Título original: Destroy Me
Trilogia Estilhaça-me - Livro 1.5
Autora: Tahereh Mafi 
Ano: 2013 - Número de páginas: 99
Editora: Novo Conceito - Gênero: Distopia - Skoob

Atenção! Se você ainda não leu o primeiro livro Estilhaça-me, sugiro que não leia essa resenha pois contém SPOILER 

Destrua-me é o conto entre os livros Estilhaça-me e Liberta-me, onde aprofunda, ou tenta aprofundar mais o personagem vilão da trilogia Warner. Tudo contado pelo seu ponto de vista e narrado por ele. 
A história incia quando Juliette foge com Adam e Warner é baleado por ela. Ele fica totalmente ferido e seu pai acaba precisando ir para o seu setor para cuidar dos assuntos enquanto seu filho está se recuperando. 
Indo atrás de pistas para descobrir o paredeiro de Juliette e Adam, Warner acaba achando o diário que Juliette sempre carregava no bolso e escrevia enquanto estava presa. Nesse diário ele descobre uma empatia que até então nunca pensei que pudesse ter. Começa a entender os pensamentos de Juliette, seus medos e ver que tem muito em comum, como o abandono e maus tratos de seus pais. O que faz com que seu amor/paixão por ela aumente cada vez mais.

O pai de Warner surge como o grande vilão da história, fazendo transparecer que Warner sempre foi injustiçado, criado sem carinho e cresceu aprendendo a ser temido por todos, mesmo que seus soldados não o respeitem. 

O grande problema, para mim, desse conto não é só diminuir a vilania de Warner (algo que me atraiu grandemente à esse personagem), mas é que não acrescentou nada nada nada à trilogia. Muito pelo contrário, eu senti que despersonalizou o meu querido Warner e fez dele um pouco mais amável. Meu vilão tem que ser mau até o final! Esperando que Liberta-me ele volte com seu encanto de antes. 

A escrita não é da mesma forma que do primeiro livro, cheia de metáfora e palavras riscadas. Até porque ela é narrada por Warner e ele não pode ser tão poético, profundo e com uma mente conturbada como se tivesse preso por quase um ano como um animal. 

Mas apesar dos pesares, e eu achando que não deveria ter lido esse conto, para quem tem curiosidade em saber um pouco mais da vida do Warner (só um pouco mesmo), sentir a empatia dele com Juliette, uma certa loucura pelo poder e ao mesmo tempo atencioso com as famílias que moram no seu Setor de comando, acho que seria legal sim, ler esse conto. 

"Essa garota está me destruindo.
Uma garota que passou o último ano internada num sanatório de loucos. Uma garota que tentou me matar porque eu a beijei. Uma garota que fugiu com outro homem só para se afastar de mim.
É claro que essa é a garota por quem eu iria me apaixonar." pág. 56

*vale para o TCL de julho


13 Comentários

  1. Eu entendo seu sentimento, flor, quando diz que um vilão deve ser mau até o final (rs). Mas sou fã da cultura oriental e, como eles costumam fazer, adoro quando há atenção sobre a história do vilão. A pessoa pode ser má, pode ser cruel, mas com certeza é também humana. Gosto quando vemos traços de bondade, ainda que meramente destinados a si mesmo. *¬*
    Não li essa série ainda, mas está em minha lista. Espero que até lá possa desfrutar desse conto e ter, realmente, uma opinião mais aprofundada sobre o Warner. A história dele me lembra o Darth Vader. ^^'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu sabe que eu adoro seus comentários? rs
      Sério! hehe
      Pois é, pensando nesse lado oriental (também curto) você sempre descobre o porque dos vilões serem assim e às vezes até fico mais simpático com eles. haha
      Mas o problema é que eu sabia que Warner tinha problemas com o pai logo no primeiro livro, então não achei tanta necessidade em falar sobre isso nesse conto. E também sabia sobre seu amor louco por Juliette.
      Então acabou que não acrescentou tanto assim, para mim, esse conto para a trilogia. Mas é só minha opinião, tá? haha Porque tem muita gente que adorou. Vai de cada um.

      E recomendo ler a trilogia porque é bem interessante, escrita em metáforas e com uma diagramação bem interessante :)

      Beijos!

      Excluir
  2. não consigo encontrar pra comprar o meu, tenho os 2 primeiros. ^^

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bom?
      Você pode baixar o livro que a Novo Conceito disponibiliza de graça: http://www.editoranovoconceito.com.br/destrua-me/
      Se cadastre rapidinho com e-mail e nome que pode baixar na hora.

      Beijos!

      Excluir
  3. Querendo conferir também para dar aquela boa entrada no novo livro. É legal conferir esse conto, um ponto de vista diferente faz bem!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do conto, e acho que ainda vamos ter algumas supresar com o Warner durante a série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Ok, em certo ponto concordo com você, mas eu gostei de ver esse "novo" lado do Warner. Como você disse já sabíamos desse amor louco dele pela Juliette, mas ver isso da perspectiva dele deu nova vida e fundamento a tudo isso. Ao meu ver ele tornou-se mais desejável kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua safadinha! kkkk
      Sabe o amor? Pois é, nem precisa de mais isso para deixar o Warner mais desejável (para mim) hahaha
      Será que vai ter um conto de Adam? Mesmo ele sendo o mais sem graça.kk

      Excluir
  6. Eu gostei. Mesmo não tendo lido Estilhaça-me ainda, eu resolvi arriscar a ler e me spoilar rs. Acho que esse conto é muito bom para ler mesmo e saber um pouco mais.. Eu tenho liberta-me e esse livro me pareceu mt bom. A forma de escrita alterada tbm parece ser outra forma.

    ResponderExcluir
  7. Não tenho vontade de ler Estilhaça-me. Sei lá, acho que há tantas outras distopias melhores por aí para se ler, como as que não tenham esse triangulo amoroso, por exemplo... haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. A resenha me atraiu muito, apesar de eu não ter livro o primeiro livro, tenho curiosidade. O que ma atraiu ainda mais foi o trecho do livro, deve ser muito legal. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li o conto e depois do que você disse, nem sei se vou. Eu amo o Warner, e ainda fiquei pensando se não tinha algo de errado comigo quando acabei estilhaça-me "Torcer pelo vilão? Sério, Bianca?" Eu ficava repetindo e repetindo, mas depois vi que não era só comigo, praticamente todos estavam se afeiçoando a ele. Mas, apesar de tudo, o Warner era um vilão e ele não era, tipo, "amável" e agora estou com receio de ler e perder toda a afeição por ele...

    ResponderExcluir
  10. Isadora Bersot28/7/13 15:07

    Li estilhaça-me no ano passado. Achei a história bem diferente e amava as frases riscadas. Espero que a trilogia como um todo não decepcione no final! Tô com fila de livros aqui em casa decorrentes do fim do período heheh mas comprarei esse em breve pq quero tudo! hahha

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!