Oi pessoal! Vamos de mais um Filme X Livro? O da vez é o As Vantagens de Ser Invisível. Um filme e livro que realmente gostei e muita gente também. Mas vamos ver o que achei fazendo uma comparação do livro com o filme.



  • Livro
O livro As Vantagens de ser Invisível, escrito por Stephen Chbosky, resenhado aqui no blog, conta a história de Charlie que escreve cartas ao leitor contando o que acontece na sua vida a partir dos 15 anos e sobre suas descobertas na adolescência como drogas, sexo, amizade, amor e músicas.

  • Filme
O filme dirigido pelo escritor Stephen Chobosky, não ganha alteração no título e segue o mesmo roteiro do livro. Os personagens principais são interpretados por Logan Lerman como Charlie, Emma Watson como Sam e Ezra Miller como Patrick. Cada um com sua interpretação memorável. Mas o que mais gostei e marcou, foi a interpretação de Ezra, no papel de Patrick, um homossexual bem despachado, de bem com a vida e que apresenta o seu mundo à Charlie. Além da cena onde o personagem participa da famosa comédia musical de 1975, The Rocky Horror Picture Show, onde interpreta um cientista louco, travesti e transexual chamado Dr. Frank-N-Furter. Essa cena é comédia na certa!

Não posso esquecer de citar a fofurice que é o Logan. A gente se emociona e fica querendo cuidar dele, assim como fez a Sam. Por falar nela, Sam foi parte fundamental para Charlie adentrar num mundo novo, se apaixonar e conhecer novas pessoas. Emma Watson fez uma boa interpretação e foi bom vê-la em outro papel que não fosse da Hermione. Não que eu não a tenha visto em outros filmes, mas ela sempre será conhecida e vista assim.

  • Livro versus Filme
O filme, infelizmente não passou tudo o que passou no livro. O que é bem comum em adaptações. Mas, se existe filmes com 2 horas e nem sempre são bons, AVdsI em um pouco mais de uma hora e meia é triste.
O conteúdo que tinha, o aprofundamento dos personagens e da história de cada um, deveriam ter sido mais exposto no filme. Com certeza agradaria mais.

E outra coisa é que, tanto no filme quanto no livro tem uma coisa de deixar subentendido. Como se a gente precisasse mesmo assistir e prestar atenção, senão deixava escapar um detalhe e perdia a quase explicação de alguns fatos. Digo quase explicação porque não era uma coisa totalmente explícita ou contada de forma direta. Mas nem por isso é confuso ou complexo.

Então, recomendo os dois. O livro você fica sabendo um pouco mais dos personagens. E o filme, mesmo se você não ler o livro, vai conseguir entender bem. Além de ter uma ótima trilha sonora com bandas dos anos 90 e anos anteriores.

Ps: Recomendo assistir The Rocky Horror Picture Show e ouvir algumas músicas citadas no filme.

 
 
 
 






12 Comentários

  1. Juro que é a primeira vez que vejo a capa original de ''As Vantagens de Ser Invisível'' e estou pasma, é linda! Eu quero!
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro mas, já vi o filme e amei. Apoio a leitura antes do filme mas, esse (é sério) vi o filme antes de saber da existência do livro.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o filme e me apaixonei pela história. Estou doida para ler o original.
    Quando vi pela primeira vez pensei que fosse só uma história com adolescentes, mas é bem mais profundo, aborda temas bem mais complexos e até polêmicos de uma forma realista (e até dura, as vezes). Eu gostei dos personagens, todos muito diferentes, mas com suas peculiaridades que os tornaram encantadores.
    Mal posso esperar para saber mais, porque realmente em tão pouco tempo de filme, muitos detalhes (ou nem tão detalhes assim) devem ter sido cortados.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Realmente, no livro tem aquele detalhe no final que sinceramente eu tinha ficado na dúvida, pensei que teria que ler de novo pra ver se era o que eu estava pensando. No filme é quase que explícito, só que as lembranças de quando ele era pequeno no livro são bem explicadas, e no filme são umas coisas soltas (minha mãe assistiu comigo e adorou, mas essas partes que ela não entendeu mt bem e tive que explicar)
    As atuações e a trilha sonora realmente foram um show à parte!! E foi bom tb pra conhecer as músicas que eram citadas no livro e entender melhor o que era o tal The Rocky Horror Picture Show!

    ResponderExcluir
  4. O filme já tem um ponto comigo por ter a Emma (eterna Hermione!!!!). Não li o livro, nem vi o filme mas espero fazer ambos em breve. É realmente difícil o filme transmitir o mesmo q o livro, o livro.tem mais detalhes o q passa mais emoção ao leitor.

    ResponderExcluir
  5. Bom, acho que nenhum filme barra livro, até pq o filme é baseado no próprio livro. Existem filmes que permanecem bem fiéis a história, mas é bem raro. Ficarei na espera do filme na sky e no dinheiro ou empréstimo pro livro hehe

    ResponderExcluir
  6. Achei os dois perfeitinhos. O livro é uma graça, o filme é melhor ainda. Gostei do que fizeram com o filme, não mudou muita coisa. E as dancinhas? kkkkkk, eu rachei de rir com aqueles dois dançando, muito malucos xD
    Pra mim o livro é bom, mas eu acabei gostando foi mais do filme. Legal ver o que imaginei ali num filme né...

    ResponderExcluir
  7. Não li o livro, e acho que nunca lerei, pois não tenho o menor interesse. Mesmo assim, fui inventar de assistir o filme, só para ver o que todos estavam achando de tão magnífico nele. Eu não gostei, quase dormi... hahaha

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Não li o livro e nem vi o filme ainda, está na listinha mas tem outros na frente. Acho que nunca nenhuma adaptação será melhor do que o livro, talvez só pra quem não consegue ler o livro mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li o livro. O filme quando chegou na minha cidade chegou depois de todos os lugares terem parado a exibição kkkkkk. Tem umas cenas no filme que são engraçadas!

    ResponderExcluir
  10. Nossa esse filme é perfeito! Acho que não vou ler o livro, já que assisti o filme antes, perde a graça.

    ResponderExcluir
  11. Eu quero comprar este livro mas só o encontro com a capa referente ao filme. Se puder, gostaria que me ajudasse me mandando as informações da versão original(ano de publicação, nº de páginas, e o nº do ISBN).
    Desde já grata:)

    ResponderExcluir
  12. Eu me apaixonei pelo filme, principalmente por me identificar com os três personagens principais. Não tem como não amar a carinha do Charlie quando ele quer dizer tanto e prefere calar. E como não rir do jeito singular do Patrick se divertir? E a Sam é a menina perdida que toda mulher carrega em sí. São facetas de nós mesmos, pessoas normais com seus medos, sua impotência, suas paixões aflorados porque o filme se passa no momento em que realmente se quer ser infinito que é na adolescência. E nós não somos jovens para sempre, mas cada momento é único e eterno! Gostei da mensagem, da trilha sonora e com certeza esse filme me acompanhará pela vida inteira.

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!