Oi oi gente! Vim falar hoje de um livro bem legal que já li faz uns anos. O livro é Robinson Crusoé, romance de Daniel Delfoe, da Editora Martin Claret. É uma auto-biografia do personagem que intitula o livro. Ele foi publicado, originalmente em 1719, mas 2007 que ele ganha versão em português 

-> Minha opinião:

Quem não gosta de livros um tanto naturalistas e realistas, pode achar a leitura um pouco cansativa. Já que ele detalha muito bem detalhado, mesmo, a sobrevivência de Robinson Crusoé, numa ilha que depois veio a ser as ilhas do Caribe. Bom, o que eu achei do livro...? Eu gostei, mesmo não sendo uma leitura um tanto juvenil, contém palavras complicadas, mas não rabuscadas e alguns termos de marinheiros, como traquete, vagalhões, cevadeira enfunada... É claro que o significado vem logo no rodapé da página. Mas tirando essas palavrinhas, o livro é excelente para quem quer aumentar o vocabulário e viver uma aventura com um completo desconhecido, que acaba virando seu grande amigo.

Resumindo... Gostei!



Resumo:  O romance narra à história de um jovem de espírito aventureiro, com um ousado ideal : assumindo a responsabilidade do que pudesse suceder de bom ou mal com ele. Robinsom Crusoe saiu da casa de seu pai aos 19 anos. Foi comerciante, escravo e plantador de fumo no Brasil antes de naufragar em uma ilha aparentemente deserta. Passou a viver de maneira rude com apenas alguns utensílios que conseguiu resgatar do Navio encalhado próximo a ilha. Começa sua luta para sobreviver. Constrói um abrigo, móveis e aprende a viver sem conforto. Após construir um barco para tentar sair da ilha e não conseguir nem tirá-lo do lugar percebe que sozinho será muito difícil fazer algo por si mesmo. Com curiosidade faz uma expedição pela ilha, encontra um pomar e cabras que mais tarde adquire habilidade para domesticá-las. Descobri que a terra é fertil e passa a plantar. Aprende a preparar pães, bolos e a fazer vasílias de argila para guardar alimentos. Depois de 23 anos na ilha Crusoe encontra Sexta-feira (assim chamado em razão do dia da semana que foi salvo). E pensa que agora ficaria mais fácil construir outro barco e arrastá-lo. Mas logo é surpreendido por selvagens que desembarcam na ilha trazendo Cristiano (homem branco- náufrago salvo pela tribo de Sexta-feira) e o pai de Sexta-feira. Crusoe e Sexta-feira os salvam da morte em uma batalha contra os selvagens. Alguns dias depois é a vez de Militares Ingleses desembarcarem com uns prisioneiros. Trata-se de um Capitão e dois auxiliares que ali estão por não obedecerem à ordem dos Militares e traficantes para traficar escravos com o navio. Crusoe e Sexta-feira os salvam e garantem abrigo e alimento até o resgate do comando do navio pelo capitão. Crusoe, O capitão e sexta-feira deixam na ilha cinco bandidos por acreditarem na recuperação deles e não desejarem ser os responsáveis pela morte dos mesmos. Depois de 30 anos na ilha Crusoe volta a civilização com um papagaio, um diário e o amigo Sexta-feira e uma experiência que muda a vida de um homem. Durante a leitura percebe-se a preocupação de Crusoe em falar das coisas simples e dos valores.


E aí, gostaram da dica de leitura dessa semana? Qual livro estão lendo? 

Se curtiu, segue o blog ali do lado e comenta aqui em baixo. :)
Beijinhos!



4 Comentários

  1. Adorei a dica! Este é um livro para ler de novo e de novo. Parece que depois de um tempo, quando lemos de novo percebemos mais detalhes. =)

    Beijokas,
    http://loiradecorderosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ja vi!! é muito bom meesmo.. quando era menor, a prof de portugues contava muito essa historia,até levei pra casa,que sdd!!
    bjokas
    www.chatofbeauty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bem que eu queria estarr lendo, mas férias, crianças em casa , fica complicado!!!Mas quero ler em breve!
    bjus
    http://meumundorosamel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. @Luciana, concordo com vocês! Parece que a gente descobre várias coisas novas e aprende mais quando se lê várias vezes.

    @Chat of Beauty, rs. Sua professora que sabe das coisas. Ensinar isso para os alunos, ajuda muito na educação.

    @Hannalu, leia, vale a pena! :)

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!