Título original: Black Heart Blue
Autora: Louisa Reid
Ano: 2013 - Número de páginas: 256
Editora: Novo Conceito - Gênero: Drama  Skoob

Corações Feridos conta a história de duas irmãs gêmeas Hephzibah (Hephzi) e Rebecca que moram, praticamente trancafiadas em casa pelos pais super religiosos. O pai, como elas chamam, é um reverendo religioso fanático que quer mostrar à toda a vizinhança que sua família, apesar de ter uma filha com Síndrome de Treacher Collins - que deforma praticamente todo o rosto -, são perfeitos e são como exemplo à comunidade. Sua mãe, a mãe, apenas acata tudo o que o seu marido manda senão ela sofrerá mais do que já sofreu com a gravidez das gêmeas. Hepzi e Rebecca, até certa idade da adolescência, estudavam em casa com a mãe, mas depois de alguns problemas e suspeitas sobre o pai, elas foram liberadas à frequentar o colégio e apenas o colégio, já com seus 16 anos de idade. 

Hepzi sempre foi a mais espevitada, mais saidinha, que nunca tolerou essa prisão que viviam e por ser a mais bonita, sempre teve mais privilégios em casa do que sua irmã Reb, que sofria mais do que qualquer um na mão de seu pai. Hepzhi dava um jeito de sair de casa para encontrar com seu namorado (sim, ela conseguiu arranjar um namorado apesar de tudo) enquanto Reb encobria tudo, porque se seu pai descobrisse, ela apanharia no lugar da irmã. A morte de Hepzi é um mistério para todos, apenas sua irmã e a família sabe o que aconteceu de verdade naquela casa mofada, escura e fétida. Mas até quando Reb conseguirá morar naquele lugar perigoso e não contar nada à ninguém? E por que seu pai às maltratam tanto? Qual motivo, além de ser um pouco louco, de ele fazer isso com elas? 


Apesar da sinopse do livro ser um pouco medonha falando como se existisse um segredo monstruoso por trás de tudo isso, não é assim como um triller ou terror. É bem chocante, admito. Quando li fiquei um pouco paralisada e chocada, e tive que retomar a leitura um tempinho depois. Mas acredito que foi mais jogo de marketing para vender e assustar os leitores. Achei válido, porque se não fosse por isso, não teria me interessado pelo livro. 

O livro é narrado em primeira pessoa de forma intercalada em cada capítulo: um capítulo a irmã viva contando o presente, e no outro a irmã morta contando o seu presente mas sendo o passado antes de sua morte. 

As personagens sofrem tanto, é tão tocante, tão forte e emocional que quem não sentir nada lendo esse livro é porque é muito insensível. Você sente toda a dor das garotas, quer que acaba, mas ao mesmo tempo não, porque você sente que precisa de mais, que dá pra extrair mais dessa leitura. É instigante, pelo fato de você querer descobrir quais os segredos escondidos naquela casa que só elas podem contar, que a Reb consiga se salvar e descobrir como ela vai fazer isso. E um dos segredos é bem forte mesmo. Hepzhi tentou fugir e viver uma vida melhor que qualquer pessoa merece, mas falhou. Agora é a vez de Reb tentar. 
Realmente recomendo a leitura. E espero ter a chance de ler outro livro da Louisa Reid.

Citação:
"Só existe um jeito, Reb, dizia ela. Como eu sempre tenho falado: temos que cair fora daqui. Depressa, por favor, não espere, você tem de correr porque não há tempo a perder. Eu prometo que vamos juntas dessa vez, vamos juntas e seremos livres." pág 69






11 Comentários

  1. Eu tenho esse livro mas não tinha muita vontade de ler ele. Eu também achava a sinopse meio medonha, por isso fiquei enrolando pra ler ele. O livro parece ser bem forte mesmo, e eu não imaginava que fosse tão bom. Com certeza foi dar uma chance pra ele *u*
    Amei a resenha :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece sensacional, não tanto pelo mistério, mas pela questão psicológica que envolve as personagens nessa história. Há muita coisa para se refletir nessa trama!
    A narrativa parece boa também!
    Tenho o livro e pretendo ler em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa que horor manter as filhas presas dentro de casa so para ser um "exemplo" a comunidade. E a mulher ter que obedecer o marido que horor :O
    Nossa que misterio essa morte da garota. Sua resenha mi deixou curiosa pq o pai dela maltrata tanto elas???E qual foi o motivo real da morte de Hepzhi???

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que livro tenso :o
    Vou querer ler mas não no momento, quem sabe mais pra frente quando vê que realmente vou conseguir ir até o fim.
    Fiquei curiosa sobre a morte da Hepzhi.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  5. Eu confesso que não estava interessada nesse livro, ia ler sua resenha apenas por curiosidade pois nunca li uma desse livro e olha ai, estou doida pelo livro agora, não sabia que era assim a história, parece ser bem interessante e chocante, imagino como as duas vivem, coitadas :c E cara, como que a Hepzhi morreu? O pai doido dela fez alguma coisa? aaaaah fiquei curiosa com o livro agora :c
    Quando eu tiver oportunidade irei correndo comprar

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Tudo em excesso é ruim e o fanatismo do pai só vem a comprovar isso. Como vc disse, não é uma história de terror, mas é algo chocante, tenso, denso, e que te deixa pensando em coisas profundas por vários dias.

    ResponderExcluir
  7. Um pouquinho de receio em começar uma leitura mais pesada como esta (sim, este gênero já pode ser classificado como pesado pra mim rs). A hora da leitura pra mim é a hora que eu gosto de deixar a mente leve, já basta o dia-a-dia que é tenso...

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho esse livro... mas ainda não tive a oportunidade de ler =(
    Espero fazer isso em breve, pois li muitas coisas boas sobre ele... parece uma história muito intensa.

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei curiosa com o livro quando ele foi lançado, mas logo perdi o interesse ao folheá-lo na livraria. Acho que não era bem o que eu esperava e aí deixei de lado.
    Gosto de livros com temas fortes e chocantes e que acabam trazendo algum aprendizado e nos fazem pensar nele por horas, mas o enredo desse não me chamou tanto a atenção e não pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Aceito spoiler, dicas, marketing ou amor.
    Não me vejo lendo CF por ser isso, sentimentalista demais, e acabar numa depressão maior que o mundo.

    ResponderExcluir
  11. Eu já vi muitas pessoas falando desse livro, a historia me parece ser muito boa eu curti, adorei a sua resenha e espero poder ler ele logo logo, mas devo deixar claro que não tenho muitas expectativas.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!