A dermatologista Aline Barra explica o que causa cada alergia a seguir e o que você deve fazer para amenizar e preveni-las, confira:

ALERGIA ALIMENTAR - Ocorre quando o organismo está com a flora intestinal e o sistema imune imaturos. Filhos de pais alérgicos têm maior tendência. Os alimentos que mais dão reações são: leite, carne de porco, ovos, peixe, tomate, soja, laranja, banana, nozes, amendoim, trigo, chocolate, camarão e marisco. Os sintomas são dor abdominal, náusea, vômito, diarreia, sangramento gastrointestinal, coceira na boca ou na garganta, feridas e inchaço. Não há remédio para tratar a alergia alimentar. Os medicamentos são usados para tratamento dos sintomas, nas crises.

TECIDOS SINTÉTICOS - As crianças são as mais atingidas neste tipo de alergia. Para evitar contratempos, rejeite os sintéticos e invista no algodão e no linho no guarda-roupa do seu filho. Nos adultos, roupas guardadas por muito tempo podem causar alergias, principalmente as de lã.

TINTURA DE CABELO - Algumas pessoas têm alergia à amônia encontrada nas tinturas de cabelo. Coceira, calor na cabeça e vermelhidão são sintomas que podem levar, em casos graves, a intoxicação e falta de ar. A recomendação é fazer o teste de aplicação atrás da orelha antes de se aventurar a pintar as madeixas.

METAIS/BIJOUTERIAS - Pacientes com alergia a metais apresentam feridas na pele causadas pela sensibilidade ao níquel. A alergia pode se manifestar tanto no local exato de contato com o metal quanto em outras partes do corpo. Para melhorar a dermatite alérgica o paciente deve usar apenas ouro e prata legítimos.

ESMALTES E TATUAGENS - Há reações alérgicas a pigmentos usados em procedimentos de estética como tatuagens e esmaltes. São causadas por substâncias como o formaldeído e a mica presentes na composição das tintas. Neste caso, a alergia não se manifesta nas unhas ou na área atingida, mas geralmente no pescoço e nos olhos, depois de encostar a mão. A dica é usar pigmentação hipoalegênicas (baixo potencial alérgico).
Já existem esmaltes, como os da Risqué, que são hipoalérgicos e muito bons.

Gostaram das informações? E você, tem alergia a que?


7 Comentários

  1. Oi, lindona : ) Adorei o blog, muita dica bacana! Eu sou alergica, mas é mais com remédios e corantes alimentícios, com produtos cosméticos ainda bem que nunca tive problemas!

    Curti e segui, só não segui no twitter pq não tenho.. risos.

    Beijocas

    www.vidabonita.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Hilsa! Que bom que gostou :)
      Também não tenho problemas com maquiagens e cosméticos, nem esses que você disse. rs

      Tudo bem, querida! Muito obrigada :)

      Beijos!

      Excluir
  2. Com produtos graças à Deus ,não, rsss, mas renite e tudo quanto ite, poeira, mudança de tempo , ai , vc. nem imagina Ananda !
    Beijoca !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, haha
      Qualquer coisinha me dá logo uma alergia, começa resfriado e já era. hihi

      Beijoos!

      Excluir
  3. Eu nunca tive alergia, mas.... de um determinado tempo pra cá, comecei a ter alergia a alguns cosméticos, enfim, já fui da dermato e já tratei. Mas, acredito que a alergia possa aparecer quando a gente menos espera!
    Bjoks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas aparecem do nada, ainda que você já tratou, né?
      Super chato ter alergia. :/

      Beijos!!

      Excluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!