Título Original: The Strange and Beautiful Sorrows of Ava Lavander
Autora: Leslye Walton
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Gerações da família Roux aprenderam essa lição da maneira mais difícil. Os amores tolos parecem, de fato, ser transmitidos por herança aos membros da família, o que determina um destino ameaçador para os descendentes mais jovens: os gêmeos Ava e Henry Lavender. Henry passou boa parte de sua mocidade sem falar, enquanto Ava que em todos os outros aspectos parece ser uma jovem normal nasceu com asas de pássaro. Tentando compreender sua constituição tão peculiar e, ao mesmo tempo, desejando ardentemente se adaptar aos seus pares, a jovem Ava, aos 16 anos, decide revolver o passado de sua família e se aventura em um mundo muito maior, despreparada para o que ela iria descobrir e ingênua diante dos motivos distorcidos das demais pessoas. Pessoas como Nathaniel Sorrows, que confunde Ava com um anjo e cuja obsessão por ela cresce mais e mais até a noite da celebração do solstício de verão. Nessa noite, os céus se abrem, a chuva e as penas enchem o ar, enquanto a jornada de Ava e a saga de sua família caminham para um desenlace sombrio e emocionante.


Como dá para notar pelo resumo do livro, a família Roux é bem estranha para os padrões ditos ‘normais’, o que torna o livro ainda mais surreal e atrativo. A mistura da fantasia inserida na realidade do cotidiano. Uma ficção que bem poderia ser real, porque na vida vemos tantas coisas estranhas...
O que o livro mostra é que o amor não é mesmo para a família Roux, que sofre de várias formas até chegar a Ava e sua curiosidade sobre o mundo fora de casa e a inconformidade com suas asas...

Bem a lição que tirei é: mesmo que sejamos diferentes, não devemos nos esconder de nada, nem de ninguém. Devemos viver cada experiência que a vida nos oferece, porque, caso contrário, seremos mesmo vistos como diferentes e nos tornaremos alvos fáceis para aqueles que são obsessivos.

É uma ficção bem escrita, envolvente, embora um tanto monótona ao início, por causa de toda história da família, árvore genealógica, etc... Aos poucos fui me envolvendo na estória de Emilienne e todo seu drama, com a desilusão amorosa de Viviane e por fim, com o assédio à Ava.

O livro é mais que interessante, é mais profundo do que aparenta e mostra as desilusões que a vida traz a cada curva no caminho e claro que tem amor, porém é um amor as avessas, se é que posso chamar assim.

Não é um livro engraçado, é um livro dramático que traz muito ensinamento. A única ressalva que faço é justamente o que já citei antes... Como é narrado por Ava, os sentimentos da primeira parte do livro me pareceram um tanto superficiais, afinal, não tinha vivido nada daquilo, no mais, o livro é mais que recomendado.

Originalmente postado no blog Alegria de Viver e Amar o Que é Bom

Nome: Rudynalva Soares
Twitter: @rudynalvasoares
Facebook | Blog


Saiba como participar AQUI


17 Comentários

  1. Ananda!
    Agradeço a divulgação da resenha.
    Espero que os amigos venham comentá-la.
    “Que o coelhinho traga muito mais que ovos de chocolate! Que ele lhe traga muita paz, amor, saúde, felicidade, compreensão e carinho. Feliz Páscoa!”.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler esse livro, curto muito um drama e parece ser super interessante, essa resenha me deixou ainda mais interessa em conferi essa história

    ResponderExcluir
  3. Me parece ser bom. Seus comentários na resenha me fizeram querer ler e saber mais sobre a personagem e sua história de vida. Parabéns Rudyn. Resenha divina. Fiquei encantada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ameeei a resenha!!! Não tinha lido o livro ainda, mas agora deu muitaaa vontade!!
    Parabéns Rudy e ao pessoa do Caderno de Anotações!!!
    bjãooo <3
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. querida Rudy, mais uma de suas resenhas sensacionais, estou boquiaberto! apaixonei-me pela capa, pela genealogia e mais ainda pelo realismo fantástico que permeia a obra. em momento algum vi você tecer comentários desabonadoras com relação ao aprofundamento dado às personagens, isso já é por si só um ponto mais que positivo, adoro personagens complexas. e quanta bagunça nesta família, ou seria o retrato da maioria das famílias como diria o bom e velho Nelson Rodrigues. quero ler este livro urgentemente, é a minha cara!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e achei muito interessante sua resenha. Espero poder ler e tirar minhas proprias conclusões.

    ResponderExcluir
  7. Depois dessa resenha, achei interessante o livro. Acho que lerei

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha e com certeza irei amar a obra. Sendo a obra uma melancólica, fofa e emocionante história é o que me pegou de jeito no interesse em ler o livro. Não tem jeito, agora eu preciso ler o/ Além disso, achei a capa maravilhosa e o título do livro perfeito. Eu quero muito descobrir as estranhas e belas mágoas de Ava Lavender. Sei que vou me surpreender :3 Parabéns, Rudy.

    Bjs,
    Rodolfo
    Atributos de Verão

    ResponderExcluir
  9. NOSSA QUERO LER SO DE VER ESTA RESENHA AMEI

    ResponderExcluir
  10. O título desse livro é tão lindo, e pela sua resenha parece ser uma bela história também. Espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  11. PERFEITA RESENHA,DOMÍNIO, FIRMEZA E AMOR PELA LEITURA...
    PARABÉNS! RUDYNALVA SOARES!
    É UM PRAZER FAZER ESSE COMENTÁRIO!
    UM GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha uma história muito interessante que me deichou bastante anciosa para ler o livro

    ResponderExcluir
  13. Oi Rudy!
    Que enredo diferente, mas apesar dos seus elogios, acredito que essa trama não funcionaria para mim, não sou muito chegada a ficções.
    Boa resenha!
    Bjo!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, Rudy. Foi a primeira resenha que li do livro e fiquei com muita vontade de ler. Quero descobrir todos os mistérios de Ava, suas fantasias e suas realidades. bjuss

    ResponderExcluir
  15. Eu realmente não tenho palavras para explicar como esta resenha me encantou. Mas deixo aqui a minha campanha: Se puder ler Ava Lavender, leia! Este é aquele tipo de romance que preciso partilhar com todas as pessoas do mundo, pois é diferente, refrescante e me impressionou de verdade. Não tenho mais o que falar. Apenas sentir.

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante a resenha, gostaria de conhecer o livro! Adoro histórias que fogem dos padrões!
    Abraços
    Silvia

    ResponderExcluir
  17. Eu sinceramente amo de paixão dramas, mas não gosto muito de livros narrados pela primeira pessoa; gosto quando ele é apresentado pela terceira pessoa, se torna mais dramático sei la. Mas a menina Ava me parece uma pessoa peculiar de certo modo. é um livro fantasioso e isto que nos apega a leitura, talvez por ser diferente de tudo que lemos ate hoje. E Ava nos leva á um mundo de sonhos de poesias; eu realmente estou curiosíssima e achei o livro ate o momento apaixonante e com certeza ficaria feliz em te-lo.
    bjs querida Rudynalva.

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!