Autores: Bernardo Guimarães e Jovane Nunes
Ano: 2010 - Número de páginas: 168  
Editora: Lua de Papel - Gênero: Humor - Sinopse: Skoob


A proposta da Editora Leya e Lua de Papel foi dar uma repaginada em alguns clássicos da literatura brasileira com a ajuda de alguns autores que fazem humor. 
Bom, esse seria o primeiro livro que leria com esse tipo diferente, já que acrescentaram bastante humor nessas obras. 
Pela minha grande curiosidade, acabei comprando esse livro e outro com a mesma proposta, deixar os clássicos mais divertidos e passar uma boa parte da verdade aos adolescentes que não apreciam a leitura desses livros clássicos.

A história é basicamente a mesma, Isaura é uma escrava branca que mora numa fazenda e seu dono é o Leôncio. 
Os pais de Leôncio morrem antes de dar a liberdade a Isaura e agora ela precisa obedecer Leôncio que é rude, carrancudo e nas suas viagens na Europa acaba virando vampiro. Ele volta para casar com a filha de um rico senhor de engenho e herdar a herança, terras e um documento para construir uma indústria de sangue e assim ele poderia beber sangue sem problemas. Quando chega no Brasil se apaixona pela beleza e inocência de Isaura. Mas ela não o ama, tem medo dele e prefere a morte que se unir a ele.

Acontece muitas coisas loucas e confusas na história como o corcunda virar vampiro, tentar se casar com Isaura, a mulher de Leôncio virar vampira e se apaixonar por Isaura, aparecer um dono de uma fábrica de alho e se apaixonar por Isaura. Ou seja, todo mundo se apaixona por Isaura. rs

O livro é bastante divertido, o começo tem um inicio bem interessante, com sacadas, piadas e por vezes um humor negro, ou melhor dizendo, um humor afro-descendente como diz o autor Jovane Nunes. Mas depois de algumas páginas aquele humor já começou me irritar um pouco, comecei a achar forçado e mesmo com menos de 200 páginas, custei a terminar a leitura. 
Porém, achei válida a ideia de "remasterizar" alguns clássicos e acho que isso ajuda a conhecer a história real e incentivar a leitura dos jovens sobre as obras clássicas. Ótima iniciativa. 

Achei interessante os trocadilhos, as piadinhas bem brasileiras que só nós conseguimos entender e conseguir rir sem boiar. Recomendo como uma leitura simples, rápida, divertida e boa para quem quer conhecer um pouquinho sobre a obra de Bernardo Guimarães. 


Citações:
"Outra medida lucrativa veio do turismo. Isaura criou um tour pela fazenda para que as pessoas da corte que não sabiam como era a vida na senzala ou no canavial pudessem conhecê-la. Os dias em que haviam castigos no tronco eram os mais concorridos, alguns turistas que compravam o ticket full podia açoitar os escravos. Era uma experiência inovadora e muito interativa." pág 42

"Leôncio voava tranquilo rumo à casa-grande, olhando a Floresta Amazônica abaixo de si. Caro leitor, eu sei que no estado do Rio de Janeiro a mata é atlântica, mas como tenho esperanças que esse livro seja vendido no exterior, coloquei Floresta Amazônica. Para o estrangeiro, toda mata brasileira é amazônica." pág 91

                                                        FORMULÁRIO



7 Comentários

  1. Apesar da coleção me chamar atenção, não sei se leria agora.
    E como estou fazendo uma reeducação em relação a compra de livros, o mesmo fica pra outra oportunidade. hehehehe
    Bjks, flor.

    ResponderExcluir
  2. A historia me parece ser boa, mistura de classicos mas na acho que leria agora, futuramente quem sabe.

    ResponderExcluir
  3. Achei bem legal essa novidade de reescrever os clássicos. Eu falo mesmo que não curto clássicos, acho muito chato mesmo, sempre durmo lendo. Acho que essa é uma forma e trazer o passado junto com novas propostas. Vou anotar pra ler ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  4. achie bem curioso , mas não leria agora estou numa fase mais light

    ResponderExcluir
  5. Como disse a barbara, bem curioso.

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Só 3 estrelas?
    Eu já ouvi falar desse livro e dizem ser bom.
    Talvez por ser pequeno eu daria uma lida. rsrs
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Achei bem legal! Acho que eu daria uma oportunidade à essa coleção.
    Eu penei foi muito quando estudava e precisava ler isso.
    É claro que é uma adaptação, então preciso ler de qualquer jeito o original.
    Mas que é interessante, é. :D

    Beijinhooos

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!