Título original: Divergent 
Livro 1
Autora: Veronica Roth
Ano: 2012 - Número de páginas: 500
Editora: Rocco - Gênero: Aventura|Distopia|Romance  Skoob
“Dividiram-se em quatro facções que procuravam erradicar essas qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo.[...]
-Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade.[...]
-Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição.[...]
-Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.[...]
-Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.[...]
-E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia.”pág. 48
O livro narrado em primeira pessoa, conta a história de Beatrice, ou Tris, como deseja ser chamada após a escolha de sua facção. Ela nunca se sentiu parte da facção onde nasceu, a Abnegação, onde todos são altruístas, nada egoístas; não prezam por nenhum pecado capital, e a forma como vivem é de apenas viver para ajudar os mais necessitados.


Quando completam 16 anos, Tris e seu irmão Caleb precisam escolher a facção onde viverão a partir de então. São 5 facções e cada uma têm sua importância para a nova Chicago futurista. Na Abnegação, todos visam apenas o bem do próximo, usam roupas cinzas para não aflorar a beleza e vaidade e esquecerem de cuidar dos outros. Eles cuidam dos sem-facção, que são aqueles que foram expulsos da facção onde viviam ou no dia da escolha não passou nos testes e provas e foram desclassificados. Os líderes da Abnegação são os responsáveis pelas decisões da cidade por abnegarem das coisas para si e cuidarem dos outros.

Por cuidarem dos sem-facção, a Erudição, (os providos de muita sabedoria, inteligência e sapiência, usam roupas com alguma peça azul) visando o poder e liderança, começam a atacar os líderes da Abnegação condenando-os de de excluir o uso de carros de luxo, comer frutas frescas e ter comodidade às outras facções para ter total poder sobre elas, dizendo que o dinheiro é para ajudar os sem-facção.

A Amizade é responsável pelo cultivo da alimentação de todas as 5 facções. Usam roupas amarelas ou vermelhas, e seus pontos fortes são amizade e aceitação. A Franqueza, como o nome já diz, são sinceros e dizem tudo o que pensam sem filtro. Estão nas áreas políticas. Valorizam a honestidade e enxergam a verdade em preto e branco, e se vestem dessa maneira.
Já a Audácia, é responsável pela segurança das fronteiras da cidade, apesar de não ter mais números de mortalidade. Usam roupas pretas, piercings, tatuagens e são considerados pelas outras facções como malucos e suicidas, por pularem de prédio gigantescos e em trens em movimento.

No seu teste de facção, Tris teve que escolher uma entre 3 facções: abnegação, audácia ou Erudição. Ela sabia que não escolheria Erudição por eles estavam atacando seu pai com calúnias sobre o governo, onde ele faz parte; nem a Abnegação, apesar de ser da sua família, já que ela sabe que não nasceu para ser tão altruísta como pensa e querem que seja. Então acaba decidindo pela Audácia, para sua surpresa e a de sua família. Apesar dela poder escolher uma dessas 3, seu teste foi inconclusivo, resultando numa divergência. Tris é Divergente por conseguir manipular os testes mentais, mas ninguém pode saber, pois é perigoso tanto para ela quanto para sua família e amigo.

Em Divergente, o primeiro livro da trilogia distópica de Verônica Roth, observamos a trajetória de Beatrice para entrar na facção que escolheu e vencer os inimigos e amigos para ficar entre os 10 escolhidos e garantir sua vaga na Audácia, ou acabar perdendo e se tornar um sem-facção, aqueles que trabalham em funções que ninguém trabalha e que ganham o suficiente para sobreviverem de forma subnutrida e maltrapilha. Além das descobertas das investidas da Erudição contra a Abnegação e seus motivos para isso.
E tem o porquê de ser divergente ser perigoso e seu romance inicial e quase puro com o misterioso e cativante Quatro, seu instrutor dos treinamentos de iniciação da facção (apenas dois anos mais velho) e que ninguém sabe seu verdadeiro nome.

Apesar da leitura ser jovem e leve, muitas vezes o livro foi chato pela quantidade de detalhes, ou a Tris não sabendo se quer ser corajosa ou medrosa, sempre se menosprezando e precisando de alguém para colocá-la pra cima. Na verdade, essa Beatrice foi uma protagonista rasa. Eu entendia todas as personalidades dos outros personagens, mas a dela mesmo, ainda é meio duvidosa e sem descrição. As únicas coisas que consegui filtrar dela foram que ela é altruísta, apesar de achar que não é; muito corajosa, a ponto de subir numa roda gigante parada, velha e enferrujada; ficar no lugar de um amigo como alvo de facas em mira; e nunca abaixar a cabeça e se fazer de fraca para com seus inimigos em potencial.

Contudo, o livro foi de extrema empolgação, aventura e entretenimento, mesmo com a parte mais emocionante tendo aparecido nas últimas 70 páginas. As melhores lidas, com certeza, foram os testes dos seus medos, as provas, e as brigas com Peter e seus amigos irritantes.

Se eu quero ver o filme? Mas claro! Com todo marketing que fizeram em cima desse livro, com tantas partes legais do livro para serem reproduzidos nas telonas, a minha vontade de assistir o filme cresce bastante.

Recomendo bastante o livro para quem não tem preguiça de 500 páginas, gosta de trilogias, de um livro introdutório e já tá com pressa para ler os outros, pois eles já foram lançados.


Citações: 
"Agora a escolha é minha, independente do resultado do teste.
Abnegação. Audácia. Erudição.
Divergente" pág 29

"Sinto um nó na garganta. Uma voz severa na minha cabeça me diz para olhar para o chão e continuar andando.
Não. Eu balanço a cabeça. Não devo temer esse homem. Ele precisa de ajuda e devo ajudá-lo." pág 31

"A Abnegação supriu nossa demanda por líderes altruístas no governo; a Franqueza providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário; a Erudição nos ofereceu professores e pesquisadores inteligentes; a Amizade nos deu conselheiros e zeladores compreensivos; e a Audácia se encarrega de nossa proteção contra ameaças tanto internas quanto externas. " pág 49

"Há pessoas por todo lado, todas vestidas de preto, e todas falando, gritando e gesticulando expressivamente. Não vejo nenhum idoso em meio à multidão de pessoas. Será que existe alguém velho na Audácia? Será que eles não duram tanto tempo ou são simplesmente mandados embora quando não conseguem mais saltar de trens em movimento?" pág 71

"A Abnegação considera que a arte não tem utilidade prática e que sua apreciação é um desperdício de tempo que poderia ser usado ajudando os outros [...]" pág 97

"Sei porque me pergunto essas coisas: são desculpas. A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela. Isso é o que meu pai costumava dizer. " pág 111

"- Está pronta, Careta? - Zeke sorri de maneira jocosa para mim. - Devo admitir que estou impressionado por você não estar gritando e chorando.
-Eu falei - Uriah diz. - Ela é cem por cento Audácia. Agora, vamos logo com isso!" pág 232



13 Comentários

  1. Ainda que os personagens sejam jovens e tenham seus dilemas típicos, gostei muito da premissa da história. Parece uma trama bem coerente, cheia de ação e alguns pontos que me levam a refletir sobre a natureza humana.
    Estou doida para ler o livro, e também para ver o filme.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente gostei de Divergente! A Tris foi uma protagonista que eu gostei muito (isso dificilmente acontece hahaha). E depois de Jogos Vorazes, essa é a distopia que eu mais gostei! Agora estou louca pra ler Insurgente <3
    Também estou louca pra ver o filme, mas aqui na minha cidade já saiu do cinema :(
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu não curto livros nesse estilo, então não tenho o que falar dele, até porque não o li. Mas pra quem gosta é uma ótima dica.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu estou louca para meu livro chegar logoooo quase morrendo de tanta ansiedade para poder ler *-* preciso deste livro urgente ;)
    Amei o filme acho que vou adorar ainda mais o livro <3

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu adoro distopias, mas ainda não li Divergente.
    A história parece ser muito interessante e além de tudo parece ter bastante ação também, sem contar que tem romance... srsr
    Quero muito ler a série, e também ver o filme, mas acho que não vai ser por agora.

    Bjok

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu estou louca para ler esse livro, ele parece ser ótimo, infelizmente irei ver o filme primeiro, mas tudo bem, o importante é que vou ver e ler não é mesmo, as pessoas falam muito bem do livro, e eu espero que ele me agrade muito, pois não vejo a hora de poder ler ele, o mundo criado pela autora é demais, adorei a resenha.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho vontade de ler esse livro, mas por enquanto não poderei, assim como a garota do comentário acima, eu irei assistir ao filme antes de ler, algo que eu simplesmente ODEIO, mas fazer o que né? kkkkk Quanto a sua resenha, eu gostei bastante, tem bastante detalhes e ela me deixou mais interessada ainda na série, espero ter a oportunidade de ler logo <3

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Estou adiando a leitura dessa série faz um tempo, mas é por pura preguiça de começar mesmo hahah estou com outros livros na frente, mas espero pegar semana que vem... e espero curtir o mesmo tanto que você e sim, eu também quero muito ver o filme logo [mas só depois de ter lido Divergente]

    ResponderExcluir
  9. Não leio mais distopias! Sofro demais, me sinto mal com as coisas que leio. Agora só assisto aos filmes que eventualmente forem adaptados. Só sofro por 2 horinhas e não por dias como no caso dos livros.

    Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Sensacional a sua resenha! Já vi o filme e estou louca para ler este e os próximos livros (apesar de que os próximos caem um pouco na qualidade, segundo minha bff!).
    Gostei muito da premissa da distopia, é algo novo pra mim, não achei tão clichê nem apelativo.

    ResponderExcluir
  11. O filme está perfeito. Se ainda não assistiu, assista logo, pois está perdendo uma das melhores adaptações que já vi nesses últimos dois anos.
    A narrativa da Roth é tão eletrizante que eu devorei essas 500 páginas em 3 dias. Ainda não li ao segundo e ao terceiro porque quero comprar os livros, então vou esperar uma mega promo.

    ResponderExcluir
  12. Já assisti ao filme e amei \o/
    Muito mesmo... muito mesmo.
    Agora quero ler a trilogia, pois imagino como deve ser fantástico os livros.
    E espero ler antes do lançamento dos outros filmes, rs.

    ResponderExcluir
  13. Divergente?Impossível a minha pessoa ler uma trilogia assim. Em todas as resenhas lidas sobre eu vi que as pessoas se irritavam um pouco com a Tris e esse "sou foda ou sou emo?", sabe? kkkkkk
    Ainda não assisti o filme e estou esperando os outros 3 serem lançados[daqui a 4 anos]..xD

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!