Olá, pessoas!! Tudo bom com vocês? Espero que sim :)

Bom, há uns dias falava com meus amigos nas redes sociais e uma conversa me chamou atenção. Uma amiga minha que viajou pra outro estado para estudar e não sabia cozinhar algumas comidas. Eu, prontamente, a ensinei a fazer feijão. rs
Comentei sobre meu blog, e se seria legal postar sobre passo a passo de como cozinhar um prato do dia-a-dia. E ela disse que seria muito bom, já que muitas pessoas não sabem o básico (do básico).

Então, dedico esse primeiro post do "Cozinhando com iniciantes" para você Dani!


O feijão ainda tem uma especial importância pelo Brasil, não só por ser o maior produtor e consumidor mundial, mais também por ser uma das principais fontes de protéicas de nosso povo e além de, é claro, fazer parte do "prato brasileiro", juntamente com o arroz, bife, batata frita e uma saladinha bem colorida com cenoura, beterraba, alface... Mas essa receita já é para outro post.
Vamos nos limitar a falar como se prepara um feijão.
Existem vários tipos de feijão: de corda, carioca ou mulatinho, fradinho, cavalo, branco e o famoso feijão preto.

E o feijão da vez será o... feijão preto.

O feijão preto é uma boa fonte de fibra para baixar o colesterol, assim como a maioria dos outros legumes. Além de diminuir o colesterol, o feijão preto possui um alto teor de fibras que impede que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente após uma refeição, fazendo com que estes sejam uma escolha especialmente recomendável para os indivíduos com diabetes, resistência à insulina ou hipoglicemia. Quando combinado com grãos integrais como o arroz integral, o feijão preto fornece uma proteína de qualidade praticamente livre de gordura elevada.
Para combater todos esses problemas, nada melhor que preparar um feijão bem feito, gostosinho e suculento para toda a família!


Vamos deixar de lenga-lenga e começar com o passo-a-passo.


-> INGREDIENTES E UTENSÍLIOS para um feijão parecido com o da sua mãe, ou melhor ;D

- um saco de feijão (1 kg)
- 3 alhos
- bastante água (filtrada)
- 3 folhas de louro
- recipiente grande
- panela de pressão
- algumas horas desocupada


-> EXECUTANDO A GOSTOSURA:

A primeira coisa a fazer é catar todo feijão. Separar os estragados, as pedras e os bichadinhos. Depois de escolhidos com carinho, atenção e cuidado, lave-os nesse recipiente grande duas a três vezes como se estivesse lavando arroz. Após a lavagem, escorra a água e acrescente a água filtrada até o feijão ficar totalmente submerso. Depois de alguns minutos, o feijão vai começar a sugar toda essa água e ele vai começar a inchar. Então coloque mais água filtrada. Vai acontecer a mesma coisa.
Deixe esse feijão de molho no mínimo 1 hora. Se a água sumir, coloque mais.
Você vai perceber que a água vai ficar com um tom vinho. Depois de 1 hora, escorra um pouco dessa água e coloque na panela de pressão.
Acrescente nesse feijão os 3 alhos descascados, 3 folhas de louro e mais água filtrada, até cobrir.

ATENÇÃO: Na hora de colocar a água preste bastante atenção na quantidade. Ela não pode passar da direção do cabo da panela, mas é aceitável passar um pouco dos parafusos. (A panela por dentro tem 3 parafusinhos em cada lado, onde ficam o cabo dela) É perigo de explosão se a panela pegar muita pressão e estiver com conteúdo demais dentro.

Deixe a panela pegar pressão, abaixe o fogo no médio e deixe cozinhar por 20 minutos.
Após esse tempo, desligue, deixe esfriar para guardar e fazer reserva.
O feijão estará macio, cheiroso e gostoso. Mas não coma! Está sem sal.


-> PREPARANDO PARA COMER JA JA:

- panela pequena
- meia cebola picada
- dois dedos de pimentão picado
- alho amassado
- arisco ou sal
- azeite ou óleo
- água filtrada
- cheiro verde, cebolinha, coentro

Numa panela pequena coloque a cebola, o pimentão, o alho e o azeite ou óleo. Deixe o alho dourar.
Acrescente duas colheres grandes de feijão já cozido. Amasse até quase todos os grãos estarem amassados. O feijão vai ficar grossinho, então acrescente o arisco ou sal a gosto, a água, o cheiro verde, a cebolinha e o coentro cortadinhos. Mexa bem e deixe no fogo médio por 15 a 20 minutos.
Está pronto seu feijão!!


Então vocês me perguntam: E o resto do feijão?
O resto?... Deixem esfriar e guardem naqueles potinhos de margarina de 500g e coloquem no congelador. Mas não esqueçam, o feijão precisa estar morno pra frio, senão estraga com seu congelador.

Pra próxima vez que forem fazer o feijão, é só separar um potinho congelado, deixar descongelar e preparar normalmente como no "Preparando para comer ja ja" .


Espero que tenham gostado do primeiro post do "Cozinhando com iniciantes".
Não deixem de comentar, opinar como fazem seus feijões e quais vocês mais gostam.




Um beijo e BE HAPPY!









5 Comentários

  1. Hum, feijão além de gostoso e comum no nosso dia a dia é fonte de muitos nutrientes essenciais ´saúde, adorei sua receitinha, no meu eu acrescento uma cebola de cabela picadinha na agua para o cozimento na panela de pressão, dá um sabor especial!!!

    ResponderExcluir
  2. Dedicado à minha pessoa /o
    Adorei, Ananda. Graças às suas dicas, já sou expert em fazer feijão. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ananda, para mim esse foi um dos posts mais úteis dos últimos tempos. Juro!! Porque, confesso, não sei cozinhar feijão. Vou dar um control c control v na sua receita e quando fizer um feijãozinho delicioso te conto como foi a experiência!!
    Muitos beijos
    Paty
    www.saltodez.com

    ResponderExcluir
  4. haha. Que bom que gostaram meninas ^-^

    @Hannalu, essa da cebola eu não sabia. Vou tentar quando fizer o meu.

    @Dani, own miga. Vai virar chef. rs

    @Paty, vou esperar ein.

    Beijo meninas, e bom domingão!

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!