Autora: Lesley Pearse
Ano: 2012 - Número de páginas: 560  
Editora: Novo Conceito - Gênero: Drama - Sinopse: Skoob


Esse livro estava lá entocado na estante (assim como muitos outros) e sem previsão para ser lido. Mas foi no começo do ano que resolvi pegar pra ler. A verdade é que sempre que eu olhava o tamanho do livro me desanimava. Eu tava na época de ler livros pequenos e rápidos pra não demorar na leitura e acabar largando, sabe? Mas com esse foi diferente. Lutei com a preguiça e a incerteza da leitura e comecei a ler.
Mesmo sendo grande, consegui ler rápido, bem rápido na verdade. Sabe por que? Porque ele é um livro totalmente envolvente. É verdade! É tão envolvente que quando cheguei nas 30 páginas finais, eu simplesmente não queria que terminasse. Queria viver mais um pouco a vida de Belle, queria saber se ela se casaria, teria seus filhinhos, se teria sua loja de chapéus e viver sem o trauma da prostituição que a assolou tão nova e inocente.

Em 1910 Londres, Belle Cooper era uma garota de 15 anos muito bonita e totalmente inocente. Seria como qualquer outra garota em Seven Dials se não fosse pelo fato dela ser filha de uma dona de um bordel, morar no porão desse bordel durante os 15 anos e não saber o que acontecia toda noite nos quartos de cima. Ela só sabia que lá era um lugar onde os homens iam pra dançar, conversar e beber com as garotas que trabalhavam lá. Ela não sabia que era algo mais que isso e que as garotas eram prostitutas. Assim, ela vive muito bem sem saber de nada, passeia pelas tardes no bairro e num desses passeios conhece o rapaz Jimmy de 16 anos. Muito simpático, (tão fofo!), esperto, corajoso, inteligente e sempre prestativo e (posso arriscar a dizer no começo da leitura) o amor da vida de Belle (só ela que não sabe disso). O viu e conversou com ele apenas duas vezes, mas queria muito que ele se tornasse amigo dela e vice-versa.

Mas numa tarde, limpando os quartos do bordel, Belle cochila no quarto de uma das garotas e quando acorda, já pela noite, é pega de supetão e se esconde embaixo da cama, onde ela acaba descobrindo o que os homens fazem no bordel e ainda vira testemunha do assassinato da garota/prostituta/Millie no quarto.
Ela consegue fugir mas sabe que o assassino/Kent/falcão a viu e descobre quem ela é. Belle acaba sendo sequestrada e vendida para Paris, para um bordel onde os homens gostam de garotas muito novas. Lá ela é abusada, brutalmente machucada e fica entre a vida e a morte. Até que é vendida novamente, vai a um "convento" onde é tratada até ficar sarada das dores físicas (pois as psicológicas são muito fortes para serem esquecidas) e depois seguir viagem para a casa onde seu comprador a quer. As pessoas que a compraram do bordel levam-na para New Orleans (Estados Unidos), e o encarregado/acompanhante/vigia para essa viagem é o jovem belo e frio Etienne. Belle, por ser calorosa, amigável, e esperta pra sua idade consegue fazer amizade com Etienne, mas não é o suficiente para que ele a ajude a fugir. Ele tem mulher e filhos, e o medo deles serem mortos pela insolência dele, faz com que não tenha coragem de salvar Belle. Mesmo ele se afeiçoando a ela, muito mesmo. 

Chegando em New Orleans, ela precisa trabalhar na casa de Martha, uma mulher rígida e gananciosa. Belle, descobrindo as verdadeiras intenções de Martha para mantê-la mais tempo no bordel, resolve fugir com um cliente mais velho e tentar a vida como cortesã para juntar bastante dinheiro, aprender a fazer chapéus e fugir de volta para Inglaterra.

Eu queria muito titular o livro como A Jornada de Belle, porque, gente!, são 560 páginas de pura aventura. Não uma aventura totalmente boa, mas que se pode tirar muitas experiências.

Lesley nos apresenta uma personagem muito forte, muito perspicaz, um pouco (ou muito) ingênua, teimosa demais, também. Acho que a personalidade dela te prende e te encanta em alguns momentos. A capacidade que ela teve para manter a calma, que sinceramente, eu teria perdido a muito tempo se tivesse acontecido comigo, é de se admirar. Aprender com os erros, aprender ainda mais com os acertos. Ela tenta se convencer que para sair daquele mundo onde foi bruscamente jogada para dentro, precisava pensar que virar prostituta deveria ser normal e que precisava amar seus clientes para que eles a amassem, e que pagassem mais. Assim conseguiria o dinheiro mais rápido e voltaria logo para sua família. A autora passa um pensamento tão convincente de Belle que a gente começa a pensar como ela e ver que deveria ser assim, mesmo no começo do livro mostrar uma Belle doce, ingênua e inocente. Mas o tempo a transformou daquele jeito e ela precisava dançar conforme o ritmo.

Além dessa personagem contagiante, envolvente e emocionante, Lesley passou uma boa aula de história. O livro se passa na década de 10, onde em New Orleans a prostituição era legalizada, a vida era difícil para as mulheres, o descaso da polícia e o medo que tinham de pessoas poderosas e muito perigosas e o tráfico de garotas e mulheres para o comércio do sexo.
Dá pra aprender bastante com o livro, tirar lições para a vida e como diz uma citação do Woman's Weekly na contra-capa "Um épico dinâmico e emocionante que você não esquecerá tão cedo."

Existe a intercalação de uma hora era capítulo com as mães e os amigos de Belle tentando pistas para encontrá-la e outro que narrava as experiências dela. Os capítulos com ela na parte onde falava dos programas não era de um todo explícitos ou detalhistas demais, mas dava pra ter uma boa noção do que ela passava e sentia. 

Recomendo muitíssimo o livro para todos que querem se aventurar numa época distante e ver o lado que muitos jornais, livros e filmes não relatam: o lado da prostituição infantil e forçada.

Ps: Já estou preparada psicologicamente para assistir ao filme, se fizerem, é claro! rs

Citações: 
" Belle ficou profundamente emocionada. Olhava para os olhos escuros de Jimmy e desejava que tivesse as palavras certas para dizer quão melhor ele a tinha feito se sentir consigo mesma. " pág 59

" Belle estava longe de ser estúpida, e do que ela já tinha passado percebeu que os "donos" dela se tornariam muito cruéis com qualquer um que tentasse libertá-la. " pág 162

" Era verdade que ser entregue em um bordel não era o ideal para começar a vida, mas em Londres seria melhor para ela? Ela tinha absoluta certeza que sua mãe e Mog não iam querer que ela se tornasse uma prostituta, mas o que mais havia para uma garota com seu histórico exceto a igreja ou trabalhar numa fábrica? Ficar em casa para sempre era uma perspectiva ainda pior, pois ela nunca fez amigos e os dias seriam intermináveis. " pág 186


                                                                      FORMULÁRIO


11 Comentários

  1. Amei sua resenha flor!
    Este livro foi um dos meus favoritos do ano passado. Adorei a escrita da autora, e apesar do livro ter sido muito forte, com cenas tensas eu simplesmente adorei. E não me arrependo de ter lido. Estou ansiosa para ler "Roubada", espero que seja tão bom quanto este.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito bom e triste também. Em algumas cenas eu ficava com um nózinho na garganta e com o coração na mão.

    Também fiz uma resenha desse livro no blog, confere lá: http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a capa desse livro fantástica! A moça é muito bonita!
    Gosto muito de históricos, e esse vai entrar na lista de mais desejados!
    ^^
    Sua resenha foi perfeita!


    http://postitandscrapbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de ler livros tmb, mas prefiro aqueles de romançes rsrs gostei dos trechos q acabei de ler.

    ResponderExcluir
  5. adoro ler livros, romance então fico doidinha, adoro essa capa . quero ler ele em breve!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Coloquei um selo para você em meu blog.
    http://heykarol.blogspot.com.br/2013/01/primeiros-selos.html
    Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei esse livro,
    ele é simplesmente fantástico,
    a narrativa é envolvente, os personagens.
    O entre que a Lesley criou é simplemente divino, uma estória muito forte, mas de superação de uma personagem guerreira e não abaixa a cabeça em nenhum momento.
    AMEI demais.
    beijos,
    fernanda,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parece um livro bastante forte. Não gosto desses temas.

    ResponderExcluir
  9. O livro é lindo, daqueles que você precisa ter na estante! A história é marcante heim, mas acho que eu não teria paciência para ler não... Mas é interessante acompanhar Belle desde menina até as descobertas da vida.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  10. Já vi muitas resenhas desse livro e sempre tinha gente chocada com esse livro.
    Talvez eu não aguentasse, porque pelo que você disse é bem forte.
    E não sei se gostaria de ler essas coisas. Sou muito fã de drama, mas acho que esse eu não leria. rs Só se fosse um drama cheio de romance. *-*
    O que não é o caso.

    Beijinhooos

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, o tema é interessante e forte. Alem do que a capa do livro é linda!!

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!