Título: A Culpa é das Estrelas
Original: The Fault in Our Stars
Autor: John Green
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance
Sinopse: Skoob


Então que comprei o livro pra ler, esperando mais do que devia. Esse foi meu erro. Esperar mais do que um livro às vezes pode não ser. Será que foi o marketing massante encima do livro? Ou será que foi minha esperança de FINALMENTE achar um livro que me emocionasse e que, quem sabe, me arranca-se lágrimas? 

O livro conta a estória de Hazel, uma garota que aos 13 anos descobre que tem câncer. E aos 16 frequenta reuniões de um grupo de apoio para pessoas que tem câncer ou que já tiveram e se recupera. Ela faz companhia a Isaac nas reuniões, um garoto que teve câncer e acabou ficando cego de um olho, e ele faz companhia a ela.


Numa dessas reuniões, o amigo de Issac o acompanha, apenas para agradá-lo. Augustus é um garoto de 17 anos, que teve a perna amputada por causa do câncer, mas agora se diz SEC [sem existência de câncer]. Muito bonito, charmoso e coisa e tal. 

Hazel é meio que atraída a ele, e ele a ela. Eles começam a sair, mas ela impõe limites, já que ela não quer que ele sofra quando ela partir. Pois a doença dela não tem cura. Ela não resiste ao charme, a inteligência dele em metáforas, então no decorrer da estória eles acabam namorando. Hazel o apresenta a um livro que ela ama, mas que não tem o fim. Simplesmente o autor parou de escrever. 
Como Augustus fazia tudo para deixá-la feliz, e ela para ele, ele acaba usando o seu desejo que tem com os gênios [pessoas com muito dinheiro que realizam desejos das crianças e dos adolescentes com câncer], dando uma coisa que Hazel deseja mais que tudo.
Pra mim, a estória começa aí.

Como falei, esperei mais do que devia do livro. A escrita e a estória é interessante, mas o fato da Hazel ser uma garota devoradora de livros, o autor a deixou como alguém com humor negro, sarcástica e com uma linguagem um tanto quanto chata. Confesso que em algumas partes não entendi, e precisei ler novamente. Não que pessoas que leem muito, sejam assim. Mas essa Hazel era. 

O fato de ela estar com câncer e no decorrer do livro acontecer fatos tristes, não me deixou emocionada, com vontade de chorar ou qualquer outro sentimento melancólico ou dramático. 
Não criei simpatia pelos personagens. Talvez só pelo amigo cego deles. A história só conseguiu me segurar até o fim, por causa das falas sarcásticas da Hazel e Augustus, o que me fez rir em alguns momentos. Motivo pelo qual dei 3 estrelas [Bom].

Pode ser que eu não seja muito fã (ou quase nada) de livros românticos, aqueles com tragédias, personagens querendo ser fortes o tempo todo, forçando a barra nesse quesito. 
A verdade é que ela não forçava a barra pra ser forte, ela apenas precisava ser forte e mostrar segurança, pelos seus pais. Por quê, qual pai de uma criança/adolescente com câncer não sofre com a incerteza de não ver mais seu filho pela manhã ou quando voltar do trabalho? 
Sim, o livro é emocionante, mas não para mim. Acho que preciso mais que relatos de uma garota com câncer para me fazer chorar. O enredo, é sem dúvida, diferente. A estória é diferente. Quem, em sã consciência vai pra SPOILER.
Mas mesmo assim, senti falta de algo. Foi um pouco decepcionante. Fazer o que. A caminhada na leitura sempre vai aparecer um livro assim. Te faz achar uma coisa e é completamente diferente do que se esperava.


Citações:
"Na boa, vou logo dizendo: ele era um gato. Se um cara que não é gato encara você sem parar, isto é, na maior das hipóteses, esquisito, e na pior, algum tipo de assédio. Mas se é um cara gato... na boa..." pág 16

"Minha mãe era totalmente adepta da prática de maximizar as celebrações de datas comemorativas. HOJE É O DIA DA ÁRVORE! VAMOS ABRAÇAR ÁRVORES E COMER BOLO! COLOMBO TROUXE VARÍOLA PARA NATIVOS DA AMÉRICA; PRECISAMOS FESTEJAR A DATA COM UM PIQUENIQUE! etc." pág 42

"Tentei me convencer de que poderia ser pior, que o mundo não era uma fábrica de realizações de desejos, que eu estava vivendo com câncer e não morrendo por causa dele." pág 114

Agora vamos ver quem vai querer o livro!
Vou fazer um sorteio entre quem comentar. Mas o sorteio só sai quando chegar a 30 comentários, ok? Se passar não tem problema, só precisa chegar a 30 pra sair sorteio.
Regrinhas: seguir o blog e preencher o formulário rafflecopter abaixo. É o RAFFLECOPTER, VIU GENTE? Esse outro formulário é só pra quem ta participando do Top Comentarista Literário.

a Rafflecopter giveaway

Resultado acima. Como a vencedora não apareceu, eu refiz o sorteio.
Tomara que ele apareça!





40 Comentários

  1. Bom, eu imagino que, ganhando o livro e lendo, talvez eu me decepcione se for isso que você falou mesmo; pois de tanto que falaram tô com a expectativa a mil! rs Mas vou me segurar rs
    Achei a 2ª citação muito engraçada e bastante sarcástica também ;p
    Decepcionante ou não, quero muuuuito ganhar e ler pra tirar minhas próprias conclusões hehe :D

    ResponderExcluir
  2. Isabela Eccard9/10/12 12:46

    Minha irmã tá doida pra ler esse livro, aporrinhando minha mãe tem mó tempão pra comprar kkkkkk
    O livro me lembrou muito o filme que vi chamado "Cartas pra Deus", o menino também tinha câncer, como a menina, e escrevia cartas pra Deus e enviava pelos correios.
    Tô participando então pra dar de presente pra minha irmã hehehe

    ResponderExcluir
  3. Achei a sinopse desse livro um anto emocionante sim. Mas você disse que esperou muito mais do que o livro ofereceu. Fiquei com medinho. rs
    Mas vou ler para saber se é bom mesmo. E dar minha opinião.
    Gostei que sua resenha foi bastante sincera.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Puxa, que chato o livro ter se decepcionado, mas como você disse, acontece né? Mas é frustrante quando esperamos mais de algo e isso não acontece...

    Beijos da Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir
  5. Eu também não gosto de livros românticos, mas tinha achado a história de A Culpa é das Estrelas interessante. Mas depois da sua resenha desanimei um pouquinho. eu sou daquelas que 80% do livro, pra mim, é me apaixonar pelos personagens, mas se eles nem são cativantes, fica difícil...

    Mas o jeito é ler para saber, neh?

    ResponderExcluir
  6. Como gosto muito de ler, principalmente românticos, dramáticos e policiais, e como a resenha propõe a luta por uma cura, e a garra de tentar vencer a doença, espero ganhar para poder curti esta leitura.

    ResponderExcluir
  7. Estou louca pra ler esse livro
    Pela sinopse, estou na mesma ansiedade e espera que vc ficou antes de ler, pois pela sinopse estou imaginando um livro pra lá de emocionante e interessante.
    Pela resenha já vi que posso estar esperando mais do que ele possa oferecer, mas mesmo assim gostaria de arrisca essa leitura.

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha ouvido falar desse livro mas nunca vi nenhuma resenha dele, mas agora fiquei super curiosa para conhecer a história na integra.
    Pelo jeito parece ser um ótimo livro.
    Espero ter a oportunidade de le -lo (:

    ResponderExcluir
  9. Nosaa, sério q vc não se emocionou?? Eu tbm devo ter chorado em apenas 3 ou 4 livros dos mais de 400 livros q já li. Não quero lr esse livro cheia de expectativas como vc fez, pois tbm não quero me decepcionar... O fato de já saber o final * acho q todos já devem saber q não é um final feliz* tbm atrapalha um pouco. Vamos ver o que vou achar! Espero ganhar ^.^
    Linda resenha! Bem verdadeira. Não sabia q tinha um personagem cego...hehehe

    ResponderExcluir
  10. Tenho ouvido falar muito desse livro ultimamente, várias quotes e resenhas elogiando e tudo mais. To lendo A Menina que Roubava Livros, e acho que esse seria o próximo livro perfeito pra eu ler haha !
    Ganhá-lo seria o máximo !!

    ResponderExcluir
  11. Ao contrário de você, eu acho que gostaria de verdade desse livro. Completamente. Já li outras resenhas desse livro, e parece ser exatamente o meu tipo de história... Adoro histórias tristes! *coisa de doido* kkkk
    Mas esse negócio de expectativa é uma coisa complicada... Já aconteceu isso comigo várias vezes... Por causa disso, talvez a gente não aprecie o livro como poderia, né?
    Mas gostei da sinceridade na resenha!

    Um beijo,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu quase comprei esse livro no mês passado, mas optei por belo Desastre. O achei pequeno (tanto na formatação quanto no número de páginas) para o preço que estavam cobrando [e naquele dia eu estava tão afoita por Belo Desastre...] mas as resenhas são tão animadoras... Até agora. Não tinha visto ninguém dar menos de quatro estrelas e você, com as suas três, simplesmente me fez pensar: "Eu tenho que ver porque ela não curtiu"

    Gislaine,
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  13. Talvez vc tenha msm criado uma expectativa grande demais acerca do livro... eu estou bem curiosa tbm, mas acho q vou me emocionar muito, pq só de ler a resenha já fico emocionada. Espero q ele seja realmente bom.

    ResponderExcluir
  14. EU gostei desse livro. Tb senti falta de algo e acho q não entendi bem o final... mas mesmo assim adorei. Teve momentos q me identifiquei e entendi como se fosse comigo.

    ResponderExcluir
  15. Olá Ananda!
    Caramba que resenha!
    Então... Eu gostei do livro e teve momentos em que me senti compelido a chorar mais não chorei(#Fato!)... A questão do livro ter aquele quê de humor negro e o sarcasmo das personagens me encantou! Eles já sabem as consequências as quais o diagnóstico deles os levarão e só se importam em não fazer um ao outro sofrer. Confesso que não gostei muito do final, mas, como o próprio cãncer não sabemos nem controlamos o que virá em seguida.
    O livro me fez pensar nas mais varias realidades que inspiraram o autor a escrever o romance e nos tantos outros que possuem a doença no mundo e em suas vidas interrompidas bruscamente, ou afetadas pelos invasivos tratamentos. Só fiquei com vontade de ler Uma Aflição Imperial, que foi uma ds lacunas deixadas em aberto pelo autor, bem como o final do livro que ficou em aberto tal como o UAI...
    Mais eu gostei muito do livro, tanto que segui o exemplo de alguns vários e acabei dando o livro pra que mais algumas pessoas pudessem conhecer a história... O mais legal é que o ACEDE ainda vai virar filme o que me empolgou ainda mais! Agora é aguardar pra ver se John Green vai nos agraciar com um Epílogo de verdade pra estória ou com mais um livro pra sabermos o verdadeiro fim de Hazel.
    Ah! E eu estou concorrendo tá =D

    ResponderExcluir
  16. Primeira resenha que leio negativa desse livro. Fiquei com medo agora, de não gostar :/ Ganhei em uma promoção e to ansiosa pra ler!
    Eu sou sensível demais, acho que talvez eu goste, haha. Mas mesmo assim vou tentar diminuir minhas expectativas para não me decepcionar.
    Adorei a resenha, muito bem feita ^^

    ResponderExcluir
  17. Comente a resenha com algo relevante. Nada do tipo "ah gostei muito" PAREI.

    Mano você me deprimiu. Você e a juh para falar a verdade u.u
    Eu quero muito ler esse livro (pelas resenhas positivas) e agora fiquei revoltada hahaha. Eu esperava/espero muito também, mas tenho que me conformar.
    Já li duas obras que tratam sobre crianças com câncer e em ambas eu chorei (manteiga derretida, será?). E o comportamento da Hazel e os comentários me lembrou muito a Kate do livro A guardiã da minha irmã, que por sinal eu amei.

    ResponderExcluir
  18. Eu comprei, mas depois de ler algumas resenhas, acho que não vou gostar. Não é o tipo de leitura que eu gosto. Acho que vou trocar rs.
    Adorei o blog e já estou seguindo.
    Beijo.

    http://navirj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Fui numa livraria e tinha mais livros desse do que qualquer outro, eu acho que não seja mesmo tudo que todas esperam, mas não podemos julgar o livro pela capa, quero muuuuuuito ganhar !!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Bem, fico sinceramente feliz em saber que alguem tem uma resenha mais negativa desse livro...Me sinto menos culpada em nao ter nenhum interesse em ler! IUAHSiuAHsiuaHS

    Sério, romances nao são o meu forte, e apesar de eu ter certeza q é um bom livro livro pra muita gente, mas eu simplesmente nao consigo deixar de torcer o nariz.

    ResponderExcluir
  21. Devorei esse livro em um dia e para falar a verdade, tive uma opinião totalmente contraria da sua rsrs. Comecei a ler o livro sem muita expectativa com medo de me decepcionar mas me surpreendi muito.
    O fato de os personagens serem irônicos deixa a leitura muito leve e divertida apesar de o principal enfoque do livro seja o câncer.
    Acho que quando John Green escreveu "A Culpa é das Estrelas" o objetivo dele não era fazer todos derramarem rios de lágrimas, mas sim, mostrar que por mais que a pessoa seja portadora do câncer, ela pode viver uma vida normal (dentro do possível) e feliz, ao contrário do que muitas pessoas pensam.

    ResponderExcluir
  22. Poxa, tinha muita vontade de ler esse livro, mas sua resenha me fez pensar duas vezes antes de comprar x_x
    Quem sabe eu leio, de ganhar aqui? :b

    ResponderExcluir
  23. Tenho certeza que vou me acabar em lágrimas com essa leitura. É um tema extremamente delicado e as resenhas que já li me dão notícia que o autor segura bem a história e não fica apelativa, pelo contrário, bem bonita.

    ResponderExcluir
  24. Obrigado pela resenha, para começo de tudo. Acho bastante informativo você comentar sobre não ter tido o que esperava, por esperar demais. Confesso que fiquei até com um pouco de medo de ler e acabar me decepcionando também. Mas o que custa arriscar né?
    Ainda mais eu que adoro um drama.

    (PS: Sem querer apertei enter no "Comentar a resenha" do Rafflecopter. =[ Daí não escrevi tudo.)

    ResponderExcluir
  25. Não tenho certeza se meu comentário foi. Mas, por precaução, mandarei outro, me desculpe.

    Adorei a resenha. Mesmo. Achei muito informativo você ter expressado sua opinião sobre o livro. Confesso que fiquei com medo, minto, ainda estou com medo. Medo de me desapontar também. Mas como adoro um drama, arriscarei. Muito obrigado pela resenha e pela chance que está dando de nós, leitoras(es) podermos lê-lo.
    (PS: Apertei Enter acidentalmente no Comente a Resenha :( então não foi tudo)

    ResponderExcluir
  26. Acho que é a primeira vez que vejo alguém que não gostou do livro, mas espero gostar mesmo assim. Ótimo sorteio, sucesso.

    ResponderExcluir
  27. Nossa, q pena q vc não tenha gostado muito do livro... td mundo q eu conheço q já leu fala muito bem, e tds dizem q ficaram muito emocionados com a história. Eu ainda estou no comecinho, só li 2 capítulos, então não tenho uma opinião totalmente formada sobre Hazel ou Augustus, mas espero gostar da história.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  28. Oie!!!
    Eu também espero muito desse livro! haha E isso não é tão bom né? Sua resenha serviu pra dar uma freada na minha ansiedade e vontade de lê-lo já!
    Mas ainda quero *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Meu primo, que já teve a oportunidade de ler, achou o livro muito bom. Por isso me entusiasmei para ler. A maioria das pessoas que conheço, que já leram, acharam o livro ótimo ! Espero ganhar para poder ter a minha opinião sobre o livro.

    ResponderExcluir
  30. Pois é Nanda há poucos que pensam como nós. O mais triste é quando dizem que adoraram só para agradar editora, passo longe de blogs assim. Adrei sua resenha e concordo com ela em gênero, número e grau. E a parte da linguagem foi algo que me irritou no livro tbm...Bjokas não vou participar rsrsrrs

    ResponderExcluir
  31. Ah acredito que é normal, às vezes, se decepcionar com alguns livros, ainda mais quando superestimamos... infelizmente todos corremos esse risco, hihi. Mas mesmo assim gostaria de ler esse livro, me interessei por ele desde o título, e li algumas resenhas e pelo que eu vi John Green, segundo alguns leitores, é um ótimo escritor. Enfim, não sou muita sortuda, mas não custa tentar neeh. Boa Sorte pra mim , hihi, e pra todos os outros tbm ><

    ResponderExcluir
  32. Acho que é a primeira resenha 'negativa'que vejo,estou muito ansiosa com a "A culpa é das estrelas",como não sou difícil de ficar emocionada,vou chorar quando ler.
    Tive que me segurar para não apertar a parte *SPOILER*

    ResponderExcluir
  33. To com muita vontade de lê-lo.
    Já vi várias resenhas falando bem do livro...

    ResponderExcluir
  34. Nossa... Sua resenha meio que abriu meus olhos e me deixou neutro novamente.
    Bom, foi ótimo ter lido pois agora posso ler o livro sem grandes expectativas, mas também sem pré-rejeição.
    É um livro que realmente tem sido MUITO marketado. Muito mesmo. Fora que é um livro que na blogosfera tem somado fãs ao autor e a obra cada vez mais. Em tudo quanto é blog vejo gente expressando rios de choro ao ler o livro.
    Uma grande amiga minha leu esse livro recentemente e se apaixonou, e confio nela, o que me levou a dar uma chance a mais pra esse livro.
    Eu sou bem frio em relação à emocionar com ficções. O único livro que chorei lendo até hoje acho que foi Marley & Eu (porque sou fascinado por cães) e uma biografia do Beethoven (que senti grande identificação em dado momento da história), de resto...
    Por mais que tenha muitos, nunca tive interesse nenhum em ver filme ou ler livro que retratam a vida de uma pessoa com câncer.
    Esse vai ser o primeiro que vou encarar, com boas expectativas, mas não tanta empolgação como estava.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  35. WOW~
    Gostei da resenha!
    Todo mundo sabe que cada um tem seu gosto e opinião e, quando se está em dúvida sobre algo, é sempre bom ver críticas positivas e negativas. Assim, tem mais opiniões sobre determinado assunto, afinal, essa é uma das finalidades de uma resenha crítica, ne? ^^ E nem tudo agrada à todos.

    Ainda estou com vontade de ler esse livro. Do jeito que eu sou uma manteiga derretida, bem provável que vou abrir uma piscina aqui (ou não).

    Obrigada pela dica do blog! \o\

    E hm... já rolou o sorteio ou ainda vai ter? Porque a caixinha ali de cima diz que já foi D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oown acabou de sair o resultado :/

      Mas não fica triste, rs Participa dos outros sorteios no blog.
      Gosta de suspense e terror? Tem 3 livros de Stephen King pra um leitor. ;)

      Excluir
  36. Ótima resenha. Apesar de ser a primeira que leio que diz que o livro não "supriu suas expectativas" de leitora. Mas entendo, nenhum livro agrada a todos, rsrs
    Mas enfim, ler a resenha só me deixou com mais vontade de ler o livro.
    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  37. Oiie!! Nuss, que pena que você não curtiu tanto assim o livro, já era pra eu ter lido, mais devido o borborinho estou deixando ele de lado uma, esperando acalmar a fumaça sabe?!
    Parabéns pela sinceridade Ananda. Tenho o costume de falar que se nem Jesus agradou a todos o dira d euma simples livro, paciênci né?!
    Beijos
    Bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  38. Estou lendo,é simplesmente encantador este livro.É maravilhoso, recomendo !

    ResponderExcluir
  39. Li o livro entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2013, já tinha ouvido falarem muito dele e sim, ele excedeu as minhas expectativas. Assim como você, fui com muita expectativa e não me decepcionei.
    Não sei se te interpretei errado essa parte que você diz "A verdade é que ela não forçava a barra pra ser forte, ela apenas precisava ser forte e mostrar segurança, pelos seus pais" ; mas discordo de você, acredito que ela foi forte o suficiente e sim, pelos seus pais também.
    Abraços :)

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!