Título original: Suzanne's Diary for Nicholas
Autor:  James Patterson
Ano: 2011 - Número de páginas: 130
Editora: Arqueiro Gênero: Romance| Drama - Skoob
Compare preços: Aqui e Aqui

Katie, uma jovem editora que tinha um relacionamento de quase um ano com Matt, se vê triste e desolada com o rompimento por Matt. Ela não vê explicação para tal ato, pois sempre pensou que o seu relacionamento fosse perfeito demais para acabar.
Ela queria alguma explicação urgente por isso, mas o que ela não esperava era encontrar respostas em um diário que Matt dá a ela. Ele foi escrito por Suzana, uma jovem médica que também se relacionou com Matt e com esse relacionamento nasceu Nicolas. O diário escrito de Suzana para Nicolas conta desde a época em que seus pais se conheceram, se casaram e tragédias que, para Katie, foram um choque enorme a todos e até para ela que nunca conheceu Suzana mas que simpatizou.

O livro tem poucas páginas, mas nem por isso deixou com aquele gostinho de livro fraco ou incompleto. Porque sabemos muito bem que se for bem escrito, sendo o livro grande ou pequeno, ele agrada de qualquer jeito. Os capítulos são divididos em momentos em que Suzana escreve para Nicolas, ficando em primeira pessoa; e momentos em que Katie está lendo ou suas reações quando lê e suas lembranças, ficando em terceira pessoa.

Os personagens são de uma profundida a cada página, que a gente acaba se identificando ou simpatizando com eles. Além de tirar várias lições de vida, como a lição das 5 bolas. O trabalho, família, saúde, amigos e integridade são as nossas 5 bolas. O trabalho é uma bola de borracha, se você deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro são bolas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada ou lascada ou vai se quebrar de vez. Então é preciso preservá-las pois são únicas e preciosas.

É um livro romântico, e por isso não dei uma nota alta porque não sou fã desse gênero. Não sou mesmo! Ainda mais misturado com drama. E se não tiver na balança uns momentos engraçados, começo a achar depressivo e a leitura não rende. Mas mesmo assim, consegui ler rápido o livro e recomendo para quem gosta de livros assim.
Eu, mesmo sendo quase impossível chorar com um livro, fiquei chocada e comovida nas páginas finais. Realmente deu uma vontadezinha de chorar. Então posso dizer que é m livro emocionante e acho que as pessoas deveriam ler para dar mais valor à vida e as pessoas que amamos e estão a nossa volta.

Citações:
" Agora acredito em anjos. Só de olhar para você, meu menininho querido, é impossível não acreditar.
Estou pensando em quanto eu amei você quando estava na minha barriga, em como o amei no instante em que nos conhecemos. Quando o vi pela primeira vez, você olhou direto  para o papai e para mim. A expressão em seus olhos dizia: 'Oi, eu estou aqui!'
" pág 24

" Havia um limite de leitura do diário que Katie conseguia suportar por vez. Matt a alertara sobre isso no bilhete: algumas partes provavelmente seria difíceis de suportar. Agora Katie sabia que não era apenas difícil, mas avassalador.
Estava passando por um momento em que começava a duvidar que houvesse finais felizes na vida real, mas havia. " pág 104





8 Comentários

  1. Quando vi o título pensei ser um livro do tio Sparks e até se parece um pouco, pelas tragédias, tenho um livro do Petterson que tbm é pequeno, mas nem por isso deixa de ser bom, me parece ser bem legalzim.

    ResponderExcluir
  2. O que mais achei interessante e me faz ter mais vontade de ler esse livro é que ele é tanto em formato das cartas quando a releitura delas.
    Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  3. Já eu sou fã de romances e ainda misturado com drama pra mim fica melhor ainda!
    A capa é maravilhosa e eu espero que a história também seja :D

    ResponderExcluir
  4. É com esse livro que quebrei a cara. Fui ler achando que iria ser o máximo, porque só via resenha boa...e nada. Achei muito texto de jornal, sério, quando li me senti lendo uma história de jornal...coisa mais sem graça ¬¬
    Não recomendo pra ninguém que leia, tem mil melhores. Se me perguntam se vale a pena já digo mil abobrinhas do que achei e coloco na fé dele, porque caí na lábia de resenhas e odiei, então é melhor fazer cara feia com o livro, se a pessoa ler e gostar já é outro caso...

    ResponderExcluir
  5. Não importa a quantidade de páginas, pois tem muitos livros grossos que são só enrolação e o fim acaba não sendo grande coisa.
    Adorei a lição das 5 bolas, é bem verdade mesmo, as de vidro temos que cuidar muito bem.
    Eu até gosto de ler um bom drama mas, não com muita frequência por achar muito monótono, gosto mesmo de histórias eletrizantes. Mas sempre tento variar, ''O Diário de Suzana para Nicolas parece ser bom e já tinha ouvido falar muito bem Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  6. A capa é simplesmente perfeita, mas não sou fã de romances, mas mesmo assim eu o leria.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, não sabia que o livro era tão curtinho!
    Eu gosto dos livros do James, mas só li os do gênero policial dele. Eu tbm não sou uma apreciadora de romances, então não sei se gostaria muito do livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada do autor, mas me interessei por esse livro.
    Acho que a narrativa alternada entre primeira e terceira pessoa deve deixar a leitura mais dinâmica. Além disso, achei a sinopse bastante interessante e gostei da lição das 5 bolas.

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!