Olá, pessoal! Tudo bom com vocês?

Tenho um convite especial para vocês. Recebi um convite da Bruna Pires, sobre o programa "Meu Prato Saudável". Ele vai ocorrer nesse dia das crianças, além dos dias 15 [pra quem tiver recebido um e-mail com convite], dia 16 e 17. Em São Paulo. Querem saber mais? Continuem lendo!








Meu Prato Saudável:

Como uma forma de aumentar a conscientização sobre alimentação saudável, o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração (Incor) e a Latinmed realizarão um coquetel de lançamento oficial do Meu Prato Saudável – um programa nacional de educação alimentar que visa atender 100% da população - à imprensa, com a presença da madrinha do programa, Lu Alckmin, primeira dama do Estado de São Paulo.


Sobre Meu Prato Saudável 

O Meu Prato Saudável consiste em um programa de educação alimentar que mostra de forma simples e muito visual como montar refeições nutricionalmente equilibradas dentro e fora de casa. O desenvolvimento do programa se deu pela necessidade da mudança no cenário do país em relação aos índices, baseados nas recentes pesquisas que informam que 48,5% dos brasileiros adultos estão com excesso de peso e a obesidade já atinge 15,8% da população.

Durante muito tempo, a dieta dos brasileiros foi considerada saudável. Mas o arroz, feijão, bife e salada ganharam a companhia da batata frita, hambúrguer, refrigerante e doces. Em consequência, a população está cada vez mais gorda. Diante desta realidade, o aumento na incidência de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade é derivado da má alimentação, que, por sua vez, contribui para a ocorrência de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer.

Para mudar essa realidade e mobilizar brasileiros de todas as idades, regiões e classes sociais a adotarem uma alimentação saudável, as três entidades se uniram para lançar o Meu Prato Saudável. Para alcançar a meta, que é engajar toda a população no programa até a Copa do Mundo de 2014, foram desenvolvidos materiais diversos, como encartes, papel bandeja – com ilustrações de combinações de pratos -, cartilhas explicativas – com conteúdo facilitado e muito visual -, dentro da realidade do que as pessoas já estão acostumadas a comer. Nada vai ser proibido, mas a intenção é chamar a atenção para a variedade e as quantidades colocadas no prato.

Para atenuar o crescimento da obesidade infantil no país, o Incor e o Instituto da Criança – HCFMUSP desenvolveram o Meu Pratinho Saudável, voltado para crianças de seis meses a 12 anos e que segue a mesma dinâmica do Meu Prato Saudável, mas com adaptações na linguagem para total entendimento dos pequenos.

O startup do Meu Prato Saudável está marcado para acontecer nos dias 16 e 17 de outubro em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, no Complexo HC, Metrô Clínicas e Metrô Sé. Já o lançamento do Meu Pratinho Saudável será no dia 12 de outubro em comemoração ao Dia das Crianças. Além das ações, haverá uma plataforma de comunicação envolvendo site, estratégias nas mídias sociais e aplicativos para smartphone e tablet.

Programação:
12/10 – Em comemoração ao Dia das Crianças, teremos o lançamento do Meu Pratinho Saudável, programa voltado para crianças de seis meses a 12 anos e que segue a mesma dinâmica do Meu Prato Saudável, com adaptações na linguagem para total entendimento dos pequenos.
Local: Parque do Ibirapuera. Horário: 09h às 17h
Atividades: Recreação com crianças, jogos em plasma, montagem dos pratos com alimentos em resina, entrega de cartilhas sobre alimentação infantil e adulta, distribuição de brindes e avaliação nutricional.

16/10 – Metrô Estação das Clínicas
Horário: 8h às 17h
Atividades: Jogo educativo em plasma, atividade com alimentos em resina, entrega de cartilhas com informações para uma alimentação saudável e distribuição de brindes.

17/10 – Metrô Estação Sé
Horário: 8h às 17h
Atividades: Atividades: Jogo educativo em plasma, atividade com alimentos em resina, entrega de cartilhas com informações para uma alimentação saudável e distribuição de brindes.





5 Comentários

  1. Fico triste com isso.
    As coisas mais legais só acontecem em São Paulo :/
    Mas tudo bem , tem coisas legais aqui no Rio tbm. :D
    Quem sabe um dia.
    Gostei da iniciativa. É muito importante nossa alimentação mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que iniciativa legal. Apesar de morar longe e nunca conseguir participar de nada (na minha cidade nem tem nada) gosto de ver uma vida mais saudável ser incentivada.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela iniciativa, vai me ajudar muito vou ficar ligada sei que vou conseguir já me vejo com meu peso ideal.Um abraço quebra costela aos donos dessa idéia.

    ResponderExcluir
  4. Oláaa !!!
    Nossa, amei a ideia. Muito criativo mesmo, gostaria de ter tempo para dar uma passada lá e ver de pertinho essa coisa tão legal !!!! Mas é bem complicado a falta de tempo :/
    É legal Sampa ter essas inciativas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adoreii estão de Parabéns
    Bjos

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!