Título: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2008
Número de Páginas: 397
Editora: Rocco
Gênero: Ficção


Sinopse:
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Katniss vive com sua irmã mais nova e mãe, no distrito 12, onde caça além das fronteiras permitidas com seu amigo Gale, o alimento de cada dia para eles. Eles vendem mais da metade suas caças e frutas para as pessoas mais ricas do distrito, e o resto ficam para se manterem vivos.
Todo ano, há 74 anos, acontece o programa Jogos Vorazes. E nesse ano, 74, a irmã mais nova de Katniss é escolhida pra representar o distrito. Katniss com medo que sua irmã morra, se oferece como tributo para, pelo menos, tentar ganhar e trazer um ano de alimento e riqueza para o seu distrito.
Na hora da cerimônia, ela conhece Peeta, o filho do padeiro, que quando mais novo, salvou a Katniss da morte, quando lhe deu um pão. Ele é o outro jovem escolhido.
Na hora da organização do programa, onde os participantes são "arrumados" para agradarem os cidadãos da Capital, Katniss começa a fazer amizade com Peeta.
Quando chega a hora da batalha, dos Jogos, eles se separam, e na primeira noite 11 estão mortos.

É claro que Katniss consegue se salvar, já que o livro é uma trilogia. E ela é a heroína.

A autora, com total convicção, conseguiu me prender por completa, ao livro. Passaram-se horas, e eu não queria largá-lo de jeito nenhum. Entanto que terminei de ler o livro em menos de 3 dias! Um record pra mim, pois livros com mais de 300 páginas, eu custo muito terminar.
Fiquei estasiada com a forma como a estória me seduziu, me induziu e me prendeu do começo até o fim. E acreditem, depois que terminei, fiquei pensando no livro por bastante tempo.
Tem luta, pois numa estória onde jovens precisam lutar até a morte para saírem dos jogos, não tem como não ter sangue, violência, fortes emoções e é claro, um romance. Sim! Tem um romance no meio, e caramba! Me conquistou legal!

A escrita é clara, jovem, simples e bem direta. Sem rodeios, complicações e enrolações.
Mesmo sendo um livro introdutório, o que normalmente tem a fama de ser um livro que enrola, pois explica a história, esse livro conseguiu explicar e não embromar o leitor. Pelo menos foi o que senti.
Ela é narrada pela personagem principal, a Katniss, onde ela consegue contar com clareza as suas percepções sobre os outros personagens. Mesmo, para ela, eles serem totalmente desconhecidos, ela não sabia sobre nada, então era aí que aumenta a apreensão e o suspense. Teve horas que discordava com ela, mas na maioria das vezes, pensava igual. Tem a mente bem adulta pra sua idade e consegue manter sua família viva todo dia, mesmo com os problemas de falta de alimentos. E quando chega no programa, essa é a única coisa que a mantem firme no jogo: ganhar e levar alimento para casa e seu distrito. Essa sabe viver na floresta com todo tipo de diversidade, pois um lugar onde tem feras, abelhas comandadas, falta de água, climas que mudam de acordo com a vontade dos Idealizadores do jogo, só sendo muito capaz, pra sobreviver. Além dos outros competidores quererem matá-la a todo instante.

Esse é o primeiro livro da autora Suzanne Collins que li, e a verdade é que não sei como são os outros títulos dela. Jogos Vorazes, pra mim, é um dos the best of all time!
Fico pensando: por que demorei tanto tempo pra ler esse livro? Vocês deveriam se perguntar também. rs
E quanto ao filme, assisti também. Se você não tiver lido o livro antes de assistir o filme, entenderá pouca coisa, pois o filme deixa muitas aberturas sem sentido.

Dando 5 estrelas com louvor! Sem titubear! E estou pronta para o segundo livro! Que venham mais Katniss, Peeta e Gale!
Revisão muito boa, sem erros. Folhas amarelas, o que ajuda na leitura. Capa muito bonita, e que diz tudo.


Citações:
"Levar as crianças de nossos distritos, forçá-las a se matar umas às outras enquanto todos nós assistimos pela televisão. Essa é a maneira encontrada pela Capital de nos lembrar de como estamos totalmente subjugados a ela. De como teríamos pouquíssimas chances de sobrevivência caso organizássemos uma nova rebelião." pág 25

"Cinna me deu uma grande vantagem. Ninguém se esquecerá de mim. Não se esquecerão de meu visual, de meu nome. Katniss. A garota quente." pág 79

"Ainda nem estou totalmente de pé quando a terceira bola de fogo atinge o chão onde eu estava deitada, lançando uma pilha de fogo atrás de mim. Enquanto tento freneticamente desviar dos ataques o tempo perde o significado." pág 191


Book trailer:




16 Comentários

  1. Bom eu vou contar o segredo que eu acho que muita gente sabe.
    Sou consumidora compulsiva de livros, comprei várias coleções e ainda não li quase nenhuma , na verdade nenhuma ainda.
    E uma delas foi o Box de Jogos Vorazes. Paguei bem barato r$ 29,90 :O
    É bem, baratinho. Eu quero muito ler juro. Mas a lista de não lidos só aumenta. hahah
    Pronto contei o segredo.
    Agora vou ler, para poder comentar mais uma vez :D
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii =)
      Onde você conseguiu comprar o box por R$29,90 ?? :O

      Excluir
    2. Oi Eduarda. A Chefee não sei onde comprou, mas também comprei por 29,90 e foi na Submarino, quando teve uma promoção louca e eles colocaram esse preço por uns dois dias.
      Não sei quando farão isso de novo

      Excluir
    3. Eu também comprei na Submarino, foram dois dias só, mas às vezes tem uma loucura dessas né? rs
      Espero que tenha mais promoções como essa. :D
      Beijos

      Excluir
  2. curti mt a resenha e tô super curiosa pra ler a triologia toda! parece realmente ser legal e as críticas são ótimas!

    ResponderExcluir
  3. Eu li Jogos Vorazes antes da trilogia ser lançada no brasil e me apaixonei. confesso que fiquei meio triste quando virou modinha (tá, sei que sou do contra, mas nem gostei..rsrs)

    Gosto do ritmo da história, deliciosa...dos personagens bem construídos, do limite a que a autora nos leva (chorei várias vezes e tinha hora que queria gritar pra avisar a Katniss..rsrs)

    Muito boa a série, mesmo.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Já assisti um filme, mas nunca li o livro, amei a sua resenha flor, achei bem curiosa e interessante o fato que agora eu querer ler sim ! Parabéns mesmo. Ótima resenha ..

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Isabela Eccard2/10/12 17:31

    Váaarias amigas minhas do pré falam desse livro, mas nenhuma delas tem pra me emprestar ;p
    Gostei muito da resenha, parabéns!
    Quero sorteio da triologiiiiiia *-* hehe
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. É tanto livro para ler, que eu não sei nem por onde começar rs. É uma trilogia que possui muitos comentários positivos, inclusive, minha amiga disse que vale muito a pena lê-la. Só que tenho algumas prioridades, um dia eu chego lá. Eu já vi o filme, mas ainda não li o livro. A cada resenha que leio sobre o livro, algo mais(algo positivo) vai aparecendo como, por exemplo(na sua resenha): que o livro não tem enrolações, a escrita é bem direta, o que aumenta ainda mais minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  7. É, vou te enganar não, já ouvi muitas coisas sobre esse livro, algumas, bem ruins, outras bem a favor. Ainda não li, mas esse livro com certeza vai entrar em minha lista de desejados. Gosto de ler resenhas pra ficar mais por dentro, mas gosto é uma coisa meio complicada né? Então eu quero ler e tirar minhas próprias conclusões!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Li jogos vorazes porque estava um rumor de que deveria ser melhor que twilight, e sinceramente discordo, a história é legal de se ler, mas ñ ganha crepusculo.
    Gosto mais do segundo livro.
    Mas essa é minha opinião, eu tenho certeza que vi ter pessoas que discordaram de mim kkkkkk

    http://planetabook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu fui ver o filme logo na estreia, antes de ter lido o livro. Achei a história demais e para melhorar, quem interpretou a Katniss foi a Jennifer Lawrence rsrs. Corri para a livraria no dia seguinte e comprei os três livros. Li os três em menos de duas semanas (um tempo relativamente bom levando em conta o tempo que levo normalmente para ler) e confesso que o que eu mais gostei foi Em Chamas e me decepcionei um pouco com o destino que a Suzanne Collins deu para alguns personagens. Mas no geral a série é maravilhosa e todos devem ler!

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei esse livro, devorei em um dia! IUAShauishiuAHSiuAS

    Meu único porém é o Peeta, eu realmente não gosto desse cara! *torce o nariz*

    Enfim, o segundo livro é ligeiramente melhor, mas o terceiro (em especial o ultimo capitulo) é um lixo total! Digo, odiei totalmente :/

    =*

    ResponderExcluir
  11. Cara, eu morri lendo essa série. Li os três antes de lançar o filme só pra saber como era. Me apaixonei, mas sei lá... Ele, na minha opinião é um ótimo livro, mas não devia ser considerado um YA porque é pesado. Pelo menos eu achei. O primeiro livro até que não, mas os outros... Mas vai na fé, cara. É realmente um livro com uma mensagem muito boa, mas como a amiguinha de cima disse, enquanto o bagulho avança, parece que vai decaindo...

    ResponderExcluir
  12. Aaaain, são taaaaaaaaaaaaaaaaaaaaantos os livros que eu quero ler!
    O que me falta é tempo e dinheiro
    Já que eu detesto de ler pelo e-book =/
    enfim, o jeito é participar dos sorteios
    e torcer, de dedos cruzados, pra ganhar ! =D
    E esse está na minha lista sem dúvidas!

    ResponderExcluir
  13. Ah Jogos Vorazes, a saga q começou o vício por livros distópicos e q tbm fiquei pensando durante um booom tempo. N tem como n amar essa Trilogia (finalmente uma saga q n tem trocentos livros pela frente, minha verba/mãe agradece), n tem como n amar Katniss q por mais q tenha me irritado em algumas partes, entrou para a minha curta lista de boas protagonistas!!
    Até ler Jogos Vorazes nunca tinha lido um livro distópico (ainda estava muito envolvida com vampiros e outros seres fantásticos q tanto adoro), por isso pelo menos pra mim vai ser sempre referência do gênero (apesar de Divergent tbm está se tornando, q livro bom!!).
    Ah Peeta, um dos poucos protagonistas masculinos q por mais q sejam bonzinhos até dizer chega me conquistaram (sempre gosto dos bad guys ou de anti-heróis!! Enfim as cenas de luta são ótimas e amei a simplicidade objetiva da escrita da Suzanne!!
    Ótima resenha!!

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!