Título: Os 13 Porquês
Título Original: Thirteen Reasons Why
Autor: Jay Asher 
Editora: Ática
Ano: 2009

Em Os 13 Porquês acompanhamos a trajetória de Clay Jensen, que acaba de receber pelo correio uma misteriosa encomenda: uma caixa de sapatos com 7 fitas cassetes enroladas em plástico bolha. Logo Clay descobre que essas fitas foram gravadas por Hannah Baker, a menina pelo qual ele era apaixonado e que cometeu suicídio há algumas semanas.

Nas fitas, Hannah explica os treze motivos que a levaram a tirar a própria vida. Para cada lado das fitas, ela conta a história de uma pessoa que contribuiu, de alguma forma, para que ela perdesse a vontade de viver. Se você recebeu as fitas significa que você é um desses 13 motivos e a regra é: ouça as fitas e depois passe-as para a pessoa seguinte à sua história.

A leitura flui de uma maneira surpreendente, quando menos se espera você já está acabando. O autor escreve de maneira envolvente, que nos prende à leitura, mesmo sendo uma história com um tema tão forte. O livro é narrado em 1ª pessoa por Clay e intercala com a voz de Hannah vinda das fitas que ele está ouvindo. Clay é um personagem muito amável, e é praticamente impossível não notar o quanto ele gostava de Hannah.

Os motivos pelos quais Hannah se matou podem parecer um pouco fúteis se observados individualmente, mas, se formos juntando um ao outro, percebemos a gravidade de tudo que ela estava passando. Em vários momentos eu tinha uma vontade imensa de ajudar Hannah, ser amiga dela, e quando lembrava que isso já não era mais possível, sentia uma grande tristeza.

Os 13 Porquês aborda temas como bullying, depressão, abuso sexual e suicídio. E uma das grandes lições que ele apresenta é que devemos pensar melhor antes de dizer ou fazer algo para alguém, pois não sabemos o impacto que causará na outra pessoa.

Bem escrito, com personagens cativantes e um tema para refletirmos sobre nossas atitudes para com os outros. Resumindo: Um livro recomendadíssimo.

Nome: Ketelin Natieli Wochner
Blog : Vanille Vie
Twitter: @ketelinnw

Saiba como participar AQUI


*essa postagem NÃO vale para o TCL de Maio


2 Comentários

  1. Quando vi a sinopse deste livro, pensei que poderia ser a típica produção para render popularidade. Reunir vários temas pesados e colocar num único enredo, some isso ao fato de que o protagonista amava a pessoa que morreu e BUM... uma história que pouco acrescenta, mas muito impacta. Acho que estive enganada. É a primeira resenha que leio sobre Os 13 Porquês e penso, neste momento, que apesar de trágico... pode deixar uma inspiração no leitor. A importância de respeitar a dignidade das pessoas, sempre.
    Realmente, me interessou. :)

    ResponderExcluir
  2. Escuto muito falar desse livro, tenho uma boa curiosidade sobre ele, amei a resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!