Autora: Marina Carvalho
Ano: 2013 - Número de páginas: 304
Editora: Novo Conceito | Novas Páginas Gênero: Romance|Chick Lit - Skoob

Compare preços: Aqui  

Simplesmente Ana conta a história de Ana Carina, uma garota de 20 anos, que cursa Direito em Minas Gerais, mora com sua mãe e depois de alguns anos perdeu o interesse em saber quem era seu pai. Até um dia um homem deixar uma mensagem no perfil do seu facebook dizendo ser seu pai. Esse homem não era um homem qualquer. Era nada mais nada menos que o rei da Krósvia, uma região no sul da Europa (ou era leste?).
Isso causa uma baita confusão, mas após os primeiros problemas resolvidos, Ana é convidada por seu pai (rei) Andrej (se lê Andrei) a visitar seu país, conhecer a população, cultura e ver o quanto ela é importante para os habitantes de lá. 
Ela resolve aceitar o convite/pedido, já que seu novo pai se esforçava para deixá-la bem à vontade e sempre sendo gentil e amoroso. 
O que ela não esperava ao chegar na Krósvia, era o enteado (filho da falecida mulher de seu pai) do rei, Alexander. Um cara de 25 anos, arrogante, hostil, sem tempo para gracinhas, agradinhos ou bajulações à princesa, mas simplesmente gato! 
A convivência no novo país não poderia ser mais complicada. Além da comida ser estranha, o clima totalmente diferente, pessoas novas para conhecer, tinha Alex ali sempre insinuando que Ana poderia ser uma golpista atrás do dinheiro do rei, sem ao menos saber que ele que foi atrás dela e não o contrário.

Mas tudo muda quando o próprio Alex se oferece para mostrar a cidade de Perla (a cidade onde o palácio do rei está) para Ana, como um guia turística. Bem estranho, não?
E a partir desses passeios, encontros e tudo mais, algo muda no relacionamento odiado entre os dois.
Mas mesmo com um sentimento diferente brotando no coração de Ana, ela seria capaz de mudar do Brasil, deixar sua mãe, avós, sua melhor amiga Estela, o quase namorado Arthur, seu curso incompleto e tudo para trás? Será que seu sentimento é tão forte assim? 

Eu queria dizer: empecilhos é que não faltam para sua nova estadia no país. Mas a verdade é que teve pouco, na verdade só um chamado Nome de Cachorro. Opa, quis dizer Laika. A namorada de Alex. 
A garota veneno de toda história de conto de fadas. A riquinha, bem sucedida, estilo modelo, mais nojenta e metida impossível, insuportável por todos, mas que não larga o osso (Alex) por nada. E arma algumas para cima de Ana, impedindo que o amor surja e se concretize. 
"Dizer que a tal da Laika era bonita é ser econômica. A danada da garota era maravilhosa, aquele tipo de mulher que faz com que qualquer outra se sinta o cocô do cavalo do bandido, se é que me entendem.
Na hora que bati o olho nela, me lembrei logo de Ana Hickmann: alta, esguia, loira, fatal." pág 98

Mas Ana não está rodeada só por pessoas ruins, não! Na sua família podemos falar sobre a mãe dela, Olívia, que apesar ter mentido para sua filha e pais sobre o pai de Ana, e ocultado sobre a existência de sua filha para Andrej, ela é uma personagem que está lá para ajudar sua cria quando ela precisa e dar um empurrãozinho no casal. Assim como Estela, a best friend de Ana, que também faz de tudo para abrir os olhos de sua amiga e fazer perceber que o amor pode aparecer até nas situações mais complicadas. 

Da série "personagens fofos e agradáveis que gostaríamos de conhecer", temos Irina, a governanta do palácio que era como uma mãe para Ana enquanto estava na Krósvia. Sempre amigável, prestativa e carinhosa, Irina fazia de tudo para a estadia da garota fosse a melhor possível. 
Além dessa fofa, temos a Karenina, a cozinheira (ou se preferir, a chef) real, que fazia agradinhos culinários à Ana, e ainda dava umas empurradelas no casal Ana&Alex. Como quem não quer nada, é claro. 

Apesar de todos esses personagens legais, não curti tanto a leitura. Talvez seja um pouco da enrolação na história, o fato de eu esperar um pouco demais (já falei que ouvi tanto desse livro que tava louca para ler?) e não chegar ao esperado, ou a Ana parecer um pouco bobinha ou meio sem graça (é claro que ela teve seus momentos engraçados). Mas eu não fiquei com aquele sorriso bobo de canto de boca quando tinha as partes do casalzinho real. E eu ansiava por isso! Mas infelizmente não senti tanto amor assim pela história. E o final é aquele que a gente sabe como vai terminar. Só que até chegar lá não teve um quê de tão inovador ou surpreendente. Mas essa é minha opinião. Quem já leu o livro quero saber o que acharam do livro também. Conto com a opinião de vocês.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Ana, e conta todas suas aventuras, passeios com Alex, descobertas num país diferente, amor pelo Bon Jovin, sentimentos que surgem com o passar do tempo que fica por lá e a saudades que tanto é falada no livro. Já que em inglês a palavra saudades não existe (não se tem tradução).

Um ponto forte e excelente para o livro é o fato da autora colocar a protagonista e os demais personagens sabendo falar inglês. Porque seria brincadeira a menina ir pra Krósvia e todo mundo falar português, né? 

E com tudo isso continuo recomendando a leitura. Tem gente que curte mais chick-lits e romance do que eu. Então não posso falar que não gostei e não recomendo por não ser fã desse gênero. 


Citações: 
"Eu nunca tinha conhecido um rei de verdade e sempre pensei que eles fossem pomposos e esnobes. Mas Andrej Markov, meu pai, é o contrário disso, o que me deixa muito feliz. Já pensou se eu tivesse que conviver com uma pessoa intratável, arrogante e soberba só por causa do grau de parentesco? " pág 18

"Cara, eu devo estar muito carente, pensei, bem a perigo mesmo, para ter uma reação dessas. Afinal, eu nem gostava de Alex. Não tinha a menor simpatia por ele." pág 64

"Sem medo de plagiar a fala de Charles, personagem do filme Cartas para Julieta, ao qual assisti umas 19 vezes no Telecine Pipoca, reconheci que estava completa, absurda e irrevogavelmente apaixonada por Alexander Jankowski. Bom, a fala não era bem assim, mas era quase isso." pág 159


* Essa postagem faz parte do #MêsEspecialLivrosNacionais 
(saiba mais clicando na hashtag)



6 Comentários

  1. Aiii eu amei este livro, mas acho que é pq não tinha muitas expectativas e o Alex é o tipo de mocinho que me encanta. E eu achei que a Laika poderia ter sido um pouco mais má, tipo bruxa mesmo, mas não gostei dela mesmo assim. Quanto a Ana achei ela meio sem sal tbm, mas o que mais me irritou era a mania dela de querer negar o que era óbvio, me deu nos nervos kkkk

    ResponderExcluir
  2. Tipo, não é que eu tenha achado a história ruim é só que me lembrou * um pouco* a história de Cordel Encantado *a novela alguém lembra? ahsuahsuas* e acho meio difícil a história do livro ser muito melhor que a novela e já que a Ananda que foi com expectativas se decepcionou imagina eu, e outra parte que tbm me deixou com um pé atrás foi a vilã pq pra mim, a vilã tem que ser um dos personagens mais bem construídos e tem que ser má mesmo e acho que a Laika não chega a ser tão malvada assim e.e

    ResponderExcluir
  3. Isabela L4/8/13 13:32

    Achei bem interessante a sua resenha, deu detalhes importantes de um jeito bem descontraído! A capa do livro nunca me chamou a atenção, tanto que eu nunca havia tido interesse em ler, mas gostei do jeito da autora de citar coisas do nosso dia-a-dia (tipo Telecine Pipoca ou Ana Hickmann haha) que você mostrou aí. A história não é muito diferente, mas quem sabe um dia eu leia...

    ResponderExcluir
  4. Preciso ler esse livro!!!! (rs) E olha que o tenho por aqui (rs). Marina Carvalho é uma autora que parece merecer os elogios, porque quanto mais vejo leitores animados com Simplesmente Ana... mais sinto que não posso "perder tempo" e devo logo me dedicar em lê-lo! Apesar da sua resenha envolver uma opinião um pouco negativa sobre a expectativa desse livro e a realidade, meu desejo de lê-lo ainda se mantém (rs).
    "Mas eu não fiquei com aquele sorriso bobo de canto de boca quando tinha as partes do casalzinho real." --- Quero passar pela experiência e ver se comigo será diferente. Quem sabe? :D
    Beijos, flor!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda, eu fiquei pensando com meus botões... já imaginou se a aventura de Ana fosse no Brasil, tipo uma princesa brasileira? :D
    Queria ver uma história assim, da realeza brasileira, se não for imaginar demais..

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  6. Ahhh.. eu acho que vou gostar do livro.
    Já vi muitas pessoas falarem bem e mal do livro por esse motivo: grandes expectativas.
    Eu ganhei o livro e estou deixando minha memória a la Dory fazer efeito sobre as resenhas pra pegá-lo e começar a leitura! :D Como assim os personagens falarem inglês? São falas em inglês? '-' Ou é apenas aquela "eu sei falar inglês então não me perdi na cidade e nas conversações..." ? Carfusaeu @.@ EPA QUE AGORA O ASSUNTO FICOU BOM! Tem vilã no romance. *.* Tomara que tenha cena de dar risadas com as armações. xD EuGosto.-.
    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!