Autores: Carina Rissi, Cecily von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu
Ano: 2014 - Número de páginas: 320
Editora: Galera Record - Gênero: Fantasia - Skoob

Esse livro tenho desde 2014 mas só agora peguei pra ler. Estava numa vibe de ler livros sobre contos adaptados e "O Livro dos Vilões" atendeu meus desejos do momento.
Quatro autores bem conhecidos ~dois nacionais e dois estrangeiros~ escrevam quatro obras dos contos de fadas: Cinderela, Branca de Neve, Malévola e Chapeuzinho Vermelho.
Pra quem tem preguiça de ler, é melhor pular a postagem porque ela vai ficar um pouco grandinha.

A Cinderela ganha um novo desfecho, talvez bem real e crível com a versão narrada em terceira pessoa "#StepsSisters Sobre Sapatos e Selfies" da Cecily von Ziegesar, autora de alguns livros como Gossip Girl e It Girl. Cindy continua sendo a irmã mal tratada e feita de escrava pelas duas meia-irmãs, enquanto que seu pai e sua madrasta viajam a trabalho ~quem sabe diversão também~.

Ela já não é tão bestinha como nos contos originais e pode ser tão vingativa quanto qualquer uma. No começo ela até pode ter sido enganada e tudo mais, mas quem ri por último ri melhor. E nesse mundo onde selfies são compartilhadas facilmente pela internet, ninguém está a salvo. Cuidado com ela. A história tem, no máximo, 50 páginas e deu pra entender bem o novo conto e se envolver com os personagens. Nunca li nada da Cecily e gostei bastante da escrita dela. Foi objetiva e divertida.


No segundo conto temos "Menina Veneno", uma história com 100 páginas ~o dobro da primeira~ que fala a história da Branca de Neve sob a perspectiva da Madrasta Malvina. Ela é uma modelo super requisitada com seus quase trinta anos, viúva como todos devem lembrar, mora com Branca de Neve ~a Bianca~, e seus únicos amigos são seu motorista e sua assistente o qual dividiram o mesmo orfanato quando crianças. Ela é vaidosa e o tal espelho mágico é um aplicativo do celular que diz se a beleza dela é espetacular dando uma nota de 0 a 100. Como já devem imaginar, Bianca consegue nota 100 e isso provoca a ira da fofadrasta, como a garota gosta de chamar. Mas não antes de perturbar e atazanar MUITO a vida da modelo. A Carina conseguiu me deixar morrendo de raiva da menina, já que como o conto é contado pela madrasta, a gente vê o lado dela e vê que a garota não é essa doçura toda. Além de mimada, preguiçosa e desleixada, ela consegue ser sonsa e muito gananciosa. Acabou que fiquei torcendo pela felicidade da Malvina e a shippei com o motorista.




Já no terceiro conto temos a história da Malévola (Malena), uma das fadas do conto da Bela Adormecida, que acaba virando bruxa com o "Quanto Mais Afiado o Espinho" ~quem ainda não viu o filme, tá na hora de ver~. No começo Malena é apenas uma garota que mora com sua mãe num bairro que todos dizem morar bruxas. Todo mundo conhece a família de Malena e todos a temem mas sempre precisam delas para feitiços. Malena só quer ser uma adolescente normal que vai à escola, faz amigos e tem uma vida social fora de casa com todas aquelas plantas, porções e as coisas de bruxas. Ela é até boazinha no começo, já que quer se enturmar. Mas depois que descobrem sobre ela ser da família de bruxas, todos do colégio começam a cometer bullying com a garota. Até as três garotas que eram super amiguinhas dela. E pra bagunçar com tudo aparece uma novata que se torna logo popular ~seria essa a Bela Adormecida~ e suas amigas trocam Malena por ela. Só esqueceram que ela conhece segredos de alguns e pode ser muito vingativa quando traída.
Esse conto da Diana foi o mais chocante pra mim, não vou mentir. Ela conseguiu introduzir um tema forte como o bullying num conto. Apesar de ter sido um pouco previsível, já que ela era uma bruxa que queria frequentar o colégio, e crianças podem ser bem más quando querem. Mas não deixa de ser forte.


Chegando ao último conto do Fábio, sobre a história da Chapeuzinho Vermelho, temos uma história mais emocionante da "A Menina e o Lobo". O protagonista é o lobo. O mesmo lobo dos Três Porquinhos, do Pedro e da Chapeuzinho. Na história temos O Narrador, o cara que conta todas as histórias de todos os contos de fadas. Os personagens dos contos são presos nesse mundo paralelo onde todo dia acontece a mesma coisa: chapeuzinho vai visitar a vó, o lobo aparece e come a vovó, o caçador vai e mata o lobo abrindo-lhe a barriga. Todo dia a mesma coisa, todo dia o lobo morrendo. Seja no caldeirão dos porquinhos, seja pelo caçador. E ele já não aguenta mais isso. O Lobo quer viver outras histórias, quer ter outros desfechos. Quer poder falar algo mais que os seus bordões ~abra esta porta e deixe-me entrar~ já que sua cabecinha é cheia de ideias e poesias. Ele não é um lobo mau, só o fazem assim para ter um antagonista na história. E cheguei a ter tanto dó do bichinho que fiquei com vontade de matar o Narrador pra ele não fazer o lobinho sofrer assim. Mas o lobo, por feito do 8º anão, consegue passar pelo portal e chegar ao mundo real. Lá ele conhece uma doce garotinha e a história do lobo mau começa a mudar. É isso aí lobinho! /o/


Chego à conclusão que dos quatro contos, os dois escritos pelos autores nacionais foram os que mais me agradaram. Sem querer ser baba ovo mas já sendo, os deles foram mais diferentes e mais cativantes. Já li alguns livros da Carina ~que por sinal AMO Perdida~ e quero muito ler "A Última Princesa" do Fábio. Sério cara, adorei você escrevendo!


11 Comentários

  1. Eu como fã de Carina assumida comprei esse livro justamente pelo conto dela e obviamente o classifiquei como favorito hahaha mas os outros são ótimos! E segundo ela, os leitores gostaram tanto da Malvina que ela ta pensando em criar uma história só dela, já quero. Malvina é a vilã mais cativante que eu conheci em O Livro dos Vilões hahaha

    ResponderExcluir
  2. Eu que sempre gostei mais dos vilões tenho muita vontade de ler este livro, ainda mais quando levo em conta a presença de dois autores brasileiros dos quais já me sinto íntimo por tanto ler coisas,em sua maioria positivas, sobre eles. Nunca li nada da Carina, mas como a moça já está indo ~acho~ pro terceiro livro não deve escrever mal, agora quanto ao Fábio Yabu, já li um livro de contos dele, contos esses que conseguiam ser medonhos e cheios de sentimento ao mesmo tempo, aliás recomendo super a leitura de Branca dos Mortos e os Sete Zumbis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina é incrível, Jean, se puder conhecer o trabalho dela vai se divertir bastante, mas é aquela coisa ne, ela escreve chick lits e nem todo menino curte esse gênero hahaha em setembro ela lança seu 5° livro já, tirando esse conto de O Livro dos Vilões.

      Excluir
  3. Preciso confessar: Adoro vilões.
    Muito legal essa coletânia de contos de vilões, gostei e fiquei com vontade de ler.
    Bom saber que gostou
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Ananda!
    Adoro as releituras dos contos de fadas, principalmente porque os autores mudam totalmente o enfoque da história original e nos faz admirar um lado diferente dos contos romanceados.
    Desejo uma ótima semana!!
    “Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.” (Confúcio)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Preciso tanto desse livro como o do Livro das Princesas!
    Esse mundo dos contos de fadas me encanta muito e adoro ler mais sobre *-*
    Fora que essa capa é linda. Mas sobre a parte da Cinderela, achei que deveria ser contada na versão da madrasta, como é nas outras histórias. Mas como não li, nem posso falar muito sobre isso haha
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oieee amoo contos esse livro faz tempo que tbm quero lê-lo mais o tempo não deixa
    amoo os contos da Carina são fantasticos, as da Diana tbm jah quero mto ler ele depois da sua resenhaa bjoss

    ResponderExcluir
  7. Geeenteee amoo muitoo contos, eu li o Livro das princesas e ameei
    quero mtoo ler esse, ja quero mtooo
    ameei a versão de Cinderela hahaha gostei.

    ResponderExcluir
  8. acabei de compra-lo aqui fiquei mto curiosa e nao resistir rsrsrs
    tomara que seja bom msm hahah
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Que livro fofinho!
    Me cativei só pela capa :3
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Gosto muito dessas novas adaptações dos contos de fadas fazem com que a historia tenha mais sentido, gostei de um livro dedicados aos vilões e de ternos autores nacionais !!!

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!