Título original: Falling Home
Autora: Karen white
Ano: 2013 - Número de páginas: 448
Editora: Novo Conceito - Gênero: Drama|Romance - Skoob

        Preciso dizer, antes de tudo, que via esse livro na estante e sempre dizia à ele “depois te leio”, assim como fazemos com muitos livros que não damos nada tanto pela capa quanto pela sinopse. Fiz isso por mais de um ano, até resolver pegá-lo e não me arrependo um minuto sequer de ter lido. A sinopse não diz muito porque o livro veio ao mundo, o que de certa forma foi bom, já que a surpresa que tive ao ler foi ótima.

        Narrado em terceira pessoa, tentando transmitir a visão de Cassie, Harriet e Maddie Madisson, “De Volta Para Casa” conta a história de Cassie, uma mulher com seus 35 anos, bem sucedida na carreira de publicitária em Nova Iorque, noiva do seu chefe e dona de um apartamento moderno e estiloso que divide com seu noivo Andrew.
Sua vida parece indo de vento e polpa, até ela receber um chamado para voltar para casa. Seu pai está muito doente, com seus últimos dias de vida e quer que sua filha mais velha volte para Walton, onde nasceu e cresceu. Só que não é tão fácil assim. Ela saiu de lá 15 anos atrás em busca de novos ares e tentando fugir da traição de sua irmã mais nova. Harriet fugiu com o namorado de Cassie e, quando voltaram, já estavam casados e esperando um filho. Cassie ainda guarda muito remorso, mas resolve voltar para casa, afinal de contas seu pai está nada bem.

        Mas chegando lá, como as coisas ficarão entre as irmãs? Seu pai já não tem muito tempo de vida e, num ato que eu diria amável e desesperado, deixa a casa para Cassie no testamento. Será que mesmo com uma casa pra cuidar, sobrinhos maravilhosos para conhecer e um certo médico para lhe irritar e lhe deixar confusa e que a faz esquecer do noivo, ela vai querer voltar para sua vida corrida, glamorosa e sofisticada que tinha em NY? Ou vai trocar tudo para retornar ao seu mundo de antes, com uma vida pacata perto de quem a ama, e com uma comunidade que encheria o freezer dela de comida como sinal de solidariedade? Eu escolheria a segunda opção só por causa da comida.

        Só que não é só isso que gira em torno de Cassie. As pessoas, que antes dormiam de porta encostada da casa, agora trancam tudo com medo do vandalismo que começou a assombrar a vizinhança depois da construção de novas casas perto do bairro. Ainda tem essas cartas misteriosas de uma certa E., uma antiga paixão de seu pai. Ela quer descobrir tudo isso antes de voltar para Nova Iorque, mas será que consegue antes de ser tomada pela peculiaridade do lugar que ela tentou se esconder por 15 anos?

        Procrastinei um pouco para fazer essa resenha, não por preguiça, mas por não conseguir colocar as ideias em ordem, porque esse livro mexeu com meu emocional. Juro à vocês que chorei e, por esse e outros motivos acabei favoritando esse livro.

        Então vem a parte mais difícil, onde tento expressar o que senti ao ler esse livro, porque virou meu favorito e como não extrapolar na hora de escrever.

        Primeiro a escrita. Não é algo como se eu nunca tivesse visto, mas sei lá, foi diferente, fluída, sem rodeios, entendível, engraçada, casual, é como se estivesse conversando com amigos e esses amigos são os personagens. Tudo era amarradinho e bem detalhado: do gazebo do jardim ao carvalho da mãe de Cassie; dos aspectos físicos dos personagens principais aos secundários. Como era fofa a pequena Knoxie com suas sardas e cabelo ruivo que puxou da bisavó, ou quão graciosas eram as senhoras Sedgewick com suas roupas iguais.

        Segundo, como citado no primeiro motivo: os personagens. Desculpem todos meus amores literários, mas já quero o doutor Sam Parcker. Além de lindo com seu jeito rústico, inteligente, engraçado, amoroso e atencioso como toda mulher deseja, ele consegue ser uma pessoa que admira outra, mesmo longe, por mais de 15 anos. Gente, quero ele pra mim!

        Cassie, com seu jeito sofisticado que precisou aprender para se adaptar à cidade grande, não consegue esconder por muito tempo de onde ela veio. É determinada, linda com seu corte Chanel pintado para esconder seu tom natural nem loiro nem castanho. A chamam de protetora de corações, por causa do colar que ela ganhou da mãe, a qual faleceu quanto elas tinham seus 8 anos, com três corações (de seu pai, sua irmã e ela) e uma chave (ela) para guardar e proteger esses corações. Toda vez que se sentia nervosa, ela tocava os pingentes, o que deixa esse sentimento de nervosismo transparecer para todos. Diferente do que a autora tentou me convencer nas 448 páginas, quando Cassie era cruel com uma pessoa era porque ela estava com medo. Não acho isso, para mim ela era irônica e sarcástica em alguns momentos, até porque era preciso. Só que todos achavam que ela só tinha medo. Enfim, Cassie querida, você não é medrosa, só é sarcástica porque a vida te fez assim.

        Harriet é uma fofa! A típica mãe de família, boa cozinheira, dona do lar, que adora a sua terrinha e que ama seus 5 filhos e seu marido. Não tem como odiá-la, ela não se faz de coitada. É doce, delicada, MUITO corajosa, dedicada à família e sempre otimista e realista também. Ela foi o motivo por eu ter chorado (tem uma parte que, JESUS, dai-me forças!) e isso não se faz dona Karen White!

        Maddie é a filha mais velha de Harriet e Joe, e sobrinha que mais se assemelha à sua tia Cassie, tanto fisicamente quanto a personalidade independente, livre, brincalhona, esperta, e que adora fazer travessuras. Tem seus 14 anos, e está louca para conhecer melhor sua tia e quem sabe morar em Nova Iorque.

        Não vou me estender mais do que já estendi, mas não posso deixar de citar a Tia Lucinda sabida; Ed safado mas no fundo uma criança indefesa; Mary Jane que ajudou bastante; a caixa com as cartas secretas (sim, estou considerando como personagem); dona Lena uma senhorinha muito simpática; e o noivo chato da Cassie.

        Por terceiro e último motivo para eu ter amado o livro: a história em si. Bom, tem clichês sim, mas são muito poucos. Esse livro me lembrou aquele filme “Recém Chegada”, onde a mulher no estilo da Cassie, chega num interior como supervisora de uma fábrica e faz de tudo para voltar para Miami. Só que tudo faz com que ela continue lá, as pessoas, os trabalhadores, os amigos que ela faz e até um romance. Achei umas coisas originais e outras compilações de várias histórias numa só. Amei, claro. Não ficou aquela coisa forçada ou confusa. A única confusa aqui foi eu na hora de fazer essa resenha quilométrica.

        Enfim, o livro é lindo, apaixonante, dramático (num nível satisfatório, sem beirar à novela mexicana. Talvez só um pouco), com seus clichêzinhos, personagens cativantes, simpáticos e reais.

Não sei mais o que dizer, só sentir.

Citações
"Ele largou o queixo de Cassie e, de leve, acariciou-lhe o rosto antes de tirar a mão. Uma brisa úmida, rica em cheiros de verão, grama, jasmim e glicínia, levantou o cabelo dela."

"Ela se lembrava de ter sido perseguida por ele na infância, quando fora pega tentando misturar detergente na ração dos bichos. Ela queria vê-los soltar bolinhas de sabão pela boca. O senador Thompkins não achou aquilo nada divertido."

"Finalmente ela reconheceu que nada daquilo era sobre ela ou sobre alguma necessidade, atrasada, de corrigir 15 anos de estupidez. Era sobre a imensidão do amor materno e a coragem de se despedir ao invés de lutar contra os caprichos do universo."

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Então você aí, pessoa corajosa que conseguiu ler toda essa resenha sem ir embora. Gostou do livro e está afim de tentar ganhar? Pois participe da resenha premiada! Comente e preencha o formulário abaixo. O resultado sai dia 17/03.

  • Para participar:

Preencha o formulário com e-mail e nome/link de seguidor (pode seguir o blog no GFC, Facebook, Twitter, Instagram ou Youtube). E comentar na resenha.

a Rafflecopter giveaway


14 Comentários

  1. Ananda!
    Que resenha empolgada e empolgante!
    Parece que o livro realmente a conquistou e quero me fazer conquistar também com todo drama vivido nele.
    E com tantas personagens boas e com perfis bem delineados, o que dizer? Quero ler claro!

    Participo e divulguei no blog.

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br

    Desejo uma semana cheinha de energia positiva!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus amei essa resenha, de verdade, bateu aquela vontade de conhecer a história. Eu não me incomodo com clichês, no fundo até gosto hahaha participando e cruzando os dedos.
    denisesds08@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Este livro é ótimo mesmo, e todos os motivos que você citou são bons e fiéis ao livro, ou seja, quem não leu deve ler mesmo!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Já gostei do livro só pela personagem ter 35 anos, a gente vê tantos livros com mocinhas de 20 anos... Eu até gosto, mas sinto falta de personagens mais maduros.

    A Cassie em alguns aspectos me lembrou a Reese Witherspoon em Sweet Home Alabama (Doce Lar)... :)

    Gostei muito da resenha e do livro. Com certeza absoluta vai pra lista de desejados e próximas compras!!!

    Eba, conheci um livro maravilhoso e ainda vou participar do sorteio!!!

    um abração!!!

    ResponderExcluir
  5. nao conhecia mas gostei da resenha, embora nao seja o tipo de leitura q estou acostumada, romance e drama, fiquei curiosa pra ler :) nao irei participar mas desejo boa sorte a quem se inscrever ^^

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Desde a 1º vez que li a sinopse do livro e uma outra resenha me apaixonei pela história! Com a sua resenha tão "simpática" ao livro (para dizer o mínimo), minha vontade foi de ir para a livraria mais próxima no meu horário de almoço e começar a ler hoje mesmo! Adorei a resenha e estou mais ansiosa para ter este livro em minhas mãos.

    ResponderExcluir
  7. Que historia mais emocionanteeeee!!! Nossa, nem sei o q faria se tivesse no lugar de Cassie!! A capa é linda e espero poder conhecer mais sobre as escolhas, emoçoes, sentimentos e aventuras do personagem!!

    ResponderExcluir
  8. Oiee.
    É a primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro, apesar de gostar da capa a sinopse nunca tinha chamado a minha atenção.
    Gostei bastante da premissa, apesar de ser meio clichê, do jeito carinhosos que você falou, o livro me parece ser daqueles que a gente começa e só quer largar quando acaba a última página. Fiquei curiosa para conhecer esse médico que fez você suspirar.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Quando eu li a sinopse, sabia que seria um livro pra me fazer chorar horrores. Agora não tenho mais dúvidas, rs. Parece mesmo ter alguns clichês, mas também parece ser um livro gostoso de ler. Gostei dos personagens e de a história ser bem trabalhada. E loooooógico, tem que ter um cara para fazer as leitoras suspirarem, kkk. O que seria de nós sem isso?! Definitivamente vai para a minha lista.
    Beijos!

    Seguindo e participando.
    GFC: Lary C
    E-mail: larystrange@gmail.com
    Facebook: https://www.facebook.com/lary.costa.92
    Twitter: @larystrange
    Instagram: @larycostaq

    ResponderExcluir
  10. Vishe, eu fico do mesmo jeito com livros da novo conceito, porque li um que não gostei :\ Mas aí dou chance pra outro e é só amor <3
    Sua resenha me deu vontade de ler o livro kkkk Gosto de livros que mostram superação dos personagens, quando fazem escolhas que mudam a história inteira, dá uma emoção no livro! A gente se desfaz de alguns preconceitos e livros assim mudam nosso ponto de vista sobre as pessoas... Espero ter a oportunidade de lê-lo logo logo :D

    Participando e torcendo!
    FC: Luana C.
    Facebook: /LuarahCardoso
    Instagram e twitter: @youmyforever

    ResponderExcluir
  11. Já tem um bom tempo que estou bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece mesmo ser ótima.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ananda!
    Gostei muito da sua resenha super empolgada! Eu já conhecia o livro, mas só pela capa, pois também não tinha chamado minha atenção. Agora fiquei bem curiosa, pois a história parece misturar antigos problemas familiares, romance e um pouco de mistério, quase tudo o que eu gosto em um livro só! Com certeza quero ler e conhecer essas personagens maravilhosas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu dou muita coisa por essa capa, capa linda!
    Mas não fazia ideia do que se tratava o livro, na minha cabeça era alguma coisa de época (??), mas nossa adorei a resenha. E também escolheria esse lugar pela comida hahaha #gordas
    E essa descrição desse médico aí? Quero ele pra mim já!

    ResponderExcluir
  14. Coitada da Cassie levou uma rasteira da irmã, ta certo que a gente não manda no coração mas esse tipo de coisa doí. O livro é muito emocionante, o drama entre as irmãs, o coração dividido da Cassie e ainda tem o mistério de quem é a antiga paixão do pai, é muita coisa para garantir um belo romance. Gostei da capa, apesar de ser com foto essa parece ter haver com o livro

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!