Título: Antes que eu Vá
Título Original: Before I Fall
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Ano: 2011

Morte. Alguém já parou para realmente pensar sobre isso? Sobre o que isso significa e as coisas que esse fato - a morte - vai tirar de você?
Samantha Kingston, ou Sam, sai de casa numa sexta-feira, 12 de fevereiro, e não sabe que será seu último di
a.
"A questão é: você não tem como saber. Você não acorda com uma sensação estranha no estômago. Não vê sombras que não existem. Não se lembra de dizer a seus pais que os ama ou - no meu caso - nem mesmo se despede deles."
Samantha passa o dia como qualquer outro e, à noite, vai a uma festa na casa de Kent com suas amigas: Lindsay, Elody e Ally. Todas tem os seus defeitos e já fizeram coisas que não se pode admirar. Elas são populares e acham que isso dá a elas o direito de fazerem o que bem entendem, desde bebidas, cigarros, tirar sarro de todo mundo e saírem ilesas sempre. Às vezes eu achava as atitudes delas imbecis, mas percebi que no fundo elas faziam as coisas sem pensar, faziam para esconder os próprios medos e inseguranças. Não senti raiva delas.
Depois da festa há um acidente e Samantha morre. Mas ela tem a chance de consertar as coisas e fazer com que sua vida - ou pelo menos o último dia dela - seja diferente. Ela tem a chance de reviver seu último dia, 12 de fevereiro, 7 vezes.

     E é isso que Samantha faz: tenta consertar as coisas nesse último dia. Cada vez que ela acorda, ela tenta mudar alguma coisa pra melhor. Mas ela acerta umas coisas e piora outras, até porque a gente não sabe que atitudes podem realmente fazer a diferença na vida de alguém.

     A cada dia ela vai percebendo coisas que ela não tinha dado importância antes, atitudes dela que ela nem sabia o motivo de ter, pessoas que ela pensava que conhecia, mas na verdade não sabe nada a respeito. E eu torci por ela. Torci para que ela conseguisse consertar as coisas, que ela pudesse melhorar as vidas que ela ia deixar pra trás a qualquer momento, porque ela não sabia até quando ela poderia reviver aquele último dia e continuar tentando.

     E há pessoas como Kent que "estavam ali o tempo todo só você não viu" (desculpem!), que era amigo de Sam, mas nem se falavam mais. O que me fez pensar em quantas pessoas estão tão perto e a gente só percebe tarde demais.
O livro tem 7 capítulos, um para cada vez que ela revive seu último dia. Os capítulos são bem grandes e é incrível como você lê e não percebe. Nunca vi uma leitura fluir tão bem.

    
Pensar sobre a morte não é fácil (pelo menos pra mim), a gente não sabe como, quando ou onde vai acontecer. E esse livro me fez refletir sobre muitas coisas. Me emocionei até com o último agradecimento da autora.
A diagramação é simples. Encontrei alguns errinhos no livro, a revisão poderia ter sido mais bem feita, mas nada que tenha me atrapalhado a leitura.
Recomendadíssimo!


Nome: Lorrine Leite
Twitter: @llittledreamer

Saiba como participar AQUI

*essa postagem NÃO vale para o TCL de Julho


3 Comentários

  1. NOOOOOOOSSA, não conhecia este livro. Que proposta emocionante. Deve ser o tipo de livro que depois de ler, fica-se refletindo sobre como podemos viver de modo a não cometer os mesmos erros da protagonista. Que triste saber que apesar dela sempre mudar seu dia, no fim, sempre terá morrido. :O
    Mas, ao mesmo tempo, que lindo saber que apesar disso, mesmo tendo morrido, ela se esforça a cada vez que acorda para melhorar a própria vida.
    Adorei a resenha. Esse livro se tornou um dos meus desejados. :)

    ResponderExcluir
  2. Desejo taaaaanto esse livro, a resenha me deixou mais curiosa ainda, adorei.
    Com certeza está na minha lista de desejados.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma vontade enorme de ler esse livro justamente por abordar algo tão delicado como a reflexão sobre a morte e o que poderia ser feito se a gente pudesse mudar antes de partir, mesmo achando a ideia perturbadora. Dizem sempre que a autora soube abordar bem isso.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!