Título original: The Future of Us
Autores: Jay Asher e Carolyn Mackler
Ano: 2013 - Número de páginas: 384
Editora: Galera Record - Gênero: Romance Juvenil - Skoob

Compare preços: Aqui 


Estamos em 1996 e Emma Nelson, estudante do ensino médio, com seus dezesseis anos, ganha um computador do pai que já está divorciado de sua mãe, tem outra família e vive longe delas. Seu vizinho e melhor amigo Josh Templeton, do mesmo colégio, com quinze anos, recebe um CD da AOL com 100 horas grátis de internet. Ele dá para ela instalar no computador dela e quando instala, a primeira coisa que aparece é o site do Facebook. Poderia ser algo normal se não fosse pelo fato do Facebook só surgir alguns anos depois. O que ela vê, sem saber mexer, é seu perfil daqui a 15 anos. Uma Emma mais velha, casada com alguém que ela nem conhece no momento atual e Josh, o skatista largado, casado com a garota popular do colégio, Sydney.
Agora com essa ferramenta em mãos, eles sabem o que o futuro os espera. Mas a parte ruim é que qualquer coisa que ela ou ele faça, mesmo sem saber o que, muda o futuro deles e dos seus amigos. Isso não é nada bom, né? Ou é?

O livro pode parecer bobo para alguns, muito adolescentesco para outros, mas o fato de me lembrar o filme De Repente 30, já me deixou animada e com mais vontade de ler O Futuro de Nós Dois.
Os seus personagens são bem humorados, divertidos, nada chatos e muito menos entediantes. Eu senti uma ligação com eles, e por causa disso, e pela boa escrita dos autores, eu engoli o livro em uma tarde inteira. Estou com dor nas costas e na nuca, mas não me arrependo. O livro é muito bom, já que mostra que tudo o que você faz no seu presente reverbera no seu futuro. Que é preciso pensar em suas ações com cautela, sem deixar de viver o presente, o agora.

Quero destacar os amigos super divertidos de Emma e Josh, a Kellan e o Tyson. É aquele típico casal de amigos que se apaixonam, vão e voltam mas nunca deixam de andar juntos. E eles tem um papel fundamental na história. Salve os dois! haha
Destaco também a alternância de capítulos entre as narrações de Emma e de Josh. Deixou algo mais dinâmico, menos monótono e aprofundou mais no mundo de cada um, seus pensamentos e suas ações.
O final é cute, eu dei risadinhas no decorrer do livro, e fiquei com aquele sorrisinho bobo de canto de boca em alguns momentos (mais no final, para ser precisa). O Futuro de Nós Dois deu gostinho de quero mais, apesar de ficar com aquela sensação de já ter visto/lido aquilo em algum lugar.

Mas atenção! Não vão com tanta sede ao pote esperando um super best seller, porque não encontrarão. É sim um livro muito bom, fofo, envolvente, mas não é aquele livro que vai mudar a sua vida ou deixar ela de cabeça para baixo com insônias ou ressaca literária. Ensina preservar as amizades, suas escolhas para o futuro e viver o agora, mas não esperem mais que isso. Só avisando, ein! 
Ps: Eu queria que esse livro virasse filme.


Citações: 
"Talvez aquilo não seja uma pegadinha nem um vírus. Talvez exista realmente uma mulher com trinta e tantos anos, que se chama Emma Nelson Jones. Ela estudou em Lake Forest High anos atrás e, por acaso, faz aniversário no mesmo dia que eu. Mas, mesmo que todas essas coincidências sejam verdade, por que ela foi aparecer no meu computador?" pág 28

"Se mudar o marido dela também muda os meus filhos, o futuro é ainda mais frágil do que eu pensava. As repercussões são impossíveis de prever." pág 152

"- Estou fora! - digo e me dirijo para a porta. - Para mim, chega de Facebook. Não vou mais brincar com o futuro." pág 239

*vale para o TCL de julho


25 Comentários

  1. Eu acho q vou gostar do livro, já q não tenho muitas expectativas com ele!!!
    Eu amo essa capa e estou muito curiosa para saber a história deles!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando vi a resenha deste livro, me senti animada para conhecê-lo! Queria ter acesso a ele, porque assim como você adoro filmes como De Repente 30! (rs) Gosto de teorias da conspiração ou do caos, porque nos fazem perceber como uma pequena atitude é capaz de provocar mudanças enoooormes e incontroláveis! Sobre O Futuro de Nós Dois, quando li as resenhas, logo me desanimei. Eram críticas muito duras para todo o livro, considerando a história previsível ou imatura demais. :/ MAAAAAS com a sua resenha senti novamente aquela pequena centelha de curiosidade! *u*
    "O final é cute, eu dei risadinhas no decorrer do livro, e fiquei com aquele sorrisinho bobo de canto de boca em alguns momentos (mais no final, para ser precisa)." --- ISSO É TUDO o que precisava saber, flor. Pode não ser um bestseller, mas é um livro que podemos ler para um entretenimento gostoso, daquele que dedicamos horas à leitura sem arrependimento. E isso é o que basta :) Voltou para minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Eu achava que esse livro era chato, mas depois de ler sua resenha mudei de ideia. E o fato de você falar que lembra "De repente 30" me conquistou de vez, amo esse filme, logo o livro deve ser bem interessante também.
    Quero ler logo logo!

    ResponderExcluir
  4. bom pelo menos é um livro que da para passar o tempo né.

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais desse livro, quero muito le-lo. Gostei da ideia do autor mesclar a historia com a virtualidade e tudo mais. POREM meu unico pé atras é se esse livro é realmente bom, bom mesmo eu digo no meu ponto de vista pq varios amaram o ultimo livro dele e eu detestei :(. Espero que eu possa ler esse um pouco de algum amigo e ver se gosto. Achei interessante a comunicaçao deles, quero ver o desfecho dessa história.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/7/13 22:02

    Esse livro não me parece O livro, mas acho que seja um entretenimento, como você disse, mas sabe, se acha que deve virar filme, é porque o livro não é tão meia boca assim, não é?! A lição por trás do mesmo parece ser bonita, estou ansiosa pra ler (:

    ResponderExcluir
  7. Já li algumas resenhas e a maioria dizia que o livro era um bom passa tempo, mas como eu sou adolescente *publico alvo do livro, eu acho e.e* sinto que gostarei mais dele do que a maioria, afinal sou viciado no Facebook e tbm em temáticas que envolvem o futuro, afinal o "Oi" que vc da pra moça(o) do trabalho pode mudar sua vida de um jeito inimaginável, espero poder ler o livro em breve e realmente gostar da história!

    ResponderExcluir
  8. aaaah, eu to doida pra ler esse livro! Já tinha me apaixonado pela capa, agr pela história. Adoreeeei, já está na minha lista de compras hehe

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana esse livro, gostei do tema dele e estou doida pra conferir. Parece ser uma trama gostosa de ler. Ao menos achei, mas é só lendo pra ver como é mesmo. É bom e acho que vou gostar, só que não espero mesmo que seja daqueles livros "ual amei pra vida toda!".

    ResponderExcluir
  10. Tenho vontade de ler o livro pelo simples fato de ter sido escrito por Jay Asher, que é autor de Os 13 Porquês (que aliás, mandei a resenha dele aqui no blog).
    Mas todas as resenhas que leio dizem para não esperar muito do livro. Mesmo assim eu leria.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Dizer que ouvi falar desse livro seria até crime... Não tem um só lugar onde não se fale sobre O Futuro de Nós Dois. Sou daquelas leitoras que evita um bom romance, a não ser que seja do Nicholas Sparks, pai dos corações destruídos, mas alguns livros assim, com uma pegada mais, digamos, realista, do dia a dia etc, super me intrigam! Depois dessa resenha a vontade de ler bateu mais forte. Me lembrou demais Um Dia (por serem em outra década e sobre amigos de longa data). Ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  12. Pra mim esse livro me trouxe uma grande nostalgia, porque muitas coisas do passado citadas nele, eu também usei, como a internet discada, discman, etc.
    Mas eu não queria estar na pele dos protagonistas, porque deve ser assustador ver o seu futuro em uma rede social e é ainda pior, que ele não esteja do jeito que você sonhou!
    Mas achei a história super divertida e quero lê-lo em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ler esse livro. Vejo e leio tantas resenhas sobre ele que estou naquela faze de ultrapassar a ansiedade. Sua resenha está ótima e me deixa muito feliz,pois com isso afirma minha convicção em ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Sabe aquele livro que pela capa você sente que vai gostar? Então, é esse. Adoro livros "adolescentescos" e depois da resenha eu fiquei com mais vontade ainda de ler. Não sei como eu reagiria se isso acontecesse comigo. Porque, pensando, você agora vive da maneira como sempre achou correta, e de repente, teu futuro tá ali, na sua frente, de uma maneira a qual você nunca imaginou. E ainda mais, com uma pessoa que você não conhece... Sei lá, a cada minuto que passa meu interesse e curiosidade pelo futuro dos dois aumenta! Haha, vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, to louca pra esse livro, desejando ele muito, espero te-lo em breve, a resenha me deixou ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha, bem elaborada! Estou louca pra ler o livro!

    ResponderExcluir
  17. Ah, que resenha boa! Eu já tinha ouvido falar desse livro e que ele era bom, mas não estava doida varrida para lê-lo "pra já", mas, já que vc falou que é um livro fofo e que lembra De repente trinta, ele vai entrar na minha lista de "pra logo".

    ResponderExcluir
  18. Pela capa do livro pensava que seria super chato, mas depois de ler a resenha fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  19. Ótima resenha! Fiquei apaixonada pela capa e depois de ler a resenha fiquei com mais vontade de ler!

    ResponderExcluir
  20. Eu devo confessar que: quase roubei O Futuro de Nós Dois da livraria Leitura(salvo que minha amiga disse que eles tem um dispositivo que se sair sem pagar apita, como assim, Bial? Enfim, trágico)tinha acabado de comprar Quem é você, Alasca? quando me deparei com ele e li as primeiras e últimas páginas, como não tentar roubar? Tive uma crise eufórica, amo livros cutes cutes que mexe com o que há de essencial em nossas vidas, como a preservação de nossas amizades, a família, como nossos atos interferem em nosso futuro e as consequências vindas deste. O futuro de nós dois está no top10 de minha listinha pra comprar. <3

    ResponderExcluir
  21. Ana Caroline Rocha27/7/13 18:16

    Só a capa, a premissa e o titulo já me faziam morrer de vontade de ter esse livro, mas li algumas resenhas que me fizeram ficar com o pé atras. Mas a sua resenha me fez ficar desejando o livro de novo! Com certeza vou ler, não importa quanto tempo demore pra te-lo em mãos.

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha, pois estou querendo muito ler esse livro. Bom já ser precavido sobre ser uma leitura fácil, descompromissada e divertida. E o tema me chama muita atenção pois peguei o começo da internet, então vai ser total nostálgico esse livro, mas com um pouco de "ah, se eu pudesse ter visto meu futuro, teria feito muitas coisas diferentes".

    ResponderExcluir
  23. Quero muito ler esse livro, quem não queria poder mudar alguma coisa no futoro se soubese o que vai acontecer, eu não gostaria de saber acho que sou a unica, fiquei bem curiosa com a história gosto muito disso tudo que li sobre a resenha eu era um tipo que nessa época tipo terror de computador, mas se soubesse tudo que se podia fazer com ele, seria bem diferente.
    Gostei muito dos cotes, deu vontade de ler logo.

    ResponderExcluir
  24. Esse livre me pareceu um tanto tendencioso e cheio de clichês, mas não posso julgá-lo sem antes ter lido, certo? Por outro lado, pela sua resenha, percebi que ele tem uma narrativa envolvente e reflexiva, e acho que se tratando de temas adolescentes, parece valer a pena a sua leitura. Gostei da resenha e de como ela abordou os principais aspectos do livro, sem revelar spoilers. :)

    ResponderExcluir
  25. Ele me lembra um dorama...Ok isso não me importa eu achei a sinopse fofa não tenho muitas expectativas pra mim esse parece ser mais daqueles livros pra matar o tempo mas como uma história muito fofa e o mais atrativo é os elementos conhecidos que misturam tipo quem imaginaria usar o facebook pra mudar o futuro.

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!