Autor: Maurício Gomyde
Ano: 2012 - Número de páginas: 176
Editora: Porto 71 Gênero: Romance - Skoob

Onde Comprar

O livro conta a história de Tomas Ventura, um compositor de trilha sonora para filmes de 32 anos, que vive num veleiro no píer em Brasília. Sua vida corre normalmente, curtindo a paz e tranquilidade no seu barco, sem aceitar mais nenhum trabalho após ter feito, o que dizer ser o filme que a melhor trilha sonora, a trilha completa de Fora de Ordem, um nacional badaladíssimo (que até a leitura do livro, eu nunca tinha ouvido falar). De vez em quando vai na loja de seu melhor amigo BJ, comprar uns cds vinis e curtir um bom e velho rock.

Numa dessas idas, ele conhece Aurora, a garota dos olhos cor de mel, uma garotinha espevitada de 25 anos. Não foi como num esbarrão qualquer. Eles lutaram por um vinil desconhecido e sem nome, até nenhum levar pra casa o cd, mas uma sensação diferente de destino.

Então, a partir daí começam a se encontrar e perceber que ficar juntos é uma ótima opção. Mesmo que Aurora seja uma fotógrafa requisitada e funcionária do National Geographic, que no momento esteja fotografando borboletas pro trabalho, mas em menos de um mês voltará para Washington, onde vive atualmente.
Não custa viver o amor e ver como ficará dali em diante. 

Um livro regado de poesias, romantismo e muita música, como tem que ser. A maioria, devo confessar, nunca ouvi, mas sei que tem a ver com o momento em que os personagens passam. Tal qual um trilha sonora para cada cena que o personagem protagoniza. 

É um livro curto, mas apesar de algumas partes correrem ou ficarem assim um pouco sem emoção, num todo deu pra sentir o sentimento que os personagens tinham um pelo outro. Deu pra sentir o amor pela música, entre eles, as brincadeiras, a tristeza, as amizades e os encontros e desencontros. 

Narrado em terceira pessoa, vemos a vida e conhecemos um pouco mais de cada personagem do livro.
Com uma linguagem simples e clara, Maurício nos proporciona a companhia de personagens carismáticos, divertidos e engraçados. Mas com um final que teve, fiquei nada menos que triste. O que nos faz pensar que precisamos viver mais a nossa vida, os presentes que Deus nos proporciona todos os dias sem percebermos, as auroras (claridade que precede o nascer do sol), as estrelas, as noites, os dias, os animais (como as borboletas) e todo o resto. 

Quanto a capa, ela tem tudo a ver com a história, mas esse excesso de informação a deixou meio bagunçada e carregada. Mas fora isso, ela tem a junção das cores muito linda. 


Citações:
"- Meu Deus do céu, vocês homens só pensam nisso? - Lysandra olhou para cima. - Vocês olham para uma mulher e enxergam pedaços de carne. Peitos, lombos, coxas. A vida não é um açougue, minha gente! E a beleza interior, onde fica? " pág 47

" [...] não desperdice um dia seques, contemple as auroras e os pores-do-sol, continue vendo a vida pelo ângulo dos detalhes. Acredite que, num momento como este que estou vivendo agora, todo mundo daria tudo por um tempo a mais, para fazer tantas coisas que acabamos deixando de lado. " pág 168


* Essa postagem faz parte do #MêsEspecialLivrosNacionais 
(saiba mais clicando na hashtag)


3 Comentários

  1. Ainda não li nenhum livro do autor Maurício Gomyde, mas sempre li opiniões muito boas sobre este livro, apesar dele não me chamar tanto a atenção, primeiro porque a história me parece um pouco fraca e segundo que pela sua resenha deu pra mim meio que imaginar um final da la tio Nicholas e eu não gosto desses finais u.u

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada do autor só algumas resenhas e tal.. '-'
    Até o 5º parágrafo eu fiquei fascinada pela história e ia ver qual orgão vender pra aumentar o $$ de gastos na Bienal, mas ai veio o 6º e esse final onde temos que ver o que perdemos e tal.. me deixou muito decepcionada. Ok, gosto de reflexões, só não estou no clima para tal livro e isso quer dizer que os personagens não ficam juntos? Ela ou Ele morre? :o
    Se for um fim desse(sim, aceito spoiler) não me agrada. =/
    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu até gosto de livros que tentam nos passar algum ensinamento, mas este inicialmente também não me chamou muita atenção. Vou esperar por mais opiniões.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!