Título original: Daughter of smoke and bone
Autora: Laini Taylor
Ano: 2012 - Número de páginas: 384 
Editora: Intrínseca - Gênero: Romance - Sinopse: Skoob

Compare e Compre

Feita de Fumaça e Osso foi mais um livro que quis ler apenas por achar diferente e linda a capa. Diferente de Belle - que achei e ainda acho a capa linda - esse livro não foi de grande agrado para mim.

Sabe quando você está cheio de expectativas em um livro mesmo quando não sabe quase nada dele e nem a sinopse falando muito sobre? Eu estava assim, cheia de expectativas, curiosa e sobretudo, querendo um romance que me deixasse zonza e apaixonada pelos personagens.
Mas não foi o caso de FdFeO - vou abreviar pra falicitar.

Karou é uma garota de 17 anos, órfã mas criada por uma família diferente. Eles são quimeras - mistura de animais e alguns com partes humanas - e cuidam de Karou desde pequena num "Outro Lugar" onde não vivem pessoas normais e para entrar nesse lugar é preciso de portais mágicos.
Ela vive em Praga, onde estuda numa escola de Arte e faz trabalhos para Brimstone de colher dentes com mercadores ou negociadores pelo mundo.

Ela, mesmo não sabendo de sua origem e nem como chegou ao "Outro Lugar", vive muito bem em Praga e na companhia de sua amiga Zuzana -super divertida, sarcástica e ácida-. O problema começa quando nessas buscas por dentes, acaba "esbarrando" em Akiva, um soldado serafim que tem a missão de marcar todos os portais mágicos para acabar com o mundo dos quimeras e assim vencer a guerra entre serafins e quimeras. Akiva tenta matar Karou, ele poderia ter conseguido, mas algo dentro dele o impediu e foi quase aí que começou a paixão entre eles dois.

O livro é cheio de detalhes, nomes estranhos, outros que não sou acostumada a ler e eu tava rezando pra que não tivesse continuação, porque teve horas que eu boiava e seria difícil lembrar do nome de alguns personagens, ou alguns fatos.

A narrativa em terceira pessoa é super legal, é diferente e interessante. Mas senti falta de algo, o livro não me instigou a continuar, não me prendeu. E nem o amor dos personagens foi capaz de fazer isso.
Além de eu ficar com um certo ciúmes da troca de narrativa da Karou para Madrigal -uma personagem chave na estória. A autora colocou umas 50 páginas pra gente (pelo menos foi o que eu senti) tentar se acostumar com essa Madrigal, ou se apegar a ela. Eu me apeguei, um pouco, mesmo tendo ficado com esse ciúmes que eu disse. Porque, se o livro era pra falar da Karou, não tinha nada que essa Madrigal aparecer no meio! #revoltei

Outra coisa, não sou acostumada com livros que mistura fantasia e o mítico, mas achei bem legal o livro. Devo confessar que tenho uma certa dificuldade em imaginar seres com cabeça de tal bicho, perna de outro bicho, com chifre de não sei o que, mas acho que me saí bem. rs

Além da minha falta de "amor" pelo anjo que faz uma merda giganteeesca no fim do livro, achei o livro um pouco parado. As lutas eram daquelas: bate, conversa, bate, conversa. Mas não posso reclamar da forma como a autora escreveu, cheio de dúvidas, perguntas e todas - ou quase todas - resolvidas como aqueles livros policiais, sabe? Todas as pontas amarradas e a lógica no sentido do nome do livro. 
E com as dúvidas respondidas vem as explicações e a gente entende o porquê dos dentes lá pro final do livro e o porquê do nome. O que faz todo o sentido do mundo. 

Recomendo pra quem gosta disso dessas histórias míticas e fantasiosas, com uma protagonista independente e estilosa que sabe o que quer e como resolver as coisas, e pelo protagonista anjo com seus sarcasmos e beleza - sua descrição é de beleza perfeita, mas talvez seja por isso que ele não tenha me convencido e eu nem tenha caído de amores por ele. Não consigo imaginar uma beleza perfeita. Ou talvez porque a autora não tenha trabalhado mais nas características dos personagens. -

Mesmo eu tendo achado o livro bom - e não maravilhoso como muitas pessoas acharam -, fico com aquela pequena curiosidade de saber como vai ser a continuação da trilogia. E se algum dia tiver filme, vou correr pra assistir, só pra ver como seriam esses quimeras.


Citações:
"Como Kishmish, essas eram criaturas díspares: escorpiões-camundongo, lagartixa-caranguejo, besouros-ratos. Na umidade em torno dos canos de esgoto, havia caracóis com cabeças de sapo-boi, e, no alto, os onipresentes beija-flores com asas de mariposa se lançavam em direção aos lampiões, fazendo-os balançar e provocando o ranger das correntes de cobre." pág 40

"Dentes. Quão inofensivos pareciam em cima da mesa - apenas coisas minúsculas e sujas, roubadas dos mortos. E, se ficassem nesse mundo a que pertenciam, isso era tudo que jamais poderiam ser. Nas maõs de Brimstone, entretanto, se tornavam muito mais do que isso." pág 85

"[...] alguma coisa os ligava, mais forte do que tudo isso, algo com o poder de conduzir seu sangue e respiração como uma sinfonia, de forma que qualquer coisa que ela fizesse para lutar contra isso parecia em desacordo, em desarmonia com seu eu." pág 217





16 Comentários

  1. eu quero ler esse livro mas as vezes tenho medo de nao gostar sabe
    vou ver se leio assim que der.

    ResponderExcluir
  2. Belle é muito bom, eu gosto muito dos livros da autora.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto esse livro, e a capa tinha me chamado muita atenção. Mas eu quero um livro que me prenda, e eu meio que cansei de trilogias, parece que os autores não conseguem escrever um livro sozinho, tem que escrever continuações, e isso acaba não sendo muito bom em alguns casos, porquê ele acaba se perdendo e sem saber mais o que escrever para incrementar a estória. Apesar disso, eu gosto de livros que contam estórias místicas, com personagens diferentes. Esse livro poderia me interessar, mas só conferindo pra ver :)
    Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Também leria por causa da capa linda, já que a sinopse não revela praticamente nada. Lendo a sua resenha deu pra perceber que é um livro bem parado, muito confuso e cheio de coisas pra atrapalhar nossa memória.. haha
    Não tenho mais tanta vontade de lê-lo, ainda mais por ter continuação acho que não vale a pena investir nela...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu também achei o livro bom. Confesso que esperava um pouquinho mais mas me agradou bastante e também estou ansiosa para ler a continuação.

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha!
    Eu tenho o livro, mas ainda não o li porque estou com algumas leituras atrasadas. Mas será um dos próximos livros a ser lido ainda esse ano.
    Gosto bastante de livros de fantasia e espero gostar bastante dele. Não sei porque, mas não gostei taaanto assim da capa, achei um pouco sem graça, para falar a verdade rs

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha, estou curiosa pra ler o livro por conta do romance que ha nele, alem da 'coisa' entre o bem x mal.

    ResponderExcluir
  8. Oie!!
    Esse livro também nunca me atraiu muito, a não ser pela capa rs
    Pode ser que um dia eu leia, mas ainda não é prioridade. E toda vez que vou ler o título do livro, eu leio Feito de Fumaça e Fogo ¬¬ hahah

    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li.
    O mesmo está na fila, comecei a pescar algumas páginas, mas sabe quando a leitura não engrena?
    Pois é, estou nessa fase.
    Vamos ver mais pra frente. hehehe

    ResponderExcluir
  10. Eu esttou numa super expectativa pra ler esse livro mas sempre que eh assim acabo nao gostando do livro. Ai que medo....
    Quem sabe quando passar um pouquinho e for lancado o segundo volume eu pegue esse para ler.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eita, parece ser um livro confuso... Nem a capa nem o enredo me atraíram, apesar de ter achado interessante o lance de "quimeras". E sabendo que será uma trilogia... aff. Isso me dá menos vontade de ler ainda. É, não vai entrar para a minha lista de desejados rs.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  12. Oi Nandita!!! Cruzes jura que não é tão bom assim? Quer dizer eu já imaginava porque tinha muita gente falando bem e quando isso acontece meu sexto sentido diz para correr do livro, mas sei lá, essa capa tinha me instigado tanto que estava muito afim de ler :(. Bom quem sabe mais para frente, mas no momento não entra na minha lista de leitura. E essa coisa toda com vários nomes costuma me confundir. Obrigada pelo esclarecimento kkkk

    ResponderExcluir
  13. Eu quero ler esse livro, até tenho em ebook..Mais não o li ainda.
    Chato que vc achou meio parado...
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  14. parabens pela resenha, o que mais me chama a atenção nesse livro é a capa, ela parece ser tão forte, interessante ... misteriosa e sempre amo leitura que de cara me traz essa sensação !

    ResponderExcluir
  15. Eu ficava morrendo de vontade de comprar esse livro, mas quando comprei não me deu tanta vontade assim de ler. E até agora to empurrando com a barriga. KKKKKKKKKKK!
    Minha situação só piorou agora, quando você disse que ele não é tão maravilhoso como todos falam.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Bom, quero muito ler este livro. Estou louca atrás dele e não vejo a hora de lê-lo.

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!