Título original: Warm Bodies
Autor:  Isaac Marion
Ano: 2011 - Número de páginas: 256
Editora: LeYa - Gênero: Romance

Compare e Compre

O livro conta a história de R, um zumbi com aparência muito jovem mas com gostos antigos, por isso, não sabe ao certo a quanto tempo está morto, já que seu corpo ainda não mostrou sinais claros de putrefação.
Assim como os outros zumbis que "sobrevivem" após a doença, por assim dizer, que transformou os mortos em zumbis e pessoas mordidas por esses zumbis em Mortos também, R precisa se alimentar de carne - braços, tórax, pernas, cérebros ... - humana.
A diferença entre R e os outros zumbis, não é só por ele ainda parecer Vivo, mas por conseguir se comunicar - mesmo sendo duas ou três palavras -, às vezes sentir remorso ou ter algum sentimento não Morto.
Em uma dessas caçadas à procura de alimento para ele e o grupo de zumbis que vivem com ele no aeroporto, R acaba "conhecendo" Julie, uma garota que estava atrás de qualquer objeto importante, junto da sua equipe de resgate, para os outros Vivos que moram num grande estádio. Nesse encontro entre os grupos começa uma carnificina e R acaba por matar o namorado de Julie, o Perry. E comendo seu cérebro pouco a pouco. Mas, por algum motivo, R protege Julie escondendo-a dos outros zumbis esfaimados e a salvo da morte iminente. 

E, a partir daí, algo maior e mais profundo acontece.
Saboreando pouco a pouco do cérebro de Prry, R começa a ver as memórias do garoto com tanta nitidez que pareciam dele. Presencia tudo desde pequeno, quando conhece Julie pela primeira vez, ao começo de sua vida no estádio e os primeiros ataques de zumbis. As memórias são carregadas de emoção, tristeza, amor e o melhor de tudo: esperança. E é essa esperança que atrai Julie à R. Ela vê nele - um zumbi que mal consegue completar uma frase, mas que tem várias ideias, vários pensamentos - um futuro melhor para todos.

Os dois se unem, com um amor que brota entre eles, uma esperança para dias melhores, onde transformados zumbis conseguem voltar a ser Vivos ou que morram naturalmente sem se tornar essas criaturas comedoras de cérebro. Um futuro onde R pode amar Julie sem receios. 


O livro é bem romântico, como vocês puderam ver pelos primeiros parágrafos da resenha, cheios de pensamentos filosóficos em torno de como o fim pode não ser o fim. Que com amor e esperança, grandes catástrofes podem ser resolvidas, bastando acreditar nessas duas primícias.

A narração troca entre R e as memórias de Perry, onde ele se torna o narrador da história conta sobre seu passado. A história é um pouco parada - pra não dizer muito -. Mesmo com zumbis e ataques, não posso dizer que exista ação. 

O livro seria mais como um amor impossível entre um zumbi e uma humana. Um Morto e uma Viva.
E bem por aí, o casal não me convenceu. Não senti amor por nenhum dos dois. Na verdade, senti falta de algo nesse livro. Não sei explicar o que, mas senti.

Achei Sangue Quente bem interessante, mas não é o meu tipo de livro. É claro que agrada a alguns e é fraco à outros. Leiam e tirem suas conclusões! Vocês podem se surpreender, ou não. 

Citações:
"Não sei porque temos que matar as pessoas. Não sei o que conseguimos ao morder e mastigar o pescoço de alguém. Roubo o que ele é para repor algo que sinto falta! Ele desaparece e eu fico. É simples, mas sem sentido." pág 18

"O que tem de errado comigo? Olho para minha mão e sua carne cinza e pálida, fria e dura, e sonho que ela é rosa, quente e flexível, e que pode manejar, construir e acariciar." pág 59



16 Comentários

  1. Gostei da historia, mas claro que já era o clichê mais obvio, de um zumbi se apaixonar por uma humana.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o livro legal mas acabei não solicitando ele pra ler. Não sei, também acho que faltou algo na história pra me conquistar de vez. Eu não gosto tanto do filme, porque este sim acho que puxaram pra modinha, ficou beeem clichezinho mesmo. Difícil de engolir. Porém, creio que "Sangue Quente" tem seu lado bom, de acordo com algumas resenhas a leitura é bem tranquila e há momentos bem divertidos. Apesar de não ser prioridade agora eu quero ler pra saber o que vou achar ^^

    desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Me falaram desse livro, não fiquei com muita vontade de ler, mas não posso ter certeza, ainda não li. Parece que é cheio de clichês né? Não gosto de livros assim, mas vamos ver o que vou achar se eu ler :)

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro e gostei bastante.
    Adorei a narrativa do autor e o senso de humor que ele colocou nos personagens. E achei diferente a ideia de o zumbi comer o cérebro de um humano e ter as lembranças dele como se fossem suas.
    Também achei que faltou algo no livro... não sei dizer bem oq... Não gostei mto do final, mas mesmo assim valeu a pena ter lido o livro.

    ResponderExcluir
  5. Não tenho muuuuita vontade de ler. Pois eu adoro zumbis e não sei se consigo ler algo que mostre um deles se apaixonando por uma garota.
    Talvez o autor quis criar algo criativo, mas acho que o resultado não ficou satisfatório. Assisti o trailer do filme e me pareceu muita comédia! Acho que o jeito é assistir levando tudo na brincadeira...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. eu quero ler o livro, mas confesso que sou fã dos bom e velhos zumbis malignos sabe asassshshusauh

    ResponderExcluir
  7. Queria muito ler este livro e depois ver o filme, porém acho que não terei tempo. Mas ainda sim estou super curiosa para ler este livro.

    ResponderExcluir
  8. Eu vi o trailer do filme e achei tosco demais, e isso me fez desanimar bastante em ler o livro
    beijos

    ResponderExcluir
  9. pensava que o livro era totalmente diferente, com mais ação...
    Me desanimei totalmente agora com livro :xx
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita vontade de ler esse livro. Pelo menos um de zumbis porque nao li nada ainda nesse tema.
    A capa eh super interessante.

    ResponderExcluir
  11. gostei bastente do livro bem interessante, a capa bem bonita forte, intrigante

    ResponderExcluir
  12. Bem tenho vontade de ler o livro, apesar de acha-lo meio bizarro.

    ResponderExcluir
  13. Hum quando esse livro foi lançado minha primeira reação foi "Ah não, essa é a nova modinha? Zumbis?" e claro não tive a mínima vontade de ler. Mas até que pelo filme eu me interessei, já que é meio uma comédia não é mesmo? Bom interessante até pelo que li na resenha, talvez um dia quem sabe

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho esse livro e quero muito ler mas ando sem tempo e com uma fila enorme de livros para ler antes. Mas espero conseguir ler antes do filme. rs.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho o livro e pretendia ler antes do filme, so nao sei se consigo. Pelo menos eh um tema mais interessante, neh?

    bjs.

    ResponderExcluir
  16. Estou louca pra ler o livro mas já passei pelo que você esta sentindo as vezes acho que o livro é bom mas ele não me agrada por que não me simpatizo com os personagens principais hehe

    bjos

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!