

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!