Autor: Pedro Gabriel 
Ano: 2013 - Número de páginas: 192
Editora: Intrínseca - Gênero: Poesia Skoob

O livro reúne os guardanapos que, ao longo dos anos, o autor escrevia em bares. Uma mistura de poesia, dor, superação e pitadas de amor.
Segundo a sinopse o livro contaria sobre a história de um "Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante." (sinopse do Skoob)

E, acreditem, fiquei até a última página esperando ver algo assim. Mas são apenas poesias (algumas clichês e outras tocantes) reunidas em ordem para mostrar as fases da descoberta de uma paixão ~eu acho, né~

As poesias um pouco difíceis de ler, algumas até indecifráveis (obrigada pelo sumário no final) mas visualmente muito bonitas. Escritas de um jeito desenhado com nankin, "Eu Me Chamo Antônio" me chamou atenção pela edição, o fundo de cada página e a divulgação no Facebook.
Não sou chegada à poesia, mas resolvi dar uma chance ao livro e até que gostei. Muitas das frases tocam e até é possível se identificar. Seja no momento da coragem ou da superação. O que não me agradou foi a falta de uma história contada que a gente pensa ter no livro.

Para quem gosta de belas edições misturadas com poesias, até pra tirar uma ou outra pra colocar na foto ou no status, "Eu Me Chamo Antônio" é uma boa pedida.

Citações


26 Comentários

  1. Este livro está a um bom tempo na minha lista de leituras, não tinha lido nenhuma resenha, mas tinha adorado o livro pelas frases que eu encontrava, pretendo comprar e ler em breve, pois as poesias parecem ser ótimas.

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse livro e gosto muito dele. Adoro poesias! Realmente quando você lê a sinopse você imagina uma história contada, e isso desagradou algumas pessoas, mas o livro não deixa a desejar.
    Achei muito criativo as páginas se parecerem com guardanapos, além dos desenhos e a forma que autor escreve as poesias, é tudo realmente lindo!
    Super recomendável para quem aprecia poesia e para quem procura experimentar um pouco da literatura brasileira contemporânea.


    ResponderExcluir
  3. Também pensei que seria uma história contada, e não um livro de poesias. Por ele ser tão lindo fiquei com vontade de ler, mesmo não sendo chegada a poesia.
    Bjo <3

    ResponderExcluir
  4. Oiie!
    To com muita vontade de ler esse livro, mas por ser apenas de pequenas frases acabo deixando pra depois e lendo primeiro os que são de narrações de histórias.
    Enfim, vi as fotos de frases que você colocou e achei tudo lindo demais! Nem imaginava que era de poesia haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ananda!
    Nossa! Agora tô chocada acredita?
    É que fazia uma visão totalmente diferente desse livro, já que foi tão aclamado no ano passado.
    Não que não goste de poesias, ao contrário gosto até demais e até me arrisco a escrevê-las vez por outra, mas achei que o livro era outra coisa... sei lá.
    Esteticamente realmente é lindo!
    “Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.”(Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. Ja vi varias resenhas elogiando a beleza e delicadeza imposta nos tantos guardanapos desse livro! achei muito legal a ideia do autor de fazer essa narrativa diferente, mas n sei se é o tipo q eu leria.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é bom pra ser apreciado, e servir de inspiração para momentos melhores, meio que uma fuga rápida de alguma realidade ruim da vida. Meus delírios a parte haahahah, gosto bastante da proposta do autor!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar desse livro, mas não sabia que era somente de poesias! Achei legal a ideia do autor de escrever em guardanapos e também gosto de poesia, mas não sei se compraria porque prefiro livros de narrativa!
    beijinhos :*

    unhas-charmosas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gente, esse livro é mtoooo bom! Olha que eu não sou de ler poesias, mas essa série eu gosto demais. Para começar pelo jeito que o livro foi concebido ne?! O livro junta os poemas, textos que o Pedro escrevia em guardanapos de bares!!! Com certeza é um mix de poesia, dor, superação e pitadas de amor..vale a pena conhecer!
    As escritas são mto criativas e chama a atenção, eu gostei mto! Acho que gostei mais da arte do que da própria poesia, hehe!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro tem estado na minha lista de desejados já tem um tempo.. mas acabo nunca comprando.. assim como você fiquei curiosa por conhecer ele nas redes sociais.. parece ser muito bonito... um trabalho muito bem feito..

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito chegada a poesias, li poucos livros assim e hoje não existe nenhum na minha lista. Achei realmente muito bonito, quem sabe no futuro..

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ananda.
    Eu tenho algumas amigas que são apaixonadas por esse livro, mas não acho essas coisas todas. Talvez seja porque não gosto de poesia, muito menos de livros de poesia, de um livro sem uma história, ou simplesmente por não ser muito romântica, rs. Quando uma amiga estava lendo, ela veio me mostrar algumas páginas e eu fiquei: o_o mana, como você entende isso?! kkk Esse não está na minha lista, definitivamente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu também achava que esse livro também tinha história, mas uma vez vi ele na livraria e já desisti de comprar ele. Também não sou muito fã de poesias, então esse é um livro que eu passo...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ananda!
    Livros de poesia não fazem meu estilo de leitura, ainda mais sabendo que esse livro não possue uma história pra contar... Mas achei bonita essa edição. Amei as citações, principalmente a primeira.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    O livro é lindo, gosto muito de poesias, e o trabalho que ele faz nos guardanapos é maravilhoso, eu ainda não peguei o livro para ler, mas tenho vontade, mas como você eu gostaria que tivesse uma historia ali no meio, acho que ia dar um toque a mais no livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Me lembro de ter visto algumas citações no facebook desse livro,mas não tinha lido nenhuma resenha, não conhecia muito.
    Não sou acostumada a ler livro de poesia e acho que por isso não me interessei muito.
    No entanto, algumas poesias que foram mostradas são bem legais e bonitas.

    ResponderExcluir
  17. Realmente esse livro é lindo. O Antônio é um pouquinho de cada um de nós: se apaixonando, se desiludindo, correndo atrás dos sonhos.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo9/7/15 16:30

    A muito tempo este livro me chama a atenção, pois adoro ler poesias e há muito tempo não realizo a leitura de nenhum, ainda mais este, que possue ilustrações lindas, adorei conferir a resenha e ele já esta na minha lista de desejados, pois sempre acho válida qualquer tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  19. Já vi váaaarias frases desse moço pelo facebook e realmente há uma certa identificação, principalmente pelo fato de ser clichê eu acho, cola bem, mas não me interesso muito pelo livro mais, é uma coisa que não acrescentaria muito na minha bagagem.

    ResponderExcluir
  20. Oi! Gosto de livros de poesias ou poemas, mas não esperava que esse fosse um deles. Achei interessante, principalmente as folhas das páginas e as letras, confesso que muitas não entendi, achei confusas, mas eu leria, já vi tantas frases desse livro soltas por aí que já parece que estive com o livro nas mãos.

    ResponderExcluir
  21. Eu ganhei esse livro de aniversário, mas confesso que não gostei muito não. Ele é realmente lindo, e também dei uma chance pra ele mesmo não gostando muito de poesia, e tem algumas bem bonitas mesmo... Mas não é uma livro que eu compraria, só tenho ele porque ganhei mesmo =P
    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Eu acho que foi feito um auê muito grande em torno desse cara...Acho legal mas não pra tanto, sabe? eu não vou comprar o livro e nem pretendo ler, sinceramente.

    https://twitter.com/FerfaMendonca/status/625480590402449408

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho só o segundo, porque ganhei hahaha tão lindo ♥
    Amo as poesias do Pedro, ou Antônio, vai saber haha

    ResponderExcluir
  24. Eu AMEEEI esse livro!!
    Coisa mais linda, mais fofa e maravilhosa!!!!
    PRECISO do segundo livro!
    bjooos
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oiee
    Eu não sou super fã de poesia e também só me interessei por esse livro por causa de sua edição maravilhosa,quero comprá-lo só por conter essas páginas muito bem ilustradas.Mas é bom saber que também posso esperar um conteúdo um tanto satisfatório dele.
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Livro de poesias é algo que não chama minha atenção. Sempre vejo pessoas falando horrores desse livro ( no bom sentido! haha ) mas nunca deu vontade...

    Bjs!

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!