Título original: Fated
Autor:  S. G. Browne
Ano: 2010 - Número de páginas: 272
Editora: Leya - Gênero: Romance - Skoob

Compare e Compre

Desastre conta a história de Fado, ou como é conhecido na terra, Fábio. Ele é um imortal responsável pelos fados de pelo menos 70% da população do planeta, e os chama carinhosamente de seus humanos ou clientes.
Ele vive como um homem normal num apartamento caro nos EUA, onde tem do bom e do melhor sem se preocupar em pagamentos, trabalhos e essas coisas humanas.
Fábio tem tudo sobre controle com seu trabalho de direcionador de fados até que conhece Sara, uma mulher atraente e que chama atenção de homens, mulheres, crianças, idosos de uma forma única e angelical. O que faz com que Fábio a siga (no modo invisível, é claro) por todos os lugares e acaba se apaixonando por ela. Mas o problema, além dela ser humana e os imortais serem proibidos de se relacionar com eles, Sara está na trilha de Destino. Destino, que tinha um casinho com Fado, é uma imortal que adora vermelho e que direciona destinos (coisas boas) para pessoas não tem nada de santinha. Beira à outra imortal, a Luxúria.
Mesmo sabendo que não pode se envolver com humanos, Fábio começa a namorar Sara e a partir daí que o jeito de ser e de trabalhar dele muda. O que antes para seus humanos era apenas ver eles caindo na miséria, bebida, drogas e prisões, agora Fábio quer ajudá-los a encontrar o caminho certo mandando-os para a trilha de Destino, interferindo em seus fados.

O livro é cheio de referências à marcas americanas, programas e essas coisas que eu não conhecia direito, mas nem por isso atrapalhou a leitura. Pelo menos ao meu ver.
Além de marcas internacionais, o livro cita alguns pecados capitais como Gula e Preguiça e seus jeitos e comportamentos. 

Os personagens são fortes, engraçados e até dona morte (Dennis) é um cara legal, compreensível, um pouco rancoroso mas de bom coração. Cada um com sua personalidade completa o livro de forma ímpar e faz com que a história, que eu nunca tinha lido parecido, fique mais empolgante. Preenchendo muito bem a luta interior de Fado que sabe que não pode se envolver com humanos mas se apaixona por quem não devia, arriscando perder a imortalidade e sua vida mansa. 

Narrado em primeira pessoa por Fábio, Desastre te envolve completamente com a escrita de Browne de forma irônica, sarcástica e bem humorada sobre a vida e como pensamos sobre ela. O que nos faz refletir sobre nossas ações e como podemos interferir no nosso futuro tanto para o bem como para o mal se não tomarmos as decisões certas numa situação.

Um livro recomendadíssimo e que, apesar de ter várias reflexões, romance e muito sarcasmo, ele traz uma linguagem simples, contemporânea e divertida.
Leiam Desastre! Suas ideias irão mudar completamente.

Citações:
"Sempre fiquei imaginando como seria ser um super-herói, dotado de poderes que eu poderia usar para ajudar donzelas em perigo ou impedir a ação de vilões e criminosos. Mas não acredito que minha personalidade seria adequada para evocar um sentimento de segurança.
Capitão Fado.
Homem Fatal.
Senhor Fatalista.
Além disso, não acho que eu ficaria bem de collant e meia-calça.
" pág 39

"Aqui estou eu, uma entidade imortal, existente desde os primórdios do ser humano, e com medo de falar com uma inofensiva fêmea do gênero. Meus pais iam ficar tão orgulhosos! Embora tecnicamente eu não tenha pais." pág 61

"Além da velhice, das quedas de aviões e de um ou outro eventual desastre natural, a maioria das pessoas morre, hoje em dia, porque faz escolhas erradas.
Fumar cigarro.
Excesso de bebida.
Comer baiacu.
Outros humanos são apenas naturalmente idiotas.
Bebendo e dirigindo.
Ateando fogo em si mesmos.
Tentando parar uma motosserra com sua artéria femural.
E tentam culpar Dennis? Honestamente, ninguém mais quer assumir a responsabilidade por sua própria morte.
" pág 107

"Ela é honesta e compassiva.
Generosa e sincera.
Paciente e compreensiva.
Em resumo, ela é tudo o que eu não sou.
É que penso que em Sara eu encontrei meu complemento perfeito. Ela é a borracha do meu lápis. O Camembert da minha baguete. O yin para meu yang
" pág 120





12 Comentários

  1. Morro de vontade de ler esse livro, mas nunca tenho tempo.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro. De princípio parece um pouco confuso, mas imagino que durante a leitura tudo se encaixa. Parece uma história bem legal e diferente, nunca li nada parecido...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro ano passado e tornou-se um dos meus favoritos!
    Adorei a escrita do autor e a forma como ele criou personalidades distintas para cada Entidade =)

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da resenha. Confesso que não conhecia o livro ainda e após ler sua resenhas (e as informações sobre o livro), fiquei com vontade de ler. Vou dar uma pesquisada nos preços!

    Beijos, Romário | www.naomeentendamal.com.br

    ResponderExcluir
  5. Qto tempo que eu não passo por aqui :)
    Eu li esse livro e amei, Favorito ^^
    Bela resenha
    brubs

    ResponderExcluir
  6. Putz, acabou de me lembrar que tenho de ler! Faz tempo que falei que iria ler esse livro e nada. É bom não é? Gostei dele também.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito dessa temática, imortais se apaixonam por mortais mesmo que tenham que perder tudo, aii que liindo *---*
    E ainda tem um sarcasmo? Amei! Quero ler!

    ResponderExcluir
  8. Se eu fosse comprar esse livro pela capa eu nunca imaginaria que fosse um romance/ comédia, ia pensar de primeira que fosse um livro de terror. Não sei se gosto disso.

    ResponderExcluir
  9. Adorei!!! Achei que seria algo mais para o terror (que eu também gosto muito) ou até um sobrenatural bem mais para o drama.
    Parece até ser bem divertido, claro, acredito que não seja uma comédia mas, parece ser empolgante.
    Gostei muito da capa.

    ResponderExcluir
  10. Julgando pela capa, me surpreendi muito com a história! Não esperava gostar tanto.
    Me deixou bem curiosa sobre os personagens, e pelo romance q parece ser lindo!!!
    Gostei muito do livro!!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei da trama, legal tratar sentimentos e o tais pecados capitais como pessoas, contando uma história e, as vezes, uma lição de vida. A capa me lembrou muito Belo Desastre, de Jamie McGuire...

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  12. Isadora Bersot25/5/13 10:03

    adorei essa história! Nunca havia ouvido falar sobre algo assim, gostei muito! Vou por na minha lista de desejados hehehe

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!