Título: Em Chamas
Jogos Vorazes - Livro 2
Original: Catching Fire
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2009 - Número de páginas: 413 - Editora: Rocco Gênero: Romance - Sinopse: Skoob
Compare e Compre

Atenção: você que ainda não leu o primeiro livro [resenha aqui], esta resenha contém bastante spoiler dele.

Depois que Katniss e Peeta voltam vitoriosos dos Jogos Vorazes, eles voltam para seu distrito e começam a morar na casa dos vitoriosos. Uma casa, quase mansão, onde apenas os vencedores dos jogos podem morar. Uma espécie de vila. Lá mora, Haymitch na casa dele, agora ela e a  família dela numa casa, e Peeta e sua família em outra.
Nos meses que se passam, ela e Peeta precisam visitar os outros distritos, como uma visita da vitória. Quando chegam ao distrito 8, o distrito da pequena Rue, uma frase dita por Katniss provoca uma pequena manifestação popular. Algo nada agradável à capital e ao presidente. 

Quando acaba as visitas ao distrito, o presidente Snow decide visitar a casa de Katniss e lhe conta que sabe sobre suas caçadas, que Gale não é seu primo, que as amoras eram um significado de rebelião, que não existe amor entre ela e Peeta. Ele ameaça sua família e exige que ela faça algo para reverter essa situação, antes que todos os distritos descubram sobre esse pequeno levante e queira fazer igual. É claro que muitos morreriam. 

Disposta a proteger sua família e os moradores, Kat decide tomar uma decisão drástica: casar-se com Peeta. Assim todos saberão que na hora que ela ofereceu as aromas a Peeta, aquilo não era um ato de rebelião e sim de pura paixão. 

Mas aí que vem o problema. Eles estão no 75º ano de Jogos Vorazes, o ano do Massacre Quaternário. Acontece em 25 e 25 anos, e cada distrito precisa enviar duas vezes o número de tributos, ou seja, 2 tributos masculinos e 2 tributos femininos por distrito.Contando assim 48 tributos. Mas por algum motivo esse ano seria diferente. 
"- No aniversário de setenta e cinco anos, para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da Capital, o tributo masculino e o tributo feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivos." pág 187
Ou seja de novo, seriam como nos jogos normais com 24 participantes, mas seriam os 24 participantes que ganharam os jogos. Os vitoriosos vivos! 
Logicamente, como só tem 3 pessoas vitoriosas no distrito 12, o tributo feminino seria a Katniss, já que os outros 2 vitoriosos vivos são Haymitch e Peeta. Por sorte (ou azar), o tributo masculino escolhido foi Haymitch, mas Peeta acaba se oferecendo como tributo e ele fica no lugar de Haymitch. Agora Katniss precisa fazer de tudo para fazer com que Peeta seja o vitorioso, e volte para casa. Pois ele, com certeza, com suas palavras, conseguiria persuadir todos a uma rebelião em massa. E nesse tempo, Katniss descobre que ama Gale, e é recíproco. O cara com quem ela conviveu anos, caçando para manter suas famílias vivas, conversando sobre tudo e tendo uma convivência mais que amigável.

Eles agora fazem a mesma viagem que fizeram um ano atrás, de trem, para chegar à Capital. E lá que a aproximação de Katniss e Peeta volta. Precisam mostrar a todos como está o amor dos apaixonados desafortunados, na entrevista com Caesar e nos Jogos. 

Uma grande sinopse para um ótimo livro. Em Chamas está com um pique menor que do livro anterior, pois a ação começa na metade do livro, mas nem assim deixa a desejar no aspecto emoção e é de tirar o fôlego. Continua sendo narrado pela protagonista, Katniss, onde você só fica sabendo como são os outros personagens pelas suposições dela e pelo que eles a contam. 
Seus personagens estão mais profundos, suas personalidades estão à tona, e os Idealizadores e a Capital sendo cada vez mais odiados. E surgem mais personagens que dão um ótimo acréscimo ao livro. 
Mais coisas aparecem, e faz com que a história fique mais pesada, com mais conteúdo. Mas nem assim faz a leitura ficar pesada. Muito pelo contrário, a leitura é leve, fácil e transcorre muito bem. 

Junto da ação, surge o triângulo amoroso bem construído e eu já virei #TeamPeeta. rs

O livro continua com aquele ritmo agradável do primeiro, onde a autora se expressa muito bem e consegue me deixar totalmente irritada em alguns momentos com a estupidez da Katniss e suas dúvidas. Grande Collins!! 
Recomendo a leitura para quem gosta de uma boa ação, com boas descrições de cenas e triângulos amorosos complicados. 


Citações:
"Ele quer dizer que só há um futuro possível, se eu quiser manter aqueles que amo vivos e permanecer viva. Terei de me casar com Peeta." pág 53

"Gale é meu. Eu sou dele. Qualquer outra coisa é impensável." pág 129

"Gostaria que Peeta estivesse aqui para me abraçar, até lembrar que não devo mais desejar esse tipo de coisa. Escolhi Gale e a rebelião. Um futuro com Peeta é ideia da Capital, não minha. " pág 133





19 Comentários

  1. Meu outro comentário cheio de erros. hahaha
    Oiee.
    Eu não li ainda o primeiro livro. Li sua resenha.
    Em chamas está com uma resenha ótima. Muito explicadinho . rs
    Eu quero muito ler o box. Paguei 29,90 nele.
    Só que a lista de vou ler está muito grande.
    Pretendo ler logo, aí volto aqui e te digo o que realmente acho ok?
    Mas sua resenha está bem legal e bem detalhada, eu consegui entender um pouco sem nem mesmo ter lido o livro.
    Parabéns Ananda.
    Beijiinhos :D

    ResponderExcluir
  2. Já li a trilogia e fiquei apaixonada pela série. Não conseguia largar os livros até ler todos. A resenha está ótima, pude relembrar bem os detalhes do livro, mesmo esse não sendo meu livro preferido da trilogia.
    bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum livro ainda, tô esperando ganhar o box aqui no sorteio haha
    Tô mt curiosa pq váaarias pessoas que eu conheço leram e gostaram, apesar de terem se decepcionado completamente com o último livro da trilogia.
    Entãaaao vou esperar o sorteio, ler e tirar minhas próprias conclusões ;p
    Curti muito a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Isabela Eccard4/11/12 23:53

    Amei seu ATENÇÃO kkkkkkkkkk
    Gostei mt da resenha e me interessei mais por ler o livro, ou melhor, a trilogia.
    Vamos ver se, quando eu ler, eles superarão minhas expectativas hehe Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Estou completamente louca pra ler este livro! Acho que é daquele tipo de obra que foge do padrão, do esperado. E eu gosto muito disto. Um clima de suspense e mistério, um envolvimento com e entre os personagens, um torcida do leitor.
    Eu quero e preciso ler EM CHAMAS.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Dei uma lida por cima, beeeem por cima. Já não li o primeiro livro ainda.
    Mas já deu pra ter uma ideia do tão bom que é ^^
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  7. Eu também dei uma lida por cima, porém Jogos Vorazes ainda não me deixou ancioso para ler o livro sabe?? (Não me apedrejem)
    Não sei porquê mas a história não me agradou ainda. Na verdade, até agradou, eu adorei o filme mas ainda não tive vontade de ler os livros.
    Quem sabe outro dia, mas hoje não estou.
    E acho que não vou estar por mto tempo.

    ResponderExcluir
  8. Eu li o primeiro, e no começo eu tive problemas para me adaptar a escrita da Suzanne, mas depois que eu consegui, não pude parar de ler!
    Eu lembro que um dia eu estava sozinha em casa, estava fazendo miojo (XD) e lendo o livro ao mesmo tempo, é muito viciante!
    Só estou esperando o meu amigo para poder ler essa continuação, não sei como estou conseguindo esperar >.<

    ResponderExcluir
  9. Quero tanto ler essa serie só que não tive a oportunidade e nem dinheiro pra compra ¬¬ mais tudo bem um dia ainda leio ate agora só vir o primeiro filme que aliais e lindo *-*

    ResponderExcluir
  10. ainda não li jogos vorazes, ainda não tive oportunidade ($), sou louca para ler, só ouço elogios e quando eu assisti o filme, simplesmente adorei,por isso quero ler os livros.

    ResponderExcluir
  11. Hoje estou optando por livros que não tenham continuação. Porém, esta é uma trilogia que está na minha lista de espera rs. Minha amiga disse que é muito bom, vale a pena ler. Não vou ler essa resenha pois pode conter spoiler do primeiro.. se bem que eu já vi o filme, não sei se é exatamente como no filme. Esperando o box ficar em promoção rs.

    ResponderExcluir
  12. Não li nem vi o filme,vejo comentários positivos sobre a trilogia,mas ainda não tenho aqueeeele desejo de ler

    ResponderExcluir
  13. Não li nadinha da serie e também não vi o filme. Mas tenho vontade de conhecer a serie, uma amiga da minha irmã comprou, então sabe com é, né? Estou pesquisando sobre a serie pra ver se pego ou não emprestado, rs
    O que eu tenho lido sobre a serie é que o primeiro é bom, o segundo legal e o terceiro deixa a desejar. Uma menina disse uma vez que ficou meio decepcionada com o modo como terminou o ultimo livro, e ai parece você e fala que gostou muito e eu acabo ficando com uma super vontade de ler todos os livros, independente de eu me decepcionar (ou não) com o fim. Meio maluco!

    ResponderExcluir
  14. Sem comentários... Um dos melhores livros que já li, se não for O melhor... toda a trilogia é simplesmente indescritível, incrível! Estou super ansioso para o lançamento do filme no ano que vem. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  15. é muito interessante mesmo nem gostandu muito desse tipo de livro, mas eh interessante!

    ResponderExcluir
  16. Eu comecei a ler na parte que você fala da sinopse, porque não quero spoilers. Mas estou ansiosa para ler a Trilogia. Estou me aguentando para não assistir o filme antes de ler pelo menos o primeiro livro. Sério que a Katniss é estúpida? hahahaha
    Eu acredito que irei gostar bastante dos livros e estou bem louca para largar minha atual leitura e correr ler JV.

    ResponderExcluir
  17. Eu realmente amei a trilogia de Jogos vorazes *.*
    Acho a Katniss muito corajosa, porém um certo estúpida. E muitas vezes não pensa nas consequências de seus atos. Eu adoro o Peeta *.* Ele é tão mega fofo. Eu li a trilogia completa em 2 dias, não conseguia parar de ler, é tão viciante.
    Adorei a resenha. ;)

    ResponderExcluir
  18. Essa é trilogia é demais!!!!

    Só te digo uma coisa: se prepare para o próximo livro, que mesmo sendo bom, a Collins consegue estragar, no ultimo capitulo ¬¬

    Anyway

    =*

    ResponderExcluir
  19. Adooorooo Jogos Vorazes!! A melhor das distopias!!

    Mas assim como vc eu tb fiquei super irritada com a Katniss.... Nossa teve horas que eu tive vontade de dar uns tapas nela.

    O Peeta é muito fofo... Já os novos personagens , me apaixonei por Johanna e Finnick...

    Adorei a sua resenha...

    bjus

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!