Oi pessoal, tudo bom??

Faz tempo que não faço um post onde coloco minhas opiniões sobre alguma coisa, né? Daqueles bem grandões, sem muito ctrl c + ctrl v.
Pois é, dá preguiça, falta de tempo, e mais preguiça. Maaaas, consegui postar \o/ aeeeew!

Então gente, li faz um tempinho, o livro Água para Elefantes da Sara Gruen. A nova edição.


Autor: SARA GRUEN
Ano de Lançamento: 2007
Número de Páginas: 336 páginas
Editora: Sextante
Tradutor: Anna Olga de Barros Barreto

Nova Edição
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 272

Sinopse:
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.


Na verdade, eu nem sabia que existia essa original, só sabia que existia essa capa, mas pensei que fosse igual aqueles livros onde são duas capas, mas a mesma quantidade de página e tudo mais, sabe?
Só que a diferença, como vocês podem ver, é que esse livro de 2007, tem mais páginas que essa nova edição. Mas também já está esgotado. :/
Quando o filme (É gente, tem filme Água para elefantes. Ainda vou assistir e depois digo se recomendo ou não pra vocês.) estreou, em 2009, o livro recebeu nova capa, com os protagonistas que fizeram o filme e diminuição de páginas. 
Como ainda não vi o filme, e nem li o livro lançado em 2007, não posso dizer qual prefiro. Mas a capa, prefiro com certeza a da original. 
Primeiro que, quando você vai lendo o livro e a descrição dos personagens você percebe que o Robert Rattinson e a Reese Witherspoon, não têm nada haver com os personagens do livro. Tanto em altura, cor de cabelo, enfim, aspectos físicos. Eu olhava pra imagem e pensava "Mas ela é mais velha que ele!!" 
Antes de ler o livro, fiquei com ele uns 3 dias, sem começar a ler o primeiro capítulo só por falta de tempo. [Eu tinha que ler logo, porque era emprestado]
Então ficava olhando pra capa e tentando imaginar a história com eles. A imagem deles ficou tão gravada na minha mente que quando lia uma descrição física, eu lutava pra esquecer essa imagem e tentar imaginar outra, que fosse mais de acordo com os personagens do livro. Não sei se vocês conseguiram me entender, mas foi complicado. rs

Em suma, gostei muito do livro. Me fez adentrar no mundo do circo, de verdade! 
Personagens, cotidiano de circenses [mesmo sendo personagens], por trás da lona e nos camarins. Perceber que o circo não se tem só alegria, palhaçadas e várias coisas espetaculares. 
Que na época em que o protagonista, o Jacob, narra sua vivência no circo (Acho que 1940 e pouco), a vida de pessoas que viviam no circo não era nada fácil. Acordar cedo pra montar o circo numa cidade, trabalhar duro pra deixar tudo arrumado a tempo. Ter dias de pouca comida e sem salário. Viajar, praticamente, todo dia de cidade em cidade com problemas de saúde. E pior de tudo, é se apaixonar por quem não se deve e correr o risco de morrer a qualquer momento, sendo jogado pelo trem, ou de outras formas.
Coisas de circo, que nenhum espectador saberia, se não fosse pelos detalhes que a autora conseguiu transmitir.

Ressaltando que não faço resenha, porque não sei resenhar. 
Só estou colocando a minha opinião sincera sobre o livro, sem muitos detalhes da história, citações e coisa e tal. 
Isso é apenas uma recomendação . E quando um amigo recomenda o livro, ele não dá muito detalhe pra não estragar a leitura e nem detalhes científicos, se ele não for estudioso da sétima arte!
E geralmente, leio livros que já foram lançados há poucos anos. Porque não tenho parceria com editoras que possam me mandar livros novos e lançamentos. Então, quando acho tempo e amigos caridosos que possam me emprestar um livro bacana e recomendado, eu leio e venho recomendar pra vocês. 

Então é isso, pessoal!!
Vocês já leram esse livro? Tiveram curiosidade de ler?

Comentem, deixem sua opinião. Ela é deveras importante! :)

Beijos...


10 Comentários

  1. O filme eu vi e indicou.
    Muito emocionante *-*

    Hey tem post novo lá, deixa um comment?
    www.luliskd.blogspot.com

    (E se ainda não segue, dá uma seguida *-*)

    ResponderExcluir
  2. Tenho curiosidade de ler sim, aprece interessante!!!!

    ResponderExcluir
  3. Vi o filme e adorei! Mas agora, sabendo que existe o livro - como eu não sabia? - vou procurar e comprar. Sempre é melhor viajar na leitura, o filme não consegue mostrar tudo o que o livro conta, é muito condensado em 2 horinhas... Foi assim com o livro "Comer, Rezar, Amar", bem melhor - muito melhor - que o filme. Sem falar que um livro nos proporciona dias de prazer... De qualquer forma, bom conferir os dois: livro (primeiro) e filme (depois).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Manu!
      Tem vários filmes que eu não sabia que era filme. E olha que são MUITOS!
      Já me falaram isso de que é melhor ler e depois assistir.
      Disse tudo, Manu!! :)

      Beijoos!

      Excluir
  4. Ai amiga, sua opinião parece uma resenha sim! Alias, é muito melhor assim como você fez... sinceridade é tudo! rs A gente consegue captar a emoção e os sentimentos! kkk

    Anyway, quero ler o livro antes de ver o filme... porque minha experiencia com filmes adaptados dos livros sempre mostra que o livro é 1.000 vezes melhor! rs Foi assim por exemplo com a saga Harry Potter, com Marley e Eu (chorei muito mais lendo o livro do que no filme!), etc

    Beijos
    Blog Make Up Secret Box

    Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Own, obrigada Vanessa!! :D

      Aham, eu agora estou tentando fazer isso, ler e depois assistir o filme. Nem sempre é possível. Mas eu tento. haha

      Ainda não li Marley e Eu, mas já assisti o filme. Não vai ter tanta graça :/

      beijoos!

      Excluir
  5. Esses dias fui na Nobel e fiquei em duvida entre 4 livros, esse era um deles!Acabei comprando "Para Sempre",que tamb vai sair o filme!Achei bem melhor uma "reseha",tambem faço assim e as leitoras respondem melhor..
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que já ouvi falar desse livro.
      Romântico, né?

      Que bom, obrigada pela dica, Adriana! :)

      Beijos.

      Excluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!