Sempre tive problemas na hora de comprar um sutiã, porque, como todos sabem, não se pode experimentar sutiã de loja. Por conter bactérias e ser anti-higiênico.
E agora, como saber meu tamanho sem experimentar? 





Se você tem as costas mais largas do que o tamanho do seu seio ou os seios menores que a largura das costas, isso é algo totalmente normal. E para encontrar o sutiã correto é necessário levar em conta essas duas medidas. Veja na imagem:
O chamado “sistema de bojos” (ou taças) é um conceito novo no Brasil, desenvolvido pela marca Liz, referência em produtos tecnológicos.

A medida das costas (circunferência do tórax) diz respeito ao manequim da mulher, tamanhos representados pelos números 40, 42, 44, 46, 48, assim por diante. É a base do sutiã no corpo da mulher. Já o tamanho dos seios é diferente, trata-se do volume que o sutiã precisa acomodar na região do bojo, para contemplar todo seio da mulher. Esse tamanho é representado pelas letras A, B, C, D, DD, etc.

A tabelinha abaixo mostra corretamente o número da taça de acordo com a numeração das costas.

Taça A:  para quem tem as costas mais largas que os seios, a taça é A. Um exemplo é uma pessoa que tem  costas tamanho 44 e seios tamanho 42. Seu tamanho será 44 A.

Taça B: para quem tem medida das costas e dos seios proporcionais, iguais. Assim, se as costas forem tamanho 44 e os seus 44, seu soutien é o 44B.
Taça C: para quem tem costas mais estreitas que os seios, sendo que os seios possuem um número maior em relação as costas.
Um exemplo é quem tem costas número 44 e seios número 46.  O soutien correto é o  44 C.
Taça D: para quem tem as costas mais estreitas que os seios, que são dois números maiores em relação ao tamanho das costas. Assim, quem tem costas tamanho 44 e seios tamanho 48 deve usar o soutien 44 D.
Taça DD: para quem tem as costas mais estreitas que os seios, que são três números maiores em relação ao tamanho das costas. Um exemplo é quem tem costas tamanho 44 e seios tamanho 50.


Outro dado importante é que o bojo não serve apenas para aumentar o volume dos seios, já que nos tamanhos maiores têm a importante função de modelar e deixar o colo mais bonito. O necessário é descobrir o tamanho correto para o seu corpo para se sentir confortável com o sutiã.

A largura das alças, composição dos elásticos e tamanho dos aros também são essenciais para propiciar conforto e são diferenciais que poucas marcas no mundo oferecem, pois exigem estudos, testes e muito conhecimento sobre o corpo feminino no desenvolvimento dos produtos.

Veja:





Fonte e algumas fotos R7 e Patricinha Esperta

E então, gostaram das informações?
Beijos!
-Seu comentário vale chance extra nesse sorteio e nesse sorteio.



8 Comentários

  1. Oba, isso sim é uma dica interessante, porque ás vezes a gente pensa que estamos comprando o número certo, mais sempre vem largo ou apertado =S. Gostei valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Pri!
      Também tinha esses problemas, então resolvi fazer esse post. :)

      Beijos! E que bom que gostou :D

      Excluir
  2. Olá!
    Fantasticamente útil essa matéria!!!
    Bom, eu NUNCA mais compro sutiã da Liz, comprei 3 vezes o preço absurdo e nas 3 vezes o aro saiu do bojo no segundo uso e como sou branquinha, machucou feio meus seios, deixando até cicatriz. Entrei em contato com a Liz e eles só enrolaram, na ultima vez fiquei tão irritada que joguei R$70 no lixo!
    Agora vamos ao que interessa rs, realmente é um martírio comprar sutiã no Brasil, cada marca tem um tamanho, acho que deveriam padronizar pra facilitar nossas vidas. Pra quem tem um pouco mais de seios então, vixiiii é complicado.
    Gostaria que você me ajudasse nesta matemática rsrs (obvio se possível) minhas medidas são: tórax 90, seios 99 (quando menstruo chega a uns cento e dois), não sou gorda e nem magra, peso 64 e minha altura é exatos 1.60. Qual seria meu tamanho ideal de sutiã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Anna, perguntinha difícil. rs
      Mas vamos lá, pelos cálculos que fiz me baseando nos centímetros das suas costas e taça, cheguei a conclusão de ser 46B ou 46C. Dando o tamanho 46 ou 48. Acredito que no seu período menstrual, seja o ideal o 48 e nos dias normais o 46. rs

      Espero ter ajudado, e só dá pra confirmar comprando o sutiã, né? :/ Não tem como provar na loja. Ou tem? hehe

      Excluir
  3. Muito bom ter encontrado este artigo.
    Estou pesquisando para comprar bons sutiãs para a minha namorada. =)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom a gente poder contar com artigos bem escritos e fundamentados à respeito de temas uteis e ao mesmo tempo interessantes. Útil principalmente porque este é um tema que apresenta pouca literatura a respeito, ao tempo que aflige milhares de consumidoras que ficam perdidas na hora de fazer compras. Meus parabéns para a autora do artigo (para mim: Amandinha) que vem brilhando mais e mais a cada artigo.

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!