Título original: Florence and Guiles
Autor: John Harding
Ano: 2010 - Número de páginas: 282
Editora: LeYa Brasil Gênero: Romance/Suspense - Skoob


Florence é uma garota de 12 anos que sabe ler e escrever. Isso seria normal se não fosse por ela precisar manter isso em segredo, assim como sabe da existência da biblioteca que tem na casa. Seu tio, após uma desilusão amorosa por causa dos livros, proibiu que Florence fosse alfabetizada. Mas, mesmo com as restrições, Florence aprendeu a ler sozinha e já leu tantos livros da biblioteca que já até perdeu as contas.

Ela vive na fazenda da família com seu irmão mais novo Guiles e alguns empregados. Guiles, que está na fase de alfabetização, é mandado para um colégio longe de sua irmã. Ela sente muita falta dele mas tem como companhia seus livros e um vizinho novo, Theo. Um garoto magricela, alto e com sérios ataques de asma.

Guiles é mandado de volta para casa e seu tio contrata outra preceptora, uma espécie de professora particular, para ele. Como mora longe, ele sabe de praticamente nada dos sobrinhos, e parece não se importar muito.

A nova preceptora é a senhorita Taylor, uma senhora reconhecível aos olhos de Florence. E com a sua chegada, após a morte da antiga preceptora, senhorita Whitaker no lago, Florence começa a acreditar que a senhorita Taylor é o fantasma da antiga preceptora que veio se vingar dela por não tê-la salvado do lago, roubando Guiles.
Então, a partir daí, Florence faz de tudo para salvar seu irmão dessa mulher e se proteger dos perigos que a cercam.

A menina que não sabia ler é uma história totalmente louca. Muito bem escrita, bem narrada e como personagens envolventes, mas é impossível, pelo menos para mim, gostar do final. Com todas as reviravoltas, tragédias, e a imaginação fértil da garota, a gente fica pedindo para que tudo seja invenção dela, ou pelo menos alguma parte.

É um livro realmente bom e é daqueles que você diz: Cara, esse autor fumou umazinha. Porque é muita droga para aceitar o desfecho da história. Na verdade, tive vontade de esganar a garota de tanta psicopatia que ela tinha para tentar manter o irmão por perto.

Pra mim, o autor quis passar que: quando você é proibido de ler e quando você faz de tudo e consegue, se aproveita tanto dessas leituras mesmo com poucas idade, a imaginação aflora de tal maneira que às vezes é quase impossível distinguir a imaginação do real. Já que ela não lia livros infantis ou juvenis, e sim adultos e bem conteudistas.

Aí eu começo a pensar: será que existe uma idade certa para ler alguns tipos de livros (como policiais, filosóficos, contos fantasiosos demais e trágicos)? Será que ler demais te separa do real e te joga pro imaginário sem previsão de volta?

Então concluo que, de tanto ler a menina ficou doida. Porque o livro é narrado por ela e a gente só sabe o lado dela, não sabe se tudo o que ela contou ou vivenciou é verdade ou da cabeça dela.

Citações:
"Absorvi o Declínio e queda, de Gibbon, os romances de Sir Walter Scott, Jane Austen, Dickens, Trollope, George Eliott, a poesia de Longfellow, Whitman, Keats, Wordsworth e Coleridge, as histórias de Edgar Allan Poe, estavam todos lá. Mas um autor destacou-se entre todos. Shakespeare é claro." pág 17

"Com um gesto materno, ela estendeu a mão na direção do meu irmão, tirou o cabelo de seus olhos e então disse:
-Ah, meu querido, eu poderia comê-lo!
A mulher era a srta. Taylor
." pág 103 




15 Comentários

  1. Eu vi esse livro na livraria ontem e estou arrependida de não ter comprado, gostei muito da resenha!

    ResponderExcluir
  2. Li no início do ano e o final me fez gostar menos dele. Achei tão bizarro aquilo. E eu nem sou do tipo que avalia uma história pelo final, mas nesse caso fiquei com muita raiva.
    E sim, ele deve ter fumado pra escrever aqui, rs.

    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  3. Gente que loucura! Nunca li esse livro, mas como muitos comentam fico muito curiosa com ele, ainda mais porque acho a capa linda, mas não imaginei que a história fosse essa confusão toda. Eu que tenho noção de real e imaginário as vezes me pergunto umas coisas, porém acho que nunca cheguei numa loucura assim. Fiquei curiosa e assustada agora kkkk

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do final hehe. Fiquei um tempão pensando sobre ele. Elaborando mil continuações. Adoro um final que faz imaginar possibilidades. É um romance gótico, de terror. Não imaginava um final bonitinho mesmo.
    Parabéns pela resenha e pelo blog.

    Beijo.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não me empolgou esse livro, sei lá, o título me lembrou A Menina Que roubava livros e eu não gostei desse livro. Não me sinto atraída por esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Falei que iria ler esse livro e acabei levando umas resenhas negativas a frente da vontade e parei de querer ler. Agora nem sei o que faço mais. Vou ler algum dia...espero.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei do livro. Lembro que comprei pelo título e não me arrependo.
    Quando a história realmente começou, a cada página que lia, mais eu ficava intrigada com esse mistério todo dessa tal senhorita Taylor. E o final me surpreendeu pois não era o que eu imaginava.
    E assim como a Thaynara aí nos comentários acima, também fiquei com um certo receio antes de comprar pq me lembrava ''A Menina que Roubava Livros'' e este eu não gostei, na verdade, abandonei. E ''A Menina que Não Sabia Ler'' não tem nada a ver com esse livro, não mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Que doideira! Até agora não tinha lido nada sobre o livro e nem tinha me interessado. Realmente estas questões de ponto de vista na narrativa fazem uma diferença brutal na compreensão do leitor. Se temos mais de um, conseguimos "julgar" melhor as atitudes, a realidade, etc. Mas quando o personagem é meio doido (como no caso! rs) e só temos seu ponto de vista, aí é mais complicado, mas também interessante. Nada como um "não saber se é verdade" no final das contas.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Uma amiga minha leu e não gostou. Além disso, ela me contou praticamente todo o livro! hahaha E sim, ela tbm achou a maior doideira e odiou o final...
    Por isso, eu nem tenho muita vontade de lê-lo, acho que não ia gostar dele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Lendo a sipnose já pensei que não ia gostar do livro, mas após ler a resenha me supreendi positivamente, pelo que parece o autor quis passar uma mensagem com a leitura, e o fato de se bem escrito ajuda e muito, mas mesmo assim tenho um pouco de receio de ler como você disse o final foi um pouco "decepcionante" livros assim sempre me deixam com um pouco de raiva, achei meio confuso, sim, o livro subiu no meu conceito, mas não acredito que estará nas minhas próximas leituras pelo menos por enquanto.

    ResponderExcluir
  11. Pois é, impossível gostar do final. Uma história tão envolvente, bem criada, só de pensar que a menina se alfabetizou sozinha, naquela casa cheia de cômodos e mistérios, com um final doido que você fica com cara de tacho. Destaco o vocabulário da Florence, impecável!

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  12. Comprei, li e amei, mas o final é decepcionante. A história é ótima, muito bem construída. A cada página eu queria continuar lendo pra saber onde ia dar, mas o final foi decepcionante mesmo. Concordo absolutamente com o que vc falou sobre a psicopatia da garota, ela é doida. Quase soquei o livro qnd terminei e fui pra cozinha aos berros com minha mãe! hahaha De qq maneira, apesar do final, o livro é muito bom!

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li o livro mas está na minha lista a um tempão, só falta oportunidade.
    Gostei muito da resenha. O livro deve realmente ser bom. Na parte que você falou que o autor deve ter fumado umazinha eu ri SIUAHIUSAH. A história parece ser bem maluquinha.

    ResponderExcluir
  14. Tanta gente fala que o final é decepcionante, mas que o livro é tção bom, que fico pensando se leio ou não, rs. Pretendo ler logo para tirar as minhas conclusões =D

    ResponderExcluir
  15. Este livro sempre está em promoção na submarino, mas confesso que ele não chama nenhum pouco minha atenção, acho a história dele bem confusa.

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!