Oi pessoal, tudo bem? Hoje trago a primeira postagem da mais nova colaboradora do blog, a Mary Silva (twitter pra quem quiser seguir) sobre um livro bem legal da Editora Planeta: A Bruxa de Near.

Título original: The Near Witch
Autora: V. E. Schwab
Ano: 2013 - Número de páginas: 240
Editora: Planeta - Gênero: Juvenil  Skoob

A historia é narrada por Lexi, uma jovem de 16 anos, que mora em uma vila chamada Near com sua mãe e sua irmã (o pai dela já morreu). Lexi tem espirito aventureiro, se considera uma rastreadora e acredita ter herdado esse dom do seu pai. Ela tem problemas com o tio, que quer que ela aprenda as tarefas de casa e se comporte como uma dama, para que possa se casar logo. Ela até já tem um pretendente, Tyler, se conhecem desde criança mas pelo o que é narrado, Lexi não gosta dele. 
O livro não conta exatamente a que época é narrada a historia, isso fica por conta do leitor (no caso eu), que acaba imaginando uma vila de meados do século 17 ou 18, por ter a crença em bruxas e por ser uma vila pequena onde TODOS se conhecem, fabricam os próprios utensílios e cultivam o próprio alimento. 
Certo, vamos à historia. Tudo começa quando em uma noite Lexi vê um estranho parado próximo a janela do seu quarto, ela até tenta falar com ele mas, de forma sobrenatural ele simplesmente some, como se fosse feito de vento e simplesmente se desintegrasse no ar. No dia seguinte as crianças da vila começam a desaparecer e todos começam desconfiar (claro) do estranho que chegou a vila sem avisar e sem falar com ninguém, e por que isso incomoda a todos? Segundo Lexi: NINGUEM NUNCA VAI A NEAR. Pois bem, Lexi curiosa que só ela, trata logo de tentar descobrir quem é o estranho, qual seu nome, de onde veio, por quê esta na vila, onde esta hospedado... Lexi é a única que não acredita totalmente que o estranho seja o culpado pelo sumiço das crianças da vila. E como teme que sua irmãzinha, Wren, seja levada, se junta ao estranho para descobrir: quem está levando as crianças? Elas ainda estão vivas? Pra onde estão levando-as? Como o estranho diz não ter um nome, Lexi cria um para ele: Cole. 
Junto vão enfrentar o conselho da vila e tentar encontrar as crianças da vila para que Cole não seja punido injustamente. Com a ajuda de duas das bruxas mais antigas da vila, Magda e Dreska, eles descobrem quem está por trás do sumiço das crianças e o que precisam fazer para pará-lo.

No geral gostei muito do livro apesar de ter demorado um pouco pra termina-lo considerando o tamanho do livro, que contem 238 paginas. Me impressionei com a passagem de tempo em que a historia é contada, pensei que fosse em um intervalo de meses, mas foi em muito menos. Também fiquei impressionada com o preparo físico da Lexi, a menina corre demais senhor. Pra quem ta se perguntando se eles (Lexi e Cole) têm algum tipo de relacionamento: Eu acredito que as cenas entre Cole e Lexi querem sugerir um romance entre eles, mas eu não consegui interpretar desta forma, só no finzinho, bem no finzinho mesmo, que eu consegui captar um ar de romance ;)


3 Comentários

  1. Nossa Mary, tua resenha me fez desejar muuuuito ler esse livro!
    É bem o estilo que costumo ler, com bruxas boas e más e parece mesmo ser de um século antigo. Ainda tem aventuras. Gostei bastante.
    Procurarei pra ler!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o livro, fiquei com curiosidade para ler, e a capa me lembrou um filme mas não consigo lembrar qual.

    Adorei a resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Primeiro quero falar que a capa é muito bonita e chama uma certa atenção mas esse modelo não parece com uma jovem de 16 anos. hehe

    A história é meio parecida com aquele filme dos Irmãos Grim onde eles precisam descobrir onde as crianças desaparecidas estão. Deve ser legal tanto quanto.

    Ótima resenha, Mary, e bem vinda ao blog!

    Beijos garotas...

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!