Título original: The Perks of Being a Wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Ano: 1997 - Edição Nacional - 2007 - Edição 2 - 2012
Número de páginas: 223
Editora: Rocco - Gênero: Jovem adulto | Drama Skoob

Compare e Compre

O livro se passa no ano de de 1991 e 1992, onde é narrado por Charlie, um garoto que escreve cartas ao seu amigo leitor (nós) contando tudo o que acontece na sua vida a partir dos seus 15 anos e alguns acontecimentos nos anos anteriores. Fala sobre suas descobertas de drogas novas naquela década, sexo, amor, amizade, bandas novas e independentes, livros e autores, e sobre o que as pessoas acham dele, quando ele aparenta ser anormal, como sua irmã o chama.

No decorrer do livro a gente descobre o porquê dele ser do jeito que é, e, mesmo sendo assim, ele consegue fazer amigos para a vida toda, como Sam e Patrick. E, apesar das diferenças, cada um respeita o outro como é. Um detalhe na leitura que vocês vão perceber é que Charlie divaneia muito, mas nem por isso o livro fica confuso ou de difícil entendimento. Seria como uma forma da gente conhecer muito mais e rapidamente Charlie, sua família e seus amigos.

Um livro diferente dos que já li, pois ele não é como aqueles que a gente sabe o que ele vai descobrir ou fazer, como por exemplo, um livro romântico onde a personagem se apaixona e a partir daí ela enfrentará diversos obstáculos para viver seu amor em paz. Nesse a gente está meio que às cegas, esperando o que Charlie vai fazer ou o que ele vai contar.

As vantagens de ser invisível é um livro onde conta sobre dramas familiares e adolescentes sem perder seus momentos cômicos e humorados de Charlie, e nada escrito de forma forçada para te fazer chorar rios.

É realmente envolvente e emocionante. A gente conhece um pouco mais sobre o mundo dos jovens e se emociona com Charlie, um garoto muito especial, e seus amigos que também fazem parte dessa categoria.

Citações:
"- Ele é invisível.
E Bob assentiu com a cabeça. E todos no porão fizeram o mesmo. E comecei a ficar nervoso como Bob, mas Patrick não me deixou ficar nervoso demais. Sentou-se do meu lado.
- Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende.
" pág 48

"E penso em como muitas pessoas têm adorado essas canções. E como muitas pessoas passaram por maus bocados por causa dessas canções. E como muitas pessoas tiveram bons momentos com essas canções. E o quanto essas canções realmente significam." pág 72


13 Comentários

  1. Se o livro for tão bom como o filme (ora na maioria das vezes o livro é muito melhor), há de ser algo que é de leitura obrigatória! :)

    Beijo*

    http://mantinhaderetalhos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, aparenta de que o livro seja bem melhor que o filme e olha que eu amei o filme. Há algum tempo ele está em minhas meta mas, ainda não tive nem tempo de ir comprar, assim que der certo comprarei.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o filme mais ainda não assisti. Sei lá, todos ficaram encantados pelo livro e eu nunca tive vontade de lê-lo. Vai ver o problema é comigo mesmo... haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tô bem interessa nesse livro, é bem fora do padrão e acho que é isso que estamos precisando. Nada daquilo que todos já sabem o que vai acontecer no final.
    Mas se eu não tiver tempo para ler o livro com certeza verei o filme.

    Beijo
    http://tanaminhaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu vi o filme e realmente a história me surpreendeu. Pensei que fosse alguma coisa mais adolescente, mas de fato são temas complicados que são abordados na trama (uns relacionados a idade mesmo, e outros não). É uma história divertida, com uma pitada de drama. Muito bom, gostaria de ler o livro (deve ser ainda melhor).
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa sou louca pra ler esse livro!
    Amei seu post.
    Beijos
    Capricornizando

    ResponderExcluir
  7. Muito fofo esse livro, um dos meus favoritos! Uma graça de história e o jeito que é contada é tão legal! Fiquei meio que esperando essa coisas das cartas parar em certo ponto, mas aí vi que era o livro todo. Até que ficou legal sendo assim, dá um certo ar de mistério, você fica com umas dúvidas no fina e tudo mais, mas gostei disso. Ah, o livro é perfeito pra mim e pronto!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não assisti o filme, pelo fato de querer ler o livro primeiramente, confesso que estou muito anciosa só tenho visto opiniões positivas, como sempre o romance é um ponto positivo, outra coisa importante é falar sobre os dramas adolescentes, faz com que eu me identifique com a história, espero me emocionar com o livro.

    ResponderExcluir
  9. Quero ler o livro primeiro e depois assistir o filme. Amei o trecho q vc colocou principalmente o primeiro. Gostei bastante dá resenha, e achei muito interessante vc dizer q o livro surpreende o leitor, q não dá pra prever o q o Charlie vai fazer.
    Tô precisando ler algo assim.

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar muito desse livro e ouvi muitas críticas boas. Tenho muita curiosidade para lê-lo, mas estou sem tempo hábil e sem $$ hahaha Mas pretendo mesmo ler. Sou mais fã de livros do que de filmes, então... rs

    ResponderExcluir
  11. Quero tanto ler este livro. Quero ler e depois ver o filme com a Emma liinda *--*
    Gosto de dramas fortes e desses com pitadas de humor (:

    ResponderExcluir
  12. Não li o livro ainda, mas gostaria muito de receber cartas de alguém contado-me sobre sua vida. Seria uma leitura interessante!

    ResponderExcluir
  13. Não sei se lerei o livro, já que vi o filme e já sei a história, é uma pena pois o livro parecia ser ótimo!

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!