Título: Memórias de um Vendedor de Mulheres
Autor: Giorgio Faletti
Ano: 2012
Número de Páginas: 286
Editora: Intrínseca
Gênero: Triller/Suspense


Sinopse: 1978. Enquanto a Itália vive os dramáticos dias do sequestro do seu ex-primeiro-ministro Aldo Moro, Milão, esgotada pelos confrontos políticos e ameaçada pela criminalidade, prepara-se para se entregar aos prazeres excessivos dos anos 1980. Para a rica sociedade milanesa, que passa os verões em Santa Margherita e Paraggi, as diversões se tornam cada vez mais extremas, em um clima de fim de império. É nesse ambiente que são conduzidos os negócios de um homem enigmático e fascinante, vítima de uma mutilação causada por sua insolência. Todos o conhecem como Bravo. Ele trabalha com mulheres. Vendendo-as. Sua existência é uma longa noite em claro partilhada com desesperados. O único ser humano com quem parece ter uma relação normal é Lúcio, seu vizinho cego. Em comum, eles têm a paixão pelos criptogramas. O surgimento repentino de uma garota, Carla, torna a despertar em Bravo sensações que ele acreditava adormecidas para sempre. Na verdade, este é o início de um pesadelo que o transformará em um homem procurado pela polícia, pelo serviço secreto, pelo crime organizado e pelos militantes das Brigadas Vermelhas. Para se salvar, ele poderá contar apenas consigo mesmo. O mundo real exige sua presença e o põe diante da violência do seu tempo. Trata-se de algo tão sinistro que faz seus tráficos torpes parecerem puros como água cristalina.


Confesso que demorei mais de uma semana pra lê-lo, então já posso dizer que não foi um livro que me prendeu de verdade.

Bravo é um vendedor de mulheres, e por que não dizer um cafetão? Ainda me faço essa pergunta...
Ele e seu amigo Daytona são homens que vivem a vida à noite, no Ascot Club, um bar-cassino-clandestino. Bravo comanda suas garotas enquanto Daytona tenta a sorte em jogos de azar. 
Um certo dia, numa noite dessas, eles conhecem Carla. Uma garota linda, misteriosa e corajosa.
Daytona faz uma aposta de que se Bravo conseguir que Carla durma com ele [Daytona], ele paga 150 mil liras para ela, e 50 mil liras para Bravo, é claro que ele aceita o desafio. E Carla aceita a proposta. Ela dorme com ele e no dia seguinte ele fala mil maravilhas dela, no aspecto sexual e sensual.

Bravo vende 3 garotas, Bárbara, Cindy e Laura. Laura passa por problemas amorosos, pois tem um relacionamento com Tulipa, um capanga de Tano Cassale, o homem mais poderoso e mafioso das redondezas da Itália. Tulipa é um cara perigoso e violento, que quando está com raiva acaba descontando em Laura, mas de forma verbal, faltando pouco para o físico.
Isso é um problema para as mulheres que são vendidas, elas não podem aparecer machucadas para os clientes. Então Bravo vai até Tano Cassale e faz uma proposta: ele obriga Tulipa a sair do caminho de Laura, que receberá um cupom lotérico sorteado de 400 milhões de liras. 
Aceita a proposta, Tulipa sai do caminho de Laura, mas ela agora quer fugir com um cara do teatro, pois acredita estar apaixonada. Menos uma mulher para vender. 
Então que um cliente liga e pede as três garotas dele para uma festinha particular com o irmão do senador Amedeo Sangiorgi. Carla, a garota espetacular, que Daytona tanto falou bem precisa agora entrar em ação!

Para embelezar Carla, Bravo a leva para um banho de loja, cabeleireiro e tudo mais.
Ele leva ela para casa dele e a apresenta ao seu vizinho, companheiro de enigmas matinais, Lúcio, músico cego. Bravo foi capado depois de algumas confusões, então não pode fazer nada. Por algum motivo desconhecido, Carla pede para passar a noite com Lúcio, então passa.
No dia seguinte, Tulipa sequestra Bravo e o leva para um lugar distante da cidade para executa-lo. Por outro motivo desconhecido, Tulipa morre na frente de Bravo, com três tiros de uma arma com silenciador, no meio do nada e no escuro, para dificultar o reconhecimento da pessoa que o salvou.
Ele volta pra casa transtornado e sem saber quem e por que fizeram aquilo por ele.

No outro dia, as meninas precisam ir pra mansão dos ricaços e passar a noite por lá. Então que algo acontece, um massacre mata os únicos 3 homens e 3 mulheres que estão na mansão, e Bravo se torna o suspeito número um, por ter contatos com aquela gente, e vender as 3 mulheres.
Ele precisa fugir para poder provar sua inocência e descobre várias coisas que preferia não ter descoberto. Assuntos relacionados ao passado, ao pai e à pessoas bem próximas deles. 

Posso dizer que a escrita do autor é maravilhosa, no aspecto de descrever um lugar e sentimentos fazendo analogia a algo ou uma comparação.
Mas digo, também, que esse autor não será meu preferido, pois achei a estória cansativa e por vezes lenta.
Talvez fosse a edição que deixou as letras pequenas demais, batendo o cansaço em quem lê. Ou pela forma como ele escreve, mesmo.

No meio pro quase fim, a estória começa a ficar empolgante, as peças começam a se encaixar e você vai se surpreendendo com todo o enredo. O que antes eu achava ser uma espécie de monólogo ou apenas um cara contando suas memórias chatas, se torna uma estória de um cara que corre risco de vida, que não pode confiar em mais ninguém e que precisa mais do que nunca, usar sua inteligência, aquela que usava para resolver enigmas, e resolver o enigma da vida, essa vida que ele escolheu para si e agora pode acabar a qualquer instante. Todos se tornam uma ameaça iminente. Mas por que com ele?

É uma estória intrigante, empolgante e com enrendo bem escrito. Só achei cansativo, mesmo.
Se virasse um filme, seria daqueles europeus de pouca visibilidade, e talvez de baixa bilheteria, mas quem assistisse não se arrependeria.
Outra coisa, o título do livro é em auto relevo vermelho, daqueles que depois de um tempo começa a sair. O meu já saiu todinho e ta aparecendo o preto da capa no meio das letras. Ta feio! Mas mesmo assim não tira a beleza da capa que são as pernas de uma mulher e uma linda borboleta colorida em seu joelho para suavizar a trama.


Citações:

"Eu me chamo Bravo e não tenho pau." pág 7
"Os seres humanos não tiveram suas casas revistadas e podem passear pela rua sem qualquer temor. Fazem o que querem sem precisar olhar para trás nem prestar atenção nos carros que cruzam seu caminho com medo de que, a seu lado, pare de repente uma viatura da polícia" pág 183

"Ficamos nós três nesta sala sem arestas nem quinas, cada um com uma certeza indiscutível. Eles têm a certeza de que estão com razão. Eu estou certo de que cheguei ao final da corrida." pág 199






9 Comentários

  1. Achei o livro mt cafajeste não curti. =(

    ResponderExcluir
  2. Ahh muito bacan, depois vou ver se leio, lindo blog.
    beijinhos...

    juh-barros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. é, pela resenha não me pareceu um livro mtttt bom não. Eu tô lendo um que tô demorando uma vidaaaa pra terminar. Só continuo lendo pq detesto ficar com livro incompleto rs Sempre tento dar aquela chancezinha de no final tudo melhorar ;p Parece que deu certo com esse seu né? Achei linda a 3ª citação :)

    ResponderExcluir
  4. Livro indicado para maiores né? hahahaha curti ! *-* Parece ser engraçado e ao mesmo tempo um suspense ! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm pela resenha já não curti :(
    Não sou mto fã deste tipo de leitura, prefiro algo mais enredo que nos prenda!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ananda.
    Com toda a certeza esse não é um daqueles livros que entrariam na minha lista de prioridades, mas que certamente eu tentaria ler.
    Não faz muito meu tipo, mas a capa dele é linda e a tua resenhas encantadora faz com que a gente fique interessada em conhecer a obra.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Otima Resenha Ananda.
    Curti muito, gosto de livros com essa tema :)
    Fiquei com vontade de ler.
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  8. Adorei a capa. A história até que é interessante...Porém, pela sua resenha percebo que o livro é cansativo, então nem irei me aventurar a ler...

    Não gosto muito de livros excessivamente descritivos, com lugares e pessoas, então acho que nem gostarei.

    Bjinho

    ResponderExcluir
  9. Ultimamente estou lendo só os livros solicitados na universidade, e quando tenho tempo para ler algo que gosto procuro ler um livro leve sem a leitura ser cansativa. Não sei se lerei esse livro, sinceramente ele não me animou muito.

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!