Título original: Shatter me
Autora: Tahereh Mafi
Ano: 2012 - Número de páginas: 304  
Editora: Novo Conceito - Gênero: Romance|Fantasia - Sinopse: Skoob



Mais um livro que simplesmente me tirou o fôlego, que me instigou, me exigiu de concentração e esforço pra não ficar com dor nas costas de tanto tempo lendo. Porque, vocês sabem, quando a gente lê um livro intenso, a gente não consegue parar até terminar. Mesmo que isso lhe cause dor nas costas, dor de cabeça e  por aí vai...


Juliette (17 anos) é completamente diferente de todas as garotas de sua idade. Ela tem um poder. O poder de tocar as pessoas e essas pessoas simplesmente morrerem. Ou ficarem gravemente feridas.
Por conta dessa "doença", ela é internada num hospício tratada como louca e psicopata. Seus pais não se importam com ela, o estado não se importa com ela.
Ninguém se importa com ela, seus sentimentos por não poder tocar em ninguém, e muito menos por estar 3 anos presa numa cela, comendo quase uma vez por dia, quando a dão comida, num lugar congelado quando é frio e derretendo quando é calor. Em condições totalmente precárias de sobrevivência.
Um dia, por algum motivo, ela simplesmente recebe um companheiro de cela, Adam (18 anos). Mas ele também não é um garoto qualquer. Ele é o garoto que Juliette sempre pensou enquanto vivia do lado de fora. O garoto que sempre a protegeu das crianças maldosas e que a machucava, tacavam pedra ou a xingavam de nomes horríveis. Ele tenta de todas as formas fazer amizade com ela, mas é inútil, pois ela sabe que não pode tocar em ninguém sem machucar. 

Passam-se poucas semanas dentro da cela, e um grupo de 4 homens armados de rifles invadem o local e levam os dois para fora de lá. Juliette demora a acordar e quando acorda descobre que não está mais no hospício, e sim numa área de escura de batalha. Um setor de uma arena do exército. Adam trabalha lá, e a leva para Warner (19 anos). Warner é totalmente egocêntrico, louco e quem sabe apaixonado, é comandante do setor e filho do capitão (ou algo do tipo), e comanda com mãos de ferro e brutalidade todas as suas tropas. Ele quer que Juliette torne sua arma, sua, totalmente sua. Pois assim seria mais fácil impressionar seu pai e virar um grande líder a custo do medo que ela traria. 

Toda a reviravolta começa quando Juliette decide fugir com Adam, SIM!! Ele é bonzinho e se libertar para longe de Warner. E isso não é uma tarefa fácil. Mas com a ajuda de Adam, e de amigos essa tarefa fica menos árdua. 

Esse livro é bem, como posso dizer, doce. Acho que é a palavra certa.
Tahereh usa de muitas e muitas metáforas em sua escrita. Um diferencial em distopias. Um diferencial também à aqueles que acabam comparando o final com X-men. E, sinceramente?, prefiro esse a X-men. Porque esse tem romance, inocência, atos bem psicopáticos mas que dá mais e mais vontade de ler.

Estou ainda pensando nos músculos de Adam e seus lindos olhos azuis. Na força de Juliette e sua vontade de viver do lado de seu amor. E ainda estou pensando no Warner, o vilão super atraente que se eu não gostasse do Adam, ficava ali mesmo do lado do Warner. 

No livro tem o romance, drama, sensualidade sem chegar a ponto de virar vulgar, poderes, e muita mas muita metáfora. É claro que no começo vai ficar um pouco difícil de ler. Mas depois que você começa e se acostuma, fica fácil. Mamão com açúcar.
Já estou esperando a continuação que ainda está sem nome aportuguesado. Mas que tem prévia de estreia em fevereiro de 2013.


Citações:
"Às vezes estou tão desesperada por tocar, por ser tocada, por sentir, que tenho quase certeza de que vou cair de um penhasco em um universo alternativo no qual ninguém, nunca, será capaz de me encontrar." pág 12

"Eu tinha 14 anos quando meus pais finalmente se livraram de mim. Quando eles recuaram e me observaram sendo arrastada por conta de um assassinato que eu não sabia que poderia cometer." pág 42

"Tudo que sempre quis era estender a mão e tocar outro ser humano não apenas com minhas m ãos, mas com meu coração." pág 65
  




14 Comentários

  1. Um dos melhores livro que li no ano!!!
    Me chutei mentalmente todas as vezes que lembrei o porquê eu não li ele antes.
    Adorei tua resenha!

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Eu acabei de receber esse livro de uma troca no skoob, veio até autografado. \o/
    Estou bem ansiosa para ler, porque só vejo resenhas positivas dele.
    Gostei muito da sua resenha. Agora fiquei querendo saber o fim, queria saber se ela vai fica com ele. Por falar em X-Men ela é como a vampira de X-Men em que as pessoas quase sempre morrem quando ela se aproxima ;/ Deve ser horrível isso.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Atos psicopáticos foi MARA! rsrs
    Eu preciso pegar o meu livro para ler. Ainda não consegui um tempinho!
    Mas Estilhaça-me é daqueles livros que prendem em uma história com ação, mistério e superação, além de um romance bacana.
    X-Men é legal e se este livro for pelo menos parecido, já vale a leitura.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse livro.
    É um dos meus preferidos.
    Vale muito a pena a leitura sério gente.
    O jeito como a autora escreveu, aquilo que ela escrevi e passava um risco. Achei tudo tão maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Eu não li o livro, mas as resenhas me deixam com uma ansiedade enorme, estou louca para ler.
    Quando eu li a sinopse realmente fiquei super curiosa em relação a ele.
    Pedi a mamãe, mas como já tinha usado o cartão na sexta, não me deixou comprar mais.
    Enfim . Quem sabe um dia *-*
    Sua resenha dala muito bem dele e..... também quero conhecer os músculos e os olhos azuis de Adam.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Isadora Bersot25/11/12 17:40

    Esse livro é simplesmente sensacional! Uma história com um enredo que eu nunca vi, super original.
    Também achei a leitura difícil no começo e precisei me concentrar bastante, mas depois fluiu. Quando acabou o livro e descobri que era uma trilogia fiquei boladíssima! rs Aguardando ansiosamente os próximos =D
    Ps. Acho que to com algum carma de só comprar livro que é trilogia, vou te contar viu? ;p

    ResponderExcluir
  7. Isabela Eccard25/11/12 17:42

    Minha irmã tem esse livro também rs Ainda não pude ler; não por falta de curiosidade, mas por falta de tempo mesmo. Vida de vestibulanda não é fácil! Já tô com uma lista interminável de livros pra ler nas férias; e esse com certeza é um dos separados!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser fantástico, com certeza quero lê-lo urgentemente. A história é muito interessante e sua resneha me cativou ainda mais. A capa está linda, o único problema é que é série rs, só para deixar a gente mais pobre rs, mas tudo bem.
    bjs

    Joyce
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Desde o lançamento que eu estou doidinha pra ler esse livro, mas ainda nao tive a oportunidade! Parece fantástico!

    Bom saber q ele tirou seu folego, só faz com q ele me pareça mais atraente!

    =**

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito de Estilhaça-me. Estava maluca por ele mesmo antes de lançarem e logo que lançou eu li.
    Eu gostei muito da Juliette. Achei ela meiga e forte ao mesmo tempo.
    Achei muito bom e acredito que a continuação vai ser melhor ainda.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  11. Já li esse livro eu ganhei ele autografado pela própria Tahereh Mafi super fofa *-* li e amei nossa que vilão e aquele e os músculos do Adam tbm fiquei pensando por um bom tempo ;p mais o final pra mim foi um pouco frustrante seilá eles deveriam ter consumado o ato kkkkkkk queria mais do que mão boba aqui mão boba alí frustante esperava mais ;p mais não deixa de ser um bom livro tô esperando a continuação o/ Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Eu quero ler! Adoro distopias, e essa parece ser muito boa. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  13. Amooo esse livroo!! Sério mesmo que a continuação dele chega em fevereiro??

    Estou dividida entre o Warner e o Adam... opostos ... mas tão lindos... (suspira)

    Realmente comparei com o X-men principlamente nas cenas finais... mas um x-men fofo ...

    A Juliette é meio confusa, mas é adorável e forte...

    adoro mesmo esta historia..

    bjus

    ResponderExcluir
  14. Será que tenho algum problema, pq eu não curti esse livro não. Tipo ele é bom mais para mim não passa de 3 estrelas.
    Mesmo assim estou esperando o próximo livro.
    Beijs
    Brubs

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!