Autora: Marilyn Kaye
Ano: 2008 - Número de páginas: 240  
Editora: Galera Record - Gênero: Romance - Sinopse: Skoob


Eu fico naquela de pesquisar filmes antigos, diferentes, independentes e baixar pra assistir nesses dias tediosos de férias, então que reparo num filme chamado Penelope. Não teria pesquisado mais se não tivesse lido a sinopse.
É um conto de fada, mas não um conto iguais os que a gente conhece. É mais parecido com uma versão de Bela e a Fera.

Penelope Wilherné uma moça de 25 anos que mora com os pais, não tem amigos, não sai de casa e vive dentro dela. Ela até queria, mas não pode. Sua mãe forçou a pensar que aquele rosto que ela tinha não é dela, e que ela não pode andar por aí como uma garota normal. Tem roupas da moda, uma casa gigante, de família rica, mas precisa se manter escondida.

O problema dela, se assim pode ser chamado, é que Penelope tem um nariz de porco. É a menina-porca. No lugar do nariz tem um rechonchudo e macio focinho de porco. A vergonha que sua mãe tem é tanta (a família Wilhern é uma família aristocrata bem famosa) que Penelope não pode sair e, mesmo assim, precisa a todo custo casar com um aristocrata de sangue azul (isso é muito importante, só pode ser um sangue azul) que a ame do jeito que ela é, para acabar com essa terrível maldição de séculos de nariz de porco.
Para isso, sua mãe Jessica Wilhern e a consultora casamenteira Wanda programam uma espécie de entrevistas/conversas onde elas apresentam rapazes aristocratas a Penelope (ela fica atrás de um espelho falso, igual aos usados nas salas de acareação da delegacia) para essas conversas. Eles nunca a veem, pois toda vez que isso acontece, os rapazes fogem totalmente assustados.

Edward, um dos rapazes que conversam com Penelope, por pressão dos seus pais, se vê na necessidade de se casar e sair de casa. Ele e Penelope conversaram 3 vezes e ela era sempre simpática e preocupada com ele (pra não dizer o contrário, já que o achava chato, tedioso, mimado e frouxo). Ele confessa que quer casar e diz que se apaixonou por ela. Se sentindo pressionada, Penelope sai de trás do espelho e após fazer isso só consegue ver a expressão que todos os rapazes fazem quando a vê em Edward. O rapaz foge porta à fora gritando feito louco, chega na delegacia onde está o repórter Lemon que tenta descobrir algo sobre a menina-porca e esse encontro é uma bandeja cheia de doces onde Lemon quer se deliciar. 
Edward conta tudo a ele, pois só ele acredita no jovem. Resolvem "contratar" Max, um jovem aristocrata falido para conversar com Penelope e tirar uma foto dela para colocar nos jornais. Assim Lemon ganha fama e Edward não se passa por mentiroso. O problema é que Max... (Spoiler)

É uma leitura bem divertida, bem humorada e bem fofa. A personagem Penelope é bem engraçada, um pouco sarcástica e espirituosa. Mesmo com a maldição sobre ela, ela ainda consegue ver a beleza da vida e ver que tudo pode dar certo se ela se aceitar do jeito que é, e se amar.
Os capítulos se intercalam entre ela narrando (em 1ª pessoa) e narração em 3ª pessoa. Nunca tinha lido um livro assim com duas narrativas e até que achei bem legal. 
Só estranhei um pouco que, mesmo eu sabendo que Penelope tinha 25 anos, às vezes, da forma como ela falava (de um jeito meio garotinha) ela aparentava ser uma adolescente ou jovem adulta na faixa dos 18 anos. 

Recomendo a leitura para uma tarde que não tiver o que fazer. É uma leitura bem rápida e bem leve. 
Tem o filme, como disse no começo da resenha, e ele já tá a ponto de bala, com mouse já encima do Play. Assistirei e virei falar dele também! 

Citações:
" Seria de se pensar que eu já estaria acostumada com isso a esta altura. Não tinha me acostumado, e duvido que algum dia me acostumaria. Sempre era doloroso e desmoralizante. "

" Minhas primeiras lembranças eram de minha mãe dizendo:
— Não se preocupe, querida, não é você. Você não é o seu nariz. Este não é o seu rosto verdadeiro, é o rosto do seu tataravô. Você é outra pessoa por dentro. E, um dia, verá a Penelope de verdade.
"

" — Você vai voltar? Quer dizer, você quer voltar?
Ele olhou diretamente para o espelho e, mais uma vez, parecia que estava olhando bem nos meus olhos.
— Quero. Quero sim.
"


5 Comentários

  1. parece uma leitura bem divertida mesmo, só a situaçao ja é um tanto que inusitada xp

    ResponderExcluir
  2. Oi Anandita!
    Eu adoro esse livro! <3
    É super fofo, leve, um conto de fadas de verdade!
    Adorei sua resenha.
    Bjocas =*

    ResponderExcluir
  3. Vi um pedaço do filme, numa propaganda de outro que estava assistindo. Legal que tenha o livro, assim dá pra ler a história no seu formato mais original. Boa a sua resenha!

    ResponderExcluir
  4. Interessante a história, sera que ela passa medo as pessoas.

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser rapidinho de ler, e deve ser super fofo.

    ResponderExcluir

Oi! Que bom que olhou e veio comentar.
Não esqueça de deixar sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações.
Seja bem-vindo!