Título: Ser Clara
Autora: Janaína Rico
Ano: 2012 - Número de páginas: 285 
Editora: Underworld - Gênero: Romance | Chick Lit - Sinopse: Skoob

Clara é uma brasiliense de 27 anos, irmã caçula de três irmãs, professora que adora sua profissão e acima de tudo ama sua família. Gosta de curtir, de badalar, festejar, beber, falar muito palavrão e de arranjar namorados.
Na festa de casamento da sua melhor amiga Laura, ela conhece o padrinho de casamento João Thomas. Um médico super lindo e bem divertido.
Eles começam a conversar, bebida vem bebida vai e eles já estão na cama dela, em sua quitinete. Eles se envolvem mais do que uma noite apenas, e para ela, ele já é o pai de seus filhos. Como ela mesmo diz: que mulher não gostaria de um homem lindo, médico, que a ame e cheio da grana para casar?

É claro que nem tudo é perfeito. A mãe dele, Natália, é uma mulher possessiva, muito metida e totalmente ciumenta. Logo no primeiro encontro com Clara, ela já a ameaça. Mas Clara é forte, corajosa, cheia de orgulho e dona do seu nariz. Sabe muito bem onde se mete, e sabe que consegue vencer essa megera.

Outro problema que surge é a aparição de colegas de ensino médio, e um deles [Léo] acaba se envolvendo com Clara. Algo que abala o relacionamento "perfeito" dela com João Thomas.

O começo do chick lit eu não estava conseguindo me adequar aos palavriados, para não dizer palavrões. E aos vários sinais do tipo exclamações e interrogações excessivas. Esse livro tem a linguagem atual, mas para mim atual demais. Porque acho e sempre acharei feio mulheres falarem palavrões demais, beberem até cair ou fazer vexame em público, ainda mais na frente de parentes. Isso não é coisa de mulher, e sim de vadia.
Me desculpem, mas quanto mais eu lia, mais eu tinha certeza que Clara era uma completa vadia egoísta. E mesmo acontecendo algumas coisas no final do livro, continuo com a sensação de nunca gostar de personagens como ela.

Clara é uma mulher louquinha. Sempre aprontou, nunca foi santa. Gosta de falar palavrão como quem gosta de respirar. Bebe até cair, e faz tanto sexo que pensei que o livro fosse só isso.

Mas com o decorrer do livro, você se depara com problemas como anorexia, traições, problemas psicopáticos, ciumes doentios, e um suspense totalmente inesperado. Nada do tipo livros policiais, mas até que interessante. E ela está lá como amiga, filha, namorada e tentando sempre ajudar e contornar a situação.

Os personagens são legais e interessantes, mas posso confessar? O nome João Thomas e algumas situações do livro me lembraram muito novelas mexicanas do tipo Maria do Bairro, ou aquele brasileiro Maria Esperança.
É claro que tem partes beeem engraçadas, mas de todo o resto, o livro não me agradou como esperado.
Sem falar na capa que achei e continuo achando estranha. Mas não to nem aí em ler em público. Porque não tenho vergonha de ler, mesmo que meus livros tenham capas assim, com uma mulher com a calcinha arriada, um pirulito na mão e sentada no vaso.

Vamos para mais um detalhe: Achei que em alguns momentos os diálogos forçavam e queriam ser engraçados. Mas não me convenceu. Gostei de uns, é claro, mas outros acho que poderiam ser mais naturais. E outra coisa! Além de vadia egoísta, achei Clara se achando demais (foi preciso o trocadilho).


Citações: 
"Como a maioria das brasileiras, sou dona de um popozão de respeito, o que é, aliás, a parte do meu corpo que mais gosto, uma vez que, graças a ele, consegui muitas coisas na minha vida. Antes que pense que fui ou sou garota de programa, vou explicar: em blitz, por exemplo, desço do carro, e deixo algo cair no chão. Os guardas sempre me liberam."

"As mulheres tinham os peitos mais caídos de todo o universo porque cada uma delas havia amamentado três filhoes de um cara que carregava uma barriga enorme de chope e deixava o cofrinho aparecendo quando se abaixava para pegar o velocípede do filho mais velhos jogado no chão." pág 28


                                                                   FORMULÁRIO



17 Comentários

  1. Isadora Bersot22/11/12 09:24

    Hmm, não curti o livro rs
    Já não gostei da capa desde o início, sempre achei bem estranha, mas não gostei muito da história também não.
    Já detestei o estilo de ser "Clara" rs

    ResponderExcluir
  2. Isabela Eccard22/11/12 09:26

    Juro que tenho vontade de perguntar a autora ou a editora porque cargas d'água a capa do livro é essa! rs
    Não gostei muito da história, achei que fosse diferente disto. Sei lá, tem gente que gosta né? ;p

    ResponderExcluir
  3. Tenho enorme vontade de ler esse livro e a sua resenha só fez aumentar esse desejo.
    Acho que eu iria gostar do livro, pois gosto de livros anorexia no meio. E outra coisa que eu gostei bastante e não sabia que era que a escrita é atual, e tenho quase certeza que isso iria me prender à leitura. Só não curtir em saber que a personagem principal é ala "vadia egoísta" nãos curto isso em mulheres, acho feio e vulgar. Mais quando eu ler eu vou tirar minhas conclusões.
    Gostei da sua sinceridade.
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  4. Estou participando do Book Tour do Selo Brasileiro, então brevemente lerei esse livro.
    Sabe . vou falar com sinceridade.
    Me doí lendo essa resenha.
    Acho que sou uma vadia. rs
    Eu bebo muito ( na frente de familiares também) , e falo muito palavrão, não na frente da minha mãe, pois ainda tenho respeito por ela . amém, mas é bem rotineiro eu falar palavrões. :(

    Eu achei sua resenha muito negativa, espero ter outro ponto de vista sobre o livro.
    Enfim, gostei muito dessa resenha, pois você foi muito sincera.
    Mil Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk mas tu bebe até cair e ficar desmaiada e fazer coisas ridículas na frente de seus parentes?
      Olha, ela fala muito palavrão mesmo.
      Leia o livro e depois vamos bater um papo. rs

      Beijos!!

      Excluir
    2. Não de cair, mas bebo muito . Muito mesmo!!!
      Agora falar palavrão, acho que sou muito desbocada, como minha tia diz.
      Eu falo muito mesmo e quando estou com raiva falo muito.
      Então, você quer me ver ficar sem falar palavrão nenhum minuto? Coloca minha mãe perto de mim.
      Quando ela está presente, eu não falo um ai . rsrs
      Pode deixar que vou ler o livro e volto aqui para bater um papo.
      Beeijos

      Excluir
  5. Vou ler o livro também no Book Tour do Selo Brasileiro. Espero que eu goste do livro, embora sua resenha tenha me deixado com pé atrás. Gosto de resenhas sinceras e a sua foi uma das mais sinceras que eu já li. Gostei!
    bjs

    Joyce
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. já li e odiei esse livro afff ¬¬ dinheiro perdido

    ResponderExcluir
  7. Não gostei muito da história, aparentemente. Na verdade, não me identifico com a problemática da personagem principal, nem com seu estilo. Ainda que tenham elementos que curto, que são as questões mais psicológicas e de suspense, não me convenceu. Por este motivo, não senti vontade de ler o livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Juro que quando eu li o nome joão thomas eu lembrei na hora das novelas mexicanas com aqueles nomes tipo Carlos Daniel, Leonardo Augusto, sei lá cafona pra caramba. kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Pela sua resenha, que está ótima a propósito, não fiquei muito animada com o livro não. Mas vamos ver mais pra frente quem sabe,
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Gente, vou tirar esse livro da minha estante agora KKKKKK
    Eu detesto esses livros que as personagens falam muito palavrões etc, mesmo que seja da personalidade da personagem, eu odeio, para mim acaba com o livro!!!
    E também não gosto muito da capa, achei mto apelativa.

    ResponderExcluir
  10. Acho importante dar apoio a literatura nacional, mas romances simplesmente nao me descem IUASHiUASH

    Saber ainda q ele só tem 3 estrelas nao me faz ter mais vontade.

    Prefiro ficar com os brasileiros da literatura (medieval) fantástica!

    =**

    ResponderExcluir
  11. Eu tinha uma certa curiosidade sobre esse livro, achava que ia ser ótimo, mas agora fiquei bem receosa.
    Também não sou fã de livros vulgares, então acho que não vou gostar.

    Desisti dele.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  12. Bom, a resenha está ótima, mas não posso dizer o mesmo sobre o livro. Ainda não o li, mas de longe, já percebi q não faz muito meu estilo, e acho que é perca de tempo ler livros como esse. Será que vale a pena? acho que não.

    ResponderExcluir
  13. Olha eu já tinha lido resenhas boas e ruins, mas a sua foi a mais sincera... Mas não tenho vontade de ler...
    Sei lá este livro é meio estranho... pra começar não entendi a relação da capa com a historia...
    Eu falo um pouco de palavrão ( quem não fala??) e bebo um pouco... agora tem muitas que seguem o padrão da Clara, mas não chegaria a chama-las de vadia , mas enfim... entendi a sua posição e realmente num livro atual, tem certas coisas que é melhor não mencionar...afinal nao é um romance??

    bjuus

    ResponderExcluir
  14. Que pena que você não gostou da história da Clara. Não é possível agradar todo mundo, certo? Nem Cristo conseguiu. Mas espero que isso não te faça desistir de ler o Apimentando, meu romance novo. De qualquer maneira, agradeço a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janaina. Agradeço muito seu comentário.
      Darei sim, uma chance ao seu novo livro.
      E muito obrigada!

      Beijos! ^^

      Excluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!