Título original: The Giver
Série O Doador - livro 1
Autora: Lois Lowry
Ano: 2014 - Número de páginas: 190
Editora: Arqueiro - Gênero: Drama|Fantasia - Skoob

        Oi leitores, a resenha de hoje é de um livro pequeno, e que deu trabalho de fazer sem dar spoiler, vamos ao "O Doador de Memórias"

        A narrativa é em terceira pessoa e (finalmente) temos um garoto como personagem principal, *cansei de mocinhas inocentes que se veem obrigadas a ser corajosas* a história se passa em uma sociedade perfeita, onde coisas como fome, doenças e guerra não são problemas, mas também não existe qualquer emoção verdadeira.

        Jonas vive nesse mundo. Ele mora em uma unidade familiar, essas unidades são escolhidas por um conselho, primeiro quando se chega a uma certa idade a pessoa pode requerer uma unidade familiar, então o conselho escolhe um cônjuge, e cada casal tem direito a dois filhos, um casal, que também são designados pelo conselho. Aos 12 anos de idade é escolhida uma atribuição, o conselho decide isso e Jonas esta prestes a ter sua cerimônia.
 
        Na cerimônia Jonas recebe a atribuição de recebedor de memórias, que é basicamente manter dentro de si todo o conhecimento do passado, toda dor, sofrimento e também alegria e o amor. Jonas só conhece o presente, não conhece o que é dor nem sofrimento, ele de repente, se vê responsável por guardar e lidar com todas essas emoções.

        O atual recebedor é o único na comunidade que detém todas essas memórias, e é o único capaz de sentir amor, mas também todo o sofrimento. E a medida que eles vão se encontrando, e as memórias são passadas ao garoto, Jonas se torna capaz de ter sentimentos verdadeiros, a relação os dois se torna cada vez mais próxima.

        Mas a medida que Jonas recebe novas memórias ele começa a questionar o estilo de vida da comunidade, a falta de sentimentos e de liberdade de escolha, e sente que precisa fazer algo.

        Bem pessoas, eu admito que só soube do livro por causa do filme, e fiquei surpresa em ver que ele já é bem antiguinho, sendo originalmente publicado em 1993. O começo dele é realmente bem empolgante, não conseguia parar de ler, mas me arrastei na leitura nas últimas 50 páginas, e fiquei um pouco perdida no final, por isso ainda estava na dúvida se tinha gostado ou não. Depois de um tempo, e de pensar um pouco melhor, eu achei que valeu a pena ler.

        Eu recomendo a leitura, e recomendo que depois vejam a adaptação cinematográfica (depois tem resenha do filme), vai ajudar quem ficou meio perdido, como eu.


10 Comentários

  1. Já assisti ao filme, já faz um tempo, e descobri agora que existia o livro...kkk (Pois é!). Alguns podem não concordar, mas achei o cenário da história um pouco parecido com Divergente, por causa do modelo da sociedade e tal... '-'

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o filme e adorei, mas já vi pessoas comentando que gostaram mais do filme que do livro e isso é tão raro que nem sei... Agora to meio atolada pra ler, mas quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o filme, mas não li o livro. Achei o l=filme bom, mas teve alguns detalhes que fiquei em dúvida. Não sei se no livro isso é melhor explicado, e também não sei se o filme bate com o livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Oi, Roseana.
    Eu nunca tinha ouvido falar do livro e só soube por causa do filme. Eu tentei assistir o filme duas vezes, mas nunca consegui passar da metade... Achei tão chato. Não sei se iria gostar do livro, por isso nem procurei. E olha que quando li a sinopse do filme fiquei super animada e achei que iria adorar, rs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu assisti ao filme, mas ainda não me empolguei para ler por causa de algumas resenhas negativas. Eu também fiquei sabendo do livro por causa do filme e me assustei por saber que ele já é bem antiguinho, você já viu a capa da antiga edição brasileira? É bem estranha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Pena você não ter gostado tanto.. eu ainda não li mas acho interessante essa ideia de um mundo sem emoções.. imagina só que loucura.. provavelmente vou ver o filme primeiro, estou pensando em ler ele e colocar no desafio literário como um livro publicado no ano que eu nasci.. já que ele é de 1993..

    ResponderExcluir
  7. Assim como você quero ler este livro desde que ouvi falar do filme, ele parece ser bem interessante. Não posso falar muito sobre a resenha pq acho que a leitura vai de cada um, talvez eu não me sinta tão confusa como você ou talvez eu simplesmente não goste do livro, vai saber. Quero conhecer principalmente por ser uma distopia e o personagem principal ser um garoto

    ResponderExcluir
  8. Eu também só fiquei sabendo do livro por causa do filme e de relançarem ele, nem imaginava que era tão antigo. Eu curti a leitura mas não curti o final, até porque o segundo livro é outra história, não vai ter a continuação tão cedo e isso me chatiou rs

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanda
    Ainda não vi o filme, mas fiquei bem interessada, parece muito bom. É dificil mesmo resenhar livros curtos sem soltar spoiler, mas acho que você se saiu bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Algumas partes a gente até pensa que é mais do mesmo... mas tem esse diferencial dos sentimentos não serem sentidos, das memórias e tudo mais. Não conheço nem o livro nem o filme, eu queria ler o livro primeiro.
    Mas esse não é exatamente um livro da minha lista de desejados, esse vai pra lista de "possibilidades quando tiver promoção".

    Um abração

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!