Título original: The Rosie Project
Autor: Graeme Simsion
Ano: 2013 - Número de páginas: 320
Editora: Record - Gênero: Distopia - Skoob

O livro narrado em primeira pessoa, por Don, o personagem principal, conta a história dele como um professor de genética de quase 40 anos, solteiro, com poucos amigos, muito inteligente, bastante bonito mas que esconde atrás de suas roupas e que desenvolveu o Projeto Esposa, em busca de uma esposa perfeita por achar que já passou da idade de casar.

Esse projeto consiste em selecionar mulheres através de um questionário extenso, de 16 páginas, bem detalhado e muito seletivo, mesmo. Algumas das questões são: se ela se atrasa nos encontros, fuma, bebe, quais os doutorados ou pós doutorados já tem no currículo, se tem preferência por algum sorvete, se é vegetariana e por aí vai. Devido a essa grande quantidade de informações, Don acaba encontrando dificuldade em encontrar alguma mulher que se encaixe nesses requisitos, o que faz com que peça ajuda a dois dos seus pouquíssimos amigos, Gene e Cláudia, que são casados.
Eles são psicólogos e dão ótimos conselhos à Don. Bom, pelo menos a Cláudia.


O casamento deles é do tipo liberal. Mesmo com dois filhos, Gene é conhecido como o pegador, já que faz sexo com uma mulher de cada país, na verdade quase todas, a da Coréia do Norte ainda não.
"Gene tem o projeto de fazer sexo com o maior número possível de mulheres de nacionalidades diferentes. Como professor de psicologia, ele tem extremo interesse pela atração sexual humana, que ele acredita ser em grande parte geneticamente determinada." pág 8 
E Cláudia aceita um pouco a contragosto, mas deixa.

Com a ajuda de Gene, Don conhece Rosie, uma garçonete de um bar gay, com quase 30 anos, fumante, vegetariana, que sempre chega atrasada e totalmente fora dos padrões que Don deseja na esposa. Mas, como parte do conselho de Cláudia em treinar seu comportamento, relação e habilidade social que são horríveis, Don convida Rosie para jantar.

Por causa de toda sua forma de pensar eficiente e eficaz, além das suas vestimentas e hábitos, Don se envolve numa pequena confusão no restaurante que convidou Rosie. O traje era esporte fino e ele foi na sua bicicleta com sua jaqueta esporte super cara e fina, e logo foi barrado na entrada.
"- Minha jaqueta é superior ao seu paletó em todos os critérios racionais: impermeabilidade, visibilidade com pouca iluminação, capacidade de armazenamento. - Abri o zíper da jaqueta para mostrar os bolsos internos e prossegui: - Secagem rápida, resistência a manchas de comida, capuz..." pág 54
Após algumas discussões com o maître do restaurante chique, ele é ameaçado pelos seguranças brutamontes e se livra deles com facilidade, com todos seus anos de treinamento em aikido e caratê. Apesar de sua esquisitice, Don impressionou Rosie, mesmo sem querer. E assim como quase tudo que faz, Don nomeia alguns fatos que ocorrem com ele. Esse fato ficou conhecido como o Incidente do Esporte Fino.

Com esse incidente, Don e Rosie foram jantar na casa dele e se conheceram um pouquinho mais. Ele descobriu que a mãe dela, na festa de formatura da faculdade traiu o namorado Phil, que agora é pai/padastro de Rosie, e morreu sem falar quem era o pai biológico.

E por ser professor de genética, ter ferramentas em mão para testar DNA, e utilizar essa maneira para ajudar uma pessoa e melhorar sua habilidade social, Don resolve ajudar Rosie a encontrar seu pai no Projeto Pai. Começa aí uma busca atrás dos pouco mais de 30 alunos/amigos da mãe de Rosie que estavam na festa, para coletar seus DNAs, unindo assim, os dois de alguma forma.

Com uma sinopse e resumo grande como esse, já deu pra perceber que não é pouca história. Apesar de ser um pouco mais de 300 páginas nisso, a narrativa feita por um cara que mais parecia um robô bem nerd com sua forma de falar, um pouco cansativo pela escrita não tão simples como as juvenis, o livro consegue ser divertido e interessante.

Um cara de 39 anos que nunca namorou, todo certinho, prático, que sempre acha alguma instrução para a tarefa que vai precisar fazer, como por exemplo, dançar ou preparar drinques, que às vezes parecia que sofria bullying de si mesmo, com hábitos programados demais para uma pessoa normal, que em certos momentos parecia que não gostava tanto assim de mulher, conseguia fazer piada de um jeito sutil e com bom efeito no leitor.

Um livro que te faz pensar que não precisa ser a esposa (ou marido) perfeito para te completar, te fazer feliz e muito menos mudar por uma pessoa e sim por si mesmo, e aos poucos.

O Projeto Rosie vai virar filme, pra quando ainda não sei, mas estou bastante ansiosa para ver um ator lindão, forte, com um corpinho definido, tipo esses atores de hollywood, e todo nerd, certinho, um pouco fresco e enjoadinho feito o Sheldon Cooper (da série The Big Bang Theory). E uma atriz que consiga ser estilosa, inteligente, muito bonita, ruiva e bem desorganizada para fazer o papel da doidinha da Rosie.

Não posso deixar de citar que, em algumas partes o livro me lembrou o filme "O virgem de 40 anos". A diferença só é que Don quer casar com uma mulher perfeita e nunca namorou.

Um livro bem recomendado para quem gosta de romance, uma narrativa meio nerd, com humor inteligente e um homem como personagem principal.


Citação:
"Todos começaram a rir. Estou mais do que acostumado a que riam de mim, sou especialista nisso e, quando Bianca se afastou, olhei para o público para ver quem não estava rindo - um meio excelente de identificar amigos. Gene, Rosie e surpreendentemente, a Chefe do Departamento e sua parceira eram meus amigos esta noite." pág 160




2 Comentários

  1. Não é o estilo que eu curto ler, mas eu simplesmente amei, pelas citações!
    Beijos da Cássia :*
    Fique com Deus!
    www.nosolhosdequemviu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!